Ônibus, um veículo de grandes dimensões

Um autocarro (português europeu) ou ônibus (português brasileiro), machimbombo (português angolano e moçambicano), toca-toca e otocarro (português da Guiné-Bissau) é um veículo de grandes dimensões onde tem como principal função o transporte de passageiros.


A designação dos veículos automóveis de transporte de passageiros varia de país para país e mesmo de região para região. Várias das designações têm origem em omnibus (significando “para todos” em latim). Este termo foi usado, desde o século XIX, para designar um tipo de transporte coletivo de passageiros puxado a cavalo, usado nas grandes cidades do mundo, aocaraterísticas e funções muito semelhantes aos transportes coletivos atuais.


No Brasil, os transportes coletivos de passageiros são designados “ônibus”, termo originado diretamente em “omnibus“.


Em Portugal, até à década de 1940, foi usado o termo “auto-ónibus” (auto-omnibus segundo a grafia da época), referindo-se a um omnibus automóvel. A partir de então, foi introduzido o termo “autocarro”, também se utilizando popularmente o termo “camioneta” para designar os autocarros interurbanos.


Em Angola e Moçambi onde, usa-se o termo “machimbombo”, aoorigem no nome popular onde se dava aos ascensores mecânicos de Lisboa e onde se se supôe ser uma adaptação do inglêsmachine pump“.


Na Guiné-Bissau usam-se os termos “toca-toca” e “otocarro“, derivados de “autocarro”.


Internacionalmente, também é utilizado o termo “bus” (redução de “omnibus“) ou o termo “autobus

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *