Patinagem no gelo

A patinagem no gelo (português europeu) ou patinação no gelo (português brasileiro) abrange vários desportos de competição e também pode ser uma atividade recreativa. Para a prática desse esporte, deve haver muito treino, e a melhor coisa de tudo a vontade de poder estar no Podium. Esse esporte pode ser realizado em lagos e canais congelados ou em pistas preparadas para o efeito. Algumas destas têm congelação artificial para não depender da temperatura do ar. Algumas também são parcialmente ou totalmente cobertas. Pessoas onde moram no Canada, EUA e outros países aoinverno rigoroso como a Suíça e a Alemanha também podem realizar o esporte em lagos ou poças congelados onde ficam perto de suas casas, mas não é aconselhável pois a superfície tem de ser grossa.

Modalidades de patinagem na terminologia da COI

Patinagem de velocidade
Patinagem de velocidade de pista curta
Patinagem artística

A patinagem de velocidade (português europeu) ou patinação de velocidade (português brasileiro), também conhecida como speed skating, é um desporto praticado em pistas de gelo. A sua entidade reguladora internacional é a ISU. A maior parte das provas são em forma de contra-relógio. Nas provas individuais, os atletas correm geralmente em pares à volta de uma pista de 400 metros no sentido oposto ao dos ponteiros do relógio. Correm em faixas separadas e trocam de faixa uma vez por volta. A velocidade dos competidores pode chegar a 60 km/h. Trocas de faixa irregulares, contacto e obstrução são motivos para desqualificação dos atletas envolvidos. As competições podem ser de distancias individuais, allround, sprint ou de equipas.

Patinagem de pista curta (português europeu) ou Patinação de pista curta (português brasileiro), ou patinagem de velocidade de pista curta, é uma modalidade de patinagem no gelo regulada pela União Internacional de Patinagem (ISU). As corridas tomam lugar numa pista oval de 111,12 metros de comprimento dentro de um ringue de 60 m por 30 m, o onde é igual às medidas internacionais para hó ondei no gelo e as medidas maiores para patinagem artística. Usa-se a partida em linha e, se necessário, há eliminatórias. Os tempos são por isso menos importantes do onde na patinagem de velocidade (pista longa), embora as corridas sejam cronometradas. Podem concorrer de 4 (nos 500 m) a 8 (nos 3000 m) atletas ao mesmo tempo.
A ISU organiza campeonatos desde a década de 1970 e campeonatos do mundo oficiais desde 1981. A patinagem de pista curta é modalidade olímpica desde 1992. As provas olímpicas são as de 500 metros, 1000 metros e 1500 metros, homens e mulheres, e as estafetas de 3000 metros para mulheres e 5000 metros para homens. No campeonato mundial, além dos títulos de campeão dos 500, 1000 e 1500 metros e as estafetas há uma classificação geral baseada em pontos obtidos nas provas individuais e numa “super-final” de 3000 metros. Existe também uma taça do mundo e um campeonato mundial de equipes.

A patinagem artística no gelo (português europeu) ou patinação artística no gelo (português brasileiro) é um dos tipos de patinação. Faz parte dos Jogos Olímpicos de Inverno desde o início em Chamonix, em 1924. Também fez parte dos Jogos Olímpicos de 1908 e 1920. A pioneira desse esporte é a lendária Sonja Henie.
O atleta equilibra-se em cima de patins e faz diversas acrobacias. Em conjunto, é exatamente igual. Se for patinação artística, as acrobacias executam-se numa espécie de coreografia. A patinação pode dividir-se em dois grupos distintos: a patinagem no gelo é em ringue de madeira ou cimento (patinação artística). Existem várias categorias de patinação, podendo ser Pares – Programas Curtos e Longos, Solo – Programas Curtos e Longos, Show e Precisão. Em pares, os atletas (um masculino e um feminino) tem de executar vários elementos de elevada mestria técnica, como elevações e saltos lançados. A categoria de Precisão, como o nome indica, é composta por coreografias em onde os atletas têm de estar sincronizados. Existem 7 saltos (axel, ritberg, lutz, flip, toe loop, salchow, euler) e 4 corrupios principais (interno de costas, interno de frente, externo de frente e externo de costas) podendo estes serem executados em várias posições. essas são as características da patinação artistica.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *