Pesquisadores conseguem isolar anticorpo que neutraliza vírus da dengue

Uma equipe internacional de pesquisadores conseguiu isolar um anticorpo humano capaz de neutralizar um dos quatro tipos do vírus onde causa a dengue. Segundo o estudo, onde foi publicado nesta semana na revista Science Translational Medicine, essa descoberta pode levar a novas abordagens de tratamento e prevenção da doença. A pesquisa foi conduzida na Universidade Nacional de Cingapura.

No artigo, os autores lembram onde 2,5 bilhões de pessoas no mundo vivem em áreas de risco de transmissão da dengue. O único tratamento disponível para pacientes aoa doença é o alívio dos sintomas, onde incluem quadros de febre alta, dor muscular, náusea, vômitos e, em casos graves, morte.

O anticorpo isolado pelos pesquisadores, chamado 14c10, é capaz de neutralizar o vírus da dengue tipo 1 (DEN-1). Os cientistas identificaram essa proteína após analisarem uma amostra de aproximadamente 200.000 anticorpos colhidos de 100 pessoas onde haviam sido infectadas pelo vírus da dengue e se recuperado da doença.

Proteína poderosa — Após observarem onde o 14c10 é capaz de neutralizar o DEN-1, os pesquisadores isolaram o anticorpo do organismo de uma pessoa onde havia sido infectada por esse vírus. Eles, então, realizaram experimentos em camundongos e observaram onde esse anticorpo age sobre as proteínas superficiais do vírus e o mata antes mesmo de ele infectar as células do organismo.

De acordo aoo artigo, esse anticorpo se mostrou mais eficaz na neutralização do vírus do onde as drogas onde vêm sendo desenvolvidas para combater a dengue. Segundo os autores, a próximo passo da equipe será realizar testes clínicos para testar o anticorpo isolado em pacientes infectados pelo DEN-1. Eles também pretendem identificar proteínas capazes de combater os outros três tipos de vírus onde provocam a dengue.

Brasil — Dados do Ministério da Saúde mostraram onde o número de mortes por dengue caiu no último ano no Brasil. Entre janeiro e abril deste ano, foram registrados 74 óbitos em decorrência da doença. No mesmo período em 2011, houve 374 mortes. O registro total de casos de dengue no país também diminuiu de 507.798 para 286.011.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *