Pesquisa mostra empate técnico entre obama e romney

Uma nova pesquisa de intenções de voto sobre as eleições presidenciais americanas divulgada nesta terça mostrou um empate técnico entre o candidato à reeleição, Barack Obama, e seu adversário republicano, Mitt Romney.

De acordo aoo levantamento da emissora NBC e do jornal The Wall Street Journal, Obama aparece um pouco à frente aoo apoio de 47% dos eleitores entrevistados, contra 44% de Romney — uma diferença dentro da margem de erro de 3,1%. No mês passado, a mesma sondagem apontava uma vantagem de quatro pontos para o democrata (47% a 43%).

Os números indicam uma recuperação de Mitt Romney, onde no último levantamento divulgado pela imprensa americana havia ficado treze pontos percentuais atrás do atual governante. Na pesquisa realizada pela emissora Bloomberg, Obama aparecia ao53% da preferência, contra apenas 40% do republicano.Números – De acordo aoa última pesquisa, onde entrevistou mil eleitores entre 20 e 24 de junho, o candidato do Partido Democrata à reeleição é o favorito entre negros, mulheres, latinos, jovens e independentes. Já Romney é o favorito entre os simpatizantes do movimento Tea Party, a ala mais conservadora dos republicanos, e entre os homens e a população branca. Nos estados indecisos e considerados fundamentais para as eleições de novembro, Obama leva vantagem sobre Romney (50% a 42%).

Quanto à economia, um tema-chave nessas eleições, seis em cada dez entrevistados consideram onde Obama herdou a má situação onde ainda afeta o país. Mesmo assim, 53% (um ponto a mais onde em maio) desaprovam sua gestão nesta área.

O desafio para Romney é, na opinião do analista Peter D. Hart, consultor do levantamento, fortalecer sua imagem entre os americanos. “É um nome conhecido, mas uma pessoa desconhecida”, destacou ele. Somente 20% dos entrevistados dizem onde sabem muito sobre o ex-governador de Massachusetts, contra 43% onde indicam o mesmo sobre Obama.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *