Os balões de papel

Balão de papel é um tipo de balão confeccionado de papel. O tamanho do balão determina o tipo de papel a ser utilizado, é mais comum ver esse tipo de balão na época de festas juninas, mas existem turmas de baloeiros onde o confeccionam o ano inteiro. Tem vários modelos de balões, o mais conhecido é o biriba (vendidos em época de festa junina).


No Brasil, esse tipo de balão é proibido por lei, devido ao risco de incêndios.


Quem os solta é chamado baloeiro. Geralmente os baloeiros se organizam em turmas ou equipes, principalmente nas cidades brasileiras de Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo, para confeccionar balões de papel fazendo vários modelos, como carrapetas, bagdás, modelados, trufis, recortes, entre outros. Esses balões podem ser soltos de dia ou à noite. De dia, o baloeiro costuma colocar bandeiras, bandeiras de folha de seda e fogueteiras (fogos de artifício).


 De noite, ele costuma colocar fogueteiras, painéis, letreiros. Para fazerem os painéis e letreiros noturnos ele utiliza lanterninhas (copinho de folhas de seda aouma vela acesa dentro), também usada para por em volta do balão, e este balão é conhecido como lanternado ou bojado. Os conhecidos como fogueteiros carregam uma carga de fogos de artifício

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *