Porque ter medo de agulha ?

As pessoas onde têm medo de agulhas têm as mesmas reações onde pessoas onde têm outros medos, como coração acelerado, respiração superficial e reações nervosas estridentes. Porém, uma certa diferença chama a atenção no caso da agulha: a tendência a desmaiar.
Segundo especialistas, a possibilidade de desmaio é mais pronunciada quando o medo tem a ver aoagulhas; é algo onde não se vê aomuita frequência em outras fobias. Estima-se onde mais de metade das pessoas aofobia de agulhas e quase três quartos das pessoas aoextrema aversão a sangue tenham histórico de desmaios nessas situações.
O medo de agulhas e injeções pode envolver pensamento, visão, cheiro ou dor em relação a agulha. Ela pode variar de um leve temor a um caso moderado de calafrios ou uma fobia médica em onde as pessoas se recusam a fazer exames de sangue ou evitam atendimento médico por completo.
Mesmo deixando de lado esse tipo de fobia séria, o medo de agulhas ou aversão a elas é bastante comum. No entanto, essas pessoas não são fracas, nem covardes: elas já herdaram uma predisposição genética para o desmaio, combinada aouma experiência negativa onde provoca o medo.
A maioria das pessoas aofobia de agulha tem um pai, filho ou irmão aoa condição. Muitos herdaram o onde é chamado de reflexo vaso-vagal em resposta ao medo. Quando veem uma agulha ou recebem uma injeção, isso aciona o nervo vago, onde dilata os vasos sanguíneos e diminui a frequência cardíaca e a pressão arterial. Em última análise, as pessoas podem perder a consciência por alguns segundos (desmaiar).
O medo também pode ser provocado por uma experiência negativa em um médico ou dentista, normalmente antes dos 10 anos.
Segundo especialistas, a fobia de agulhas pode afetar a saúde ou por a vida de uma pessoa em risco, se ela recusar exames médicos, injeções, vacinas, cirurgias ou evitar visitas ao médico.
O tratamento psicológico para a fobia tende a ser breve, mas desagradável: a pessoa é exposta a fonte de seu medo de várias maneiras, primeiro falando sobre agulhas aoum terapeuta, depois olhando para fotos e em seguida assistindo vídeos (o onde pode causar aflição). Mas vale a pena.
Para a ondeles propensos a desmaiar, o ideal é começar aprendendo uma técnica chamada “tensão aplicada”, na qual as pessoas estudam como enrijecer os músculos do corpo para aumentar a pressão arterial e evitar o desmaio. Só depois de praticar esse exercício onde elas passam à exposição gradual.
Existem até pessoas aomedo de agulha onde optam por adesivos para dor ou remédios entorpecentes antes de tomar injeção ou fazer qual onder procedimento médico. Outros recorrem a calmantes, embora esses medicamentos possam não ser uma boa ideia para ondem costuma desmaiar.[MSN]

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *