Os 4 melhores sites para testar a velocidade da sua Internet

Bem sabemos que a qualidade da internet no Brasil não é lá essas coisas, e para piorar, muitas operadoras entregam um serviço bem abaixo do contratado e esperado pelos usuários.

Na maioria das vezes isso fica bastante notório, mas em outras ocasiões faz-se necessário o uso de ferramentas para “comprovar” a precariedade dos serviços.

Existem algumas ferramentas online (e offline) que ajudam avaliar a qualidade da sua internet, popularmente conhecidas como teste de velocidade.

Ficou curioso? Veja nesta lista os 4 melhores sites para você testar sua internet!

Antes de entrarmos na lista em si, iremos explicar de maneira breve e bem superficial alguns termos que vocês irão ver nos sites a seguir.

Taxa de download: A taxa de download é representada em MB (MegaBytes) e representa a velocidade na qual irá ocorrer a transferência de algum arquivo presente em algum servidor até à sua máquina.

Taxa de Upload: A taxa de upload também é representada em MB e é o oposto do download. Ela geralmente é inferior a velocidade de download.

Ping: Também conhecido como latência, o PING é um comando utilizado para testar os níveis de conectividade entre os equipamentos de uma rede que utilizam o protocolo ICMP.

Sua sigla provém de Packet Internet Network Grouper e possui um sentido aproximado de “agrupamento de pacotes da Internet.”

Todos os sites a seguir possuem métodos semelhantes para serem acessados e utilizados, necessitando apenas de alguns cliques intuitivos e ponto final.

Com essas recomendações e com a explicação dos conceitos acima, segue nossa tão aclamada lista de medidores de Internet.

Brasil Banda Larga

O medidor de internet do Brasil Banda Larga é um dos mais simples aqui da lista e é ofertado pela EAQ (Entidade Aferidora da Qualidade). Apesar de suas limitações, ele cumpre muito bem sua função.

Existem pessoas que são fiés para com as ferramentas que usam, e caso esse seja o seu caso, o Brasil Banda Larga possui um sistema único de histórico de testes.

Tal possibilidade é ideal para gerar documentos que comprovem fraudes na entrega dos serviços de internet, possibilitando assim a criação de dados precisos e reais.

SpeedTest

Por mais leigo que você seja nessa área, eu aposto que você já se deparou com este teste de velocidade. Sendo um dos mais populares entre os usuários, ele ocupa posição de destaque no rankeamento do Google.

Com uma interface mais bem trabalhada, ele possui uma ampla rede de servidores possibilitando testes de alta precisão.

Seus dados são medidos com as unidades padrões e é um dos mais utilizados por experts na área. Sem sombra de dúvidas, é um medidor de velocidade completo!

Nperf

Bastante intuitivo, o Nperf é um excelente medidor de velocidade para leigos, visando sua ampla tela e sem muitas distrações.

Com algumas opções adicionais dos demais, com o Nperf é possível selecionar o sistema de medição das taxas de download e upload.

Sua ampla opção de servidores espalhados ao redor do globo, promovem testes precisos e com resultados REAIS sobre as taxas de medição.

Além disso, possui algumas “estatísticas” para nerds (entendedores, entenderão…) com dados de IPv4 e IPv6.

Fast

O Fast.com é um medidor de internet tão simples quanto o Brasil Banda Larga, mas bastante eficaz como ele também. Muitos não sabem, mas este medidor foi criado pela Netflix.

Um pouco limitado, o Fast mede apenas a velocidade de download, utilizando apenas os servidores da própria empresa, o mesmo não possui resultados tão “reais”.

Mas de maneira bem superficial, é o mais recomendado para aqueles que não entendem muito do assunto e querem somente saber a “velocidade” da internet.

O que achou da lista? É válido ressaltar que os dados obtidos acima podem estar sujeitos a alterações e equívocos de acordo com diversos aspectos físicos e lógicos, como por exemplo, lentidão interna.

Todos os testes acima podem não estarem de acordo com o real, e não irão estar, devido à distância dos servidores locais com os externos.

Mas para que eles saiam os mais próximos possíveis é importante seguir algumas recomendações ao realizar os testes.

  • Desconectar todos os demais aparelhos conectado à rede;
  • Testar sua conexão via cabo sempre que possível;
  • Fechar todos os programas que utilizam a rede;
  • Realizar o teste duas ou três vezes;

Seguindo todos os passos a seguir e com as recomendações dadas, o seu teste de velocidade irá sair perfeito e o mais real possível. Agora é só aproveitar e ficar no pé da sua operadora.

 

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *