Parque aquático maria lenk.

Esportes
Parque Aquático Maria Lenk.
Parque Aquático Maria Lenk.

Nos esportes o destaque é para o Complexo Esportivo Cidade dos Esportes, que conta com o Autódromo Internacional Nelson Piquet, o Parque Aquático Maria Lenk, a Arena Olímpica e o Velódromo da Barra. Apesar da Cidade dos Esportes não estar localizada entre as lagoas e o oceano, está dentro das circunscrições da região e do bairro da Barra da Tijuca.

Até a década passada, as competições de Fórmula 1 eram realizadas no autódromo, porém, foram transferidas para São Paulo. Hoje o autódromo abriga outras competições automobilísticas, e teve suas dimensões reduzidas à época da construção da Cidade dos Esportes.

O Parque Aquático foi arrendado pelo Comitê Olímpico Brasileiro, assim como o Velódromo da Barra. É na Barra da Tijuca que está localizada a sede do Comitê Olímpico Brasileiro.

As praias são usadas para a prática de surf e inúmeros esportes aquáticos, inclusive com competições.

Nos meses de maio de cada ano acontece a Meia Maratona da Barra da Tijuca, pelas avenidas da Barra e do Recreio. Desde 2007 acontece no mês de julho a “Track & Field Run Series”, com um percurso de 10 km, no entorno do Barrashopping.

A Barra conta ainda com uma pista de patinação no gelo, localizada no shopping Barra Garden.

[editar] Teatros e salas de concerto

A região conta com inúmeros teatros de médio porte, sendo o mais importante o Teatro dos Grandes Atores, no Shopping Barra Square.

Está em construção na Barra a Cidade da Música, um complexo que abrigará a maior sala de concertos da América Latina.[15] Será a futura sede da Orquestra Sinfônica Brasileira, e contará com salas de música de câmara, além de um palco adaptável para apresentações de ópera.

[editar] Parques

A região conta com 3 parques de destaque: o Parque Bosque da Barra, o Parque Chico Mendes, e o Parque de Marapendi.

* Bosque da Barra: ocupa uma área de 560 mil metros quadrados, na interseção entre as avenidas das Américas e Ayrton Senna, de frente a Cidade da Música. Possui pequenos lagos, trilhas de terra, muita árvores nativas, além de um teatro de arena e praça de esportes.

* Parque Chico Mendes: criado em 1989 com o nome de Chico Mendes, líder ambiental, o parque se dedica na educação ambiental. Sua área é de 400 mil metros quadrados, no entorno da lagoinha das Taxas, no centro do Recreio.

* Parque de Marapendi: É o maior dos 3, possuindo uma área de 704.280 mil metros quadrados, dos quais 330 mil metros correspondem à lagoa de Marapendi. Sua entrada é na Avenida Balthazar da Silveira, 635, no Recreio, apesar de a maior parte de sua área estar dentro do bairro da Barra da Tijuca. No parque encontram-se espécies raras e ameaçadas de extinção, como a largatixa-de-praia (Liolaemus lutzae), o lagarto-de-cauda-verde (Cnemidophorus ocellifer), de coloração mimética à vegetação; o jacaré-do-papo-amarelo (Caimam latirostris) e a borboleta-da-praia (Parides ascanius).

Além desses parques menores destinados ao lazer, à educação ambiental e à preservação da fauna e flora, há o Parque Estadual da Pedra Branca, que possui grande parte da sua área na região da Barra, especificamente nos bairros de Vargem Pequena, Vargem Grande, Camorim e Recreio.

[editar] Imprensa

A Barra conta com inúmeros jornais e revistas de circulação regional, representados na Associação de Imprensa da Barra[16]. Os principais periódicos da região são:

* Cidade da Barra;
* Recreio da Barra;
* JB BARRA (diariamente junto com o Jornal do Brasil);
* Jornal Folha Barra;
* Barra Notícias;
* Jornal da Barra;
* Condomínios em Foco;
* Caminho das Vargens;
* Jornal da Barra e Jacarepaguá.

[editar] Transportes

[editar] Aeroportos

A Barra conta com um aeroporto comercial:

* Aeroporto de Jacarepaguá, instalado entre a avenida Ayrton Senna e a lagoa de Jacarepaguá, destina-se sobretudo a vôos particulares e regionais com aeronaves de pequeno porte. A atividade comercial mais intensa no aeroporto é a de taxi-aéreo.

Também existe na Barra um aeroporto reservado à operação de ultraleves, o Clube Ceu (Clube Esportivo de Ultraleves)[17], situado ao sul do Autódromo Internacional Nelson Piquet, também de frente para a lagoa de Jacarepaguá. Trata-se de um dos mais bem aparelhados clubes dentre as agremiações esportivas do mundo todo, considerado pelas autoridades aeronáuticas brasileiras um padrão na aviação esportiva.[18]

[editar] Ponte aérea Barra-São Paulo

Há um projeto para se estabelecer no Aeroporto de Jacarepaguá uma ponte aérea com a cidade de São Paulo[19][20]. No entanto, devido a protestos de moradores de áreas próximas, principalmente do Park Palace, o projeto ainda não foi implantado e não se sabe se um dia será.

[editar] Heliportos

Existem vários heliportos e helipontos. Além da possibilidade de pousar no aeroporto de Jacarepaguá, a região conta com o Heliporto do Recreio dos Bandeirantes e o do Barrashopping.

[editar] Principais bairros planejados e condomínios
Riviera del Fiori, Barra.
Riviera del Fiori, Barra.

* Alfa Barra
* Américas Park
* Barra Bali
* Barra Sul
* Blue
* Bosque Marapendi
* Cidade Jardim
* Golden Green
* Interlagos de Itaúna
* Mandala
* Mansões
* Mundo Novo
* Nova Ipanema
* Novo Leblon
* Parque das Rosas
* Pedra de Itaúna
* Península
* Quintas do Rio
* Rio 2
* Rio-Mar
* Riviera del Fiori
* Santa Mônica Jardins
* Alphaville Barra da Tijuca (em implantação)

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *