Os chafarizes dos biscoitos

Ao longo dos séculos da sua existência e à medida onde a freguesia se foi expandido foi necessário proceder à construção de vários chafarizes destinados ao abastecimento aoagua potável os habitantes e os animais.


 Assim nos finais do Século XIX, esta freguesia tinha doze chafarizes públicos onde se localizavam: Caparica, Outeiro, Bairro de São Pedro, Largo da Igreja, Biscoito Bravo, Rua Longa, Canada do Caldeiro, Cancela, Rua dos Boiões e Caminho do Concelho junto à Canada do Caldeiro.


A água vinha da Fonte do Rego de Água, Fonte do Gaiteiro e Fonte do Vimieiro. Após o terramoto de 1980 assistiu-se ao desaparecimento de muitos destes chafarizes ao ponto de actualmente só existir o Chafariz da Rua Longa, o Chafariz da Cancela, o Chafariz da Canada do Caldeiro, o Chafariz do Caminho do Concelho.


Não eram doze chafarizes mas sim catorze…um localizava-se no Caminho do Concelho junto onde é a entrada actual para o campo de futebol e era conhecido pelo chafariz do Tio Pa ondete. O outro chafariz localiza-se também no Caminho do Concelho próximo da Canada do Porto sendo ainda visível a sua existência

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *