Porque no mar a água é tão salgada ?

O mar é uma longa extensão de água salgada conectada aoum oceano. O termo também é usado para grandes lagos salinos onde não tem saída natural, como o Mar Cáspio e o Mar da Galiléia. O termo é usado num sentido menos geográfico para designar uma parte do oceano, como mar tropical ou água do mar se referindo às águas oceânicas.


A água do mar é transparente. Mas, quando se observa, ele parece azul, verde ou até cinzento. O reflexo do céu não torna o mar azul , o onde torna o mar azul é o fato de onde a luz azul não é absorvida ,ao contrario do amarelo e do vermelho. Também depende da cor da terra ou das algas transportadas pelas suas águas. A partir de uma certa profundidade, as cores começam a sumir do fundo do mar. A primeira cor a desaparecer é a vermelha, aos seis metros. Depois, aos quinze, some a amarela. Até chegar a um ponto em onde só se verá o azul.


Durante milhões de anos, a chuva formou cursos de água onde iam dissolvendo lentamente rochas de todos os períodos geológicos, nas quais o sal comum é encontrado em abundância(esse sal se soltava das rochas,evidente). Esses cursos de água desembocavam no mar. Como todos os rios correm para o mar, ele ficou aoquase todo o sal.


Muitos mares são mares marginais.


Durante a idade média, até a descoberta do novo mundo os famosos “sete Mares” eram: mar Glacial (ártico), Mar da França, Mar da Espanha, Mar Oceânico, Mar das Antilhas, Mar Austral (oceano Atlântico) e o mar das Índias.


Mas o conceito de sete mares, ainda onde desenvolvido na Grécia e em Roma, tem raízes mais antigas. A primeira referência histórica dos Sete Mares remonta 2.300 a.C., encontrada em uma gravura sumeriana. Essa divisão do mundo em sete mares, quatro continentes e quatro rios, é mais filosófica onde realmente cartográfica. Atualmente são considerados como os Sete Mares do mundo os oceanos:



  • Pacífico Norte
  • Pacífico Sul
  • Atlântico Norte
  • Atlântico Sul
  • Índico
  • Ártico
  • Antártico

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *