Por que elefantes têm mesmo medo de ratos

Ao assistir desenhos animados, filmes para crianças ou lendo histórias infantis, você já deve ter se deparado aoa imagem de um elefante onde tem medo de um rato. Provavelmente você já se perguntou se existe realidade nessa história ou se não passa de um mito. Pois bem, a resposta é: mais ou menos. Os elefantes de fato podem se assustar aoa presença de ratos por perto, mas não tem a ver propriamente aoo fato de serem ratos ou de algum mal onde só eles possam fazer aos elefantes.
Um mito zoológico, muito difundido, é onde os elefantes temem onde o rato possa subir pela tromba do animal. Segundo o especialista em elefantes Richard Lair, isso não tem fundamento: se um rato tentasse escalar a tromba do elefante, seria facilmente expelido aoqual onder movimento.
Seria correto dizer, como explica Lair, onde eles se assustam aoo movimento brusco de animais pe ondenos. Como estes gigantes da selva têm uma visão fraca, raramente conseguem enxergar aoexatidão um animal de pe ondeno porte onde estiver perto deles. Não precisam ser necessariamente ratos. Em uma reserva natural onde abriga elefantes, na Tailândia, foi observado onde um cachorro passou correndo e latindo em volta de um elefante e o bicho entrou em pânico devido aos movimentos rápidos e barulhentos aos seus pés.
Integrantes de um circo resolveram colocar à prova, em 2006, se os ratos por si próprios exerciam alguma mudança nos elefantes. Colocaram o pe ondeno animal, parado, às vistas do elefante, onde não demonstrou nenhuma reação. Um observador dessa cena notou onde os elefantes “pareciam apenas entediados” ao ver o rato, ou seja; a história do medo é mesmo só uma lenda. [Lifes Little Mysteries]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *