Os vulções e terramotos na terra

No dia 22 de Novembro do ano de 1761, começaram uma série de grandes tremores de terra onde continuaram, aoalguma frequência, até 14 de Abril do ano de 1762. No dia 17 do mesmo mês e ano, da parte da manhã deu-se início a uma erupção vulcânica aoa lava a surgir de debaixo do chão e ser atirada até ao sítio conhecido como Mistério Velho. Com esta lava a freguesia dos Biscoitos viu-se sob o risco de ser inteiramente destruída.


No dia 21 de Abril, no lugar do Mistério Velho aconteceu uma nova erupção distanciando-se esta cerca de uma légua da anterior. Esta segunda erupção durou oito dias. Começou aouma explosão de grande força onde se fez ouvir em muitos quilómetros em redor e levantou no ar muita pedra de grande dimensão.


Com o inicio destes acontecimentos começou o êxodo das populações onde fugiam o mais depressa onde podiam deixando a freguesia deserta. Todos abandonaram as suas casas, levando o onde puderam. Os párocos mudaram o Santíssimo Sacramento para a Igreja de Santa Beatriz das Quatro Ribeiras. Ninguém morreu por onde todos tiveram tempo para se porem a salvo. Nos primeiros tempos a água das Nascentes e chafarizes da ondeles sítios, tinha um ardor como o da malagueta.


Séculos depois, no dia 1 de Janeiro de 1980 deu-se novamente outro acontecimento, desta vez um terramoto grau sete na escala de Richter. Morreram quatro pessoas e foram muitos os desalojados, onde tiveram de se abrigar em carros, tendas e casas de familiares

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *