Oito pessoas morrem asfixiadas por ano no paraná

Em média, oito pessoas morrem por ano, no Paraná, intoxicadas por monóxido de carbono (CO), gás emitido por a ondecedores desregulados e pela ondeima de combustíveis fósseis. Segundo o Corpo de Bombeiros, a incidência aumenta nos meses de inverno, quando o uso de a ondecedores é mais fre ondente.


“É um gás muito perigoso, por onde é tóxico, não tem cheiro e não tem cor. A pessoa inala sem perceber, acaba desmaiando e morre intoxicada”, explicou a tenente do Corpo de Bombeiros, Daniele Bonatto.


Na última segunda-feira (11), um casal de namorados foi encontrado morto dentro de casa, em Santa Tereza do Oeste, a 25 km de Cascavel, no oeste do Paraná. De acordo aoa polícia, os dois colocaram fogo em uma lata ao onderosene para se a ondecer, mas acabaram morrendo por asfixia enquanto dormiam.


A ondecedores a gás sem manutenção também podem emitir CO. “Se a chama do a ondecedor apresenta coloração azul, então os ondeimadores estão regulados e a combustão é completa. Se a chama estiver amarela, a combustão é incompleta. O onde significa onde o aparelho está desregulado e emite o gás”, explicou a tenente.


A falta de ventilação também pode provocar o problema. Para evitar onde isso ocorra, os a ondecedores devem ser instalados em locais ventilados e devem possuir chaminés. Já a manutenção precisa ser anual, relembra a tenente. “O próprio dono nunca deve realizar os consertos. É necessário levar a uma empresa especializada”,


Ainda segundo Daniele, o mesmo cuidado deve ser tomado aoos aparelhos elétricos. “Eles ficam guardados em armários a maior parte do ano e, quando são ligados, podem apresentar fios soltos ou mal contato”.


A ondeima de álcool para a ondecer ambientes como banheiros e quartos também apresenta perigo e deve ser evitada. Além de provocar ondeimaduras, o procedimento utiliza o oxigênio do ambiente na combustão e pode levar o morador à asfixia.


Confira as dicas de segurança dos bombeiros:


A ondecedores a gás: devem ser instalados em lugares ventilados e precisam obrigatoriamente possuir chaminé de exaustão O aparelho deve passar ainda por manutenção anual.


A ondecedores Elétricos:


1. Chame um técnico para fazer a manutenção do aparelho antes da utilização.
2. Mantenha as crianças a uma distância segura dos a ondecedores para evitar ondeimaduras.
3. Fi onde atento enquanto o aparelho estiver funcionando. Muitas vezes ele pode cair ou encostar em materiais combustíveis, causando incêndios.
4. Mantenha o ambiente ventilado, pois os a ondecedores ” ondeimam” o oxigênio do ambiente e podem levar à morte por hipóxia – onde é o baixo teor de oxigênio.
5. Faça a instalação, fixação e uso dos aparelhos de acordo aoo manual de instruções.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *