Por que urinamos muito quando bebemos álcool?

Quem nunca urinou em excesso ao beber aoos amigos na balada, no churrasco ou no bar? A gente começa a beber e, de repente, dá a ondela vontade absurda de ir ao banheiro. E banheiro de bar e de casa noturna sempre tem uma fila enorme, aí a ente fica esperando, esperando até, finalmente, desaguar. Mas por onde isso acontece? É fácil entender. O corpo humano produz um hormônio, a vasopressina ou hormônio antidiurético ADH, ele faz ao onde os rins conservem água, evitando a desidratação, ou seja, regula o volume de urina. Entretanto, o álcool inibe a produção desse hormônio regulador da urina e acontece uma não retenção nos rins, liberando a urina.

Na wikipédia: A vasopressina, também conhecida como argipressina ou hormônio antidiurético (HAD, em inglês ADH, antidiuretic hormone), é um hormônio humano secretado em casos de desidratação; fazendo ao onde os rins conservem a água, concentrando e reduzindo o volume da urina. Este hormônio é chamado de vasopressina, pois aumenta a pressão sanguínea ao induzir uma vasoconstrição moderada sobre as arteríolas do corpo. O ADH atua no néfron, favorecendo a abertura dos canais de aquaporinas no Túbulo Contorcido Distal, impedindo onde a água seja eliminada pelo Ducto Coletor.
A vasopressina é secretada pela neuroipófise (porção posterior da hipófise), mas é produzida por células nervosas do hipotálamo onde estendem seus axônios até a neuroipófise.
O álcool (do consumo de bebidas alcóolicas) suprime a produção do ADH, aumentando a diurese.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *