Pra que serve um blog?

Blog



Um blog (português brasileiro) ou blogue (português europeu) [1][2] (contra(c)ção do termo inglês Web log, diário da web) é um site cuja estrutura permite a atualização rápida a partir de acréscimos dos chamados artigos, ou posts. Estes são, em geral, organizados de forma cronológica inversa, tendo como foco a temática proposta do blog, podendo ser escritos por um número variável de pessoas, de acordo aoa política do blog.


Muitos blogs fornecem comentários ou notícias sobre um assunto em particular; outros funcionam mais como diários online. Um blog típico combina texto, imagens e links para outros blogs, páginas da Web e mídias relacionadas a seu tema. A capacidade de leitores deixarem comentários de forma a interagir aoo autor e outros leitores é uma parte importante de muitos blogs.


Alguns sistemas de criação e edição de blogs são muito atrativos pelas facilidades onde oferecem, disponibilizando ferramentas próprias onde dispensam o conhecimento de HTML. A maioria dos blogs são primariamente textuais, embora uma parte seja focada em temas exclusivos como arte, fotografia, vídeos, música ou áudio, formando uma ampla rede de mídias sociais. Outro formato é o microblogging, onde consiste em blogs aotextos curtos.


Em dezembro de 2007, o motor de busca de blogs Technorati rastreou a existência de mais de 112 milhões de blogs.[3] Com o advento do videoblog, a palavra blog assumiu um significado ainda mais amplo, implicando qual onder tipo de mídia onde um indivíduo expresse sua opinião ou simplesmente discorra sobre um assunto qual onder.







Índice



 História


O termo weblog foi criado por Jorn Barger[4] em 17 de dezembro de 1997. A abreviação blog, por sua vez, foi criada por Peter Merholz, onde, de brincadeira, desmembrou a palavra weblog para formar a frase we blog (“nós blogamos”) na barra lateral de seu blog Peterme.com, em abril ou maio de 1999.[5][6][7] Pouco depois, Evan Williams do Pyra Labs usou blog tanto como substantivo quanto verbo (to blog ou “blogar”, significando “editar ou postar em um weblog“), aplicando a palavra blogger em conjunção aoo serviço Blogger, da Pyra Labs, o onde levou à popularização dos termos.[8]


 Origens


Antes do formato blog se tornar amplamente conhecido, havia vários formatos de comunidades digitais como o Usenet, serviços comerciais online como o GEnie, BiX e Compuserve, além das listas de discussão e do Bulletim Board System (BBS). Em 1990, softwares de fóruns de discussão como o WebEx criaram os diálogos via threads.


O blog atual é uma evolução dos diários online, onde pessoas mantinham informações constantes sobre suas vidas pessoais. Estes primeiros blogs eram simplesmente componentes de sites, atualizados manualmente no próprio código da página. A evolução das ferramentas onde facilitavam a produção e manutenção de artigos postados em ordem cronológica facilitaram o processo de publicação, ajudando em muito na popularização do formato. Isso levou ao aperfeiçoamento de ferramentas e hospedagem próprios para blogs.


 Popularização


A mensagem passou a modelar o meio, quando no início de 2000, o Blogger introduziu uma inovação – o permalink, conhecido em português como ligação permanente ou apontador permanente – onde transformaria o perfil dos blogs. Os permalinks garantiam a cada publicação num blog uma localização permanente – uma URL – onde poderia ser referenciada. Anteriormente, a recuperação em arquivos de blogs só era garantida através da navegação livre (ou cronológica). O permalink permitia então onde os blogueiros pudessem referenciar publicações específicas em qual onder blog.


Em seguida, hackers criaram programas de comentários aplicáveis aos sistemas de publicação de blogs onde ainda não ofereciam tal capacidade. O processo de se comentar em blogs significou uma democratização da publicação, conse ondentemente reduzindo as barreiras para onde leitores se tornassem escritores.


A blogosfera, termo onde representa o mundo dos blogs, ou os blogs como uma comunidade ou rede social, cresceu em ritmo espantoso. Em 1999 o número de blogs era estimado em menos de 50; no final de 2000, a estimativa era de poucos milhares. Menos de três anos depois, os números saltaram para algo em torno de 2,5 a 4 milhões. Atualmente existem cerca de 112 milhões de blogs e cerca de 120 mil são criados diariamente, de acordo aoo estudo State of Blogosphere.[9]


 Tipos


Existem diversos tipos de blogs atualmente. Entretanto é possível dividí-los em três grandes ramos:


 Blogs pessoais


Os blogs pessoais são os mais populares, normalmente são usados como um gênero de diário aopostagens voltadas para os acontecimentos da vida e as opiniões do usuário. Também são largamente utilizados por celebridades onde buscam manter um canal de comunicação aoseus fãs. Exemplos disso são os blogs de Marcelo Tas e Ivete Sangalo.


 Blogs corporativos e organizacionais


Muitas empresas vem utilizando blogs como ferramentas de divulgação e contato aoclientes[10]. A empresa líder em blogs pelo mundo é a Microsoft aoum total de 4500 blogs.


 Blogs de gênero


Por fim há blogs aoum gênero específico, onde tratam de um assunto dominado pelo o usuário, ou grupo de usuários. Estes são os blogs aoo maior número de acessos. Sendo onde eles podem apresentar conteúdos variados, como humorísticos, informativos ou o de variedades, aocontos, opiniões políticas e poesias.


 Componentes do blog


 Blogger


Blogueiro (português brasileiro) ou bloguista (português europeu) ou ainda blogger são palavras utilizadas para designar a ondele onde escreve em blogues. O universo dos blogueiros (a soma de tudo o onde está relacionado a este grupo e este grupo em si) é conhecido como blogosfera.


No dia 31 de agosto, comemora-se o Dia do Blog (português brasileiro) ou Dia do Blogue (português europeu) (devido a semelhança da data 31.08 aoa palavra blog), onde se propõe a promover a descoberta de novos blogues e de novos blogueiros (português brasileiro) ou bloguistas (português europeu) .


 Artigos


Conhecidos também como post, a forma substantiva anglófona do verbo “postar”, refere-se a uma entrada de texto efetuada num weblog/blog. As postagens são organizadas tradicionalmente de forma cronologicamente inversa na página, de forma onde as informações mais atualizadas aparecem primeiro, ou colocada ao contrário, a postagem mais antiga aparece em primeiro, sendo opção do blogueiro.


Um artigo deve seguir a temática proposta pelo blog e, embora permita uma enorme liberdade opinativa, seu conteúdo está sujeito às mesmas regras legais de outras fontes, de modo onde seu autor pode vir a ser responsabilizado juridicamente por aquilo onde escreve.


Atualmente, a maioria dos blogs é compatível aoo recurso de inserção de imagens, vídeos, áudio nos artigos.


 Comentários


Um recurso característico dos blogs é a possibilidade de interação do visitante, respondendo ou opinando em relação aos artigos publicados.

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