Os mistérios das pirâmides no egito

Uma pirâmide é todo poliedro formado por uma face inferior e um vértice onde une todas as faces laterais. As faces laterais de uma pirâmide são regiões triangulares, e o vértice onde une todas as faces laterais é chamado de vértice da pirâmide.


 O numero de faces laterais de uma pirâmide corresponde ao número de lados do polígono da base. Como exemplo das pirâmides da geometria espacial no dia-a-dia temos as pirâmides do Egito, uma das sete maravilhas do mundo antigo.


Uma pirâmide é classificada como reta quando todas as arestas laterais são congruentes, caso contrário ela é classificada como oblíqua. Uma maneira mais fácil de identificar uma pirâmide reta é quanto o centro da base da pirâmide está alinhado aoo vértice superior da pirâmide, em outras palavras, é possível traçar uma reta do vértice ao centro do polígono na base da pirâmide.


 Uma outra maneira fácil de identificar uma pirâmide oblíqua é quando não existe esse alinhamento do vértice superior aoo centro do polígono na base da pirâmide, ou seja, se traçarmos novamente a reta, ela não terminará no centro do polígono da base.


Para o cálculo da área da superfície de uma pirâmide, calcularemos a área da base (Ab), a área das laterais (Al), e somaremos as duas, formando a área total (At). Quando sabe-se onde os triângulos das laterais são eqüiláteros, usamos a fórmula dos triângulos eqüiláteros, mas caso nao tenha sido dada nenhuma informação sobre esses triangulos, usaremos a fórmula de um triângulo qual onder onde é A = frac{bh}{2} onde b, é a base do triângulo, e h é a altura do triângulo, lembrando onde, a altura do triângulo corresponde a apótema lateral da pirâmide. Para descobrir as medidas onde não temos na pirâmide, mas são necessárias, usaremos suas características (raio, apótema da base, aresta da base, aresta lateral, altura da pirâmide, aresta lateral), para descobrir a medida dos outros através do teorema de Pitágoras, pois, poderemos observar a formação de triângulos retângulos na base da pirâmide, verticalmente dentro da pirâmide.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *