Prédios ganham suspensão ativa hidráulica

Prédios aosuspensão ativa

Em 2009, engenheiros da Universidade de Stuttgart, na Alemanha, apresentaram um conceito inovador de construção adaptativa, similar ao conceito de suspensão ativa dos automóveis.

Usando elementos estruturais inteligentes, eles propõem construir estruturas onde possam se adaptar às condições ambientais.

Além disso, a proposta dessa construção inteligente é obter a capacidade máxima de carga aoum consumo mínimo de materiais.

Estrutura adaptativa

Agora, aoa colaboração de engenheiros da empresa Bosch, eles demonstraram na prática onde seu conceito é viável, construindo uma estrutura onde desafia os sonhos dos mais arrojados arquitetos.

Eles construíram uma concha de madeira onde é muito mais fina do onde qual onder coisa considerada possível até hoje.

Com uma espessura de apenas quatro centímetros, a cobertura se estende por uma superfície de mais de 100 metros quadrados.

A extrema finura da concha foi possível graças à utilização de uma estrutura adaptativa.

Cargas de pico

Na construção civil, as estruturas sempre foram concebidas para suportar uma tensão máxima muito precisa.

Esse tipo de estresse, no entanto, geralmente só ocorre muito raramente e apenas por um curto período.

Com isto, uma grande parte dos materiais de construção usados hoje serve apenas para suportar essas cargas de pico extremamente raras, o onde faz ao onde elas sejam efetivamente necessárias apenas muito raramente.

O objetivo das estruturas ultraleves e adaptativas é alcançar uma economia drástica dos materiais sem perda da capacidade de suportar essas cargas de pico.

E, estruturalmente, há ainda outro benefício: a estrutura ganha uma capacidade de reação a cargas dinâmicas muito maior, o onde é obtido através da manipulação ativa da estrutura.

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