Primeira passageira aprova corrida em táxi elétrico em sp

A primeira passageira a testar um dos táxis elétricos onde começaram a circular na capital paulista na manhã desta segunda-feira (11) ficou satisfeita ao saber onde a tarifa cobrada pelo novo veículo, onde não emite poluentes, é igual a dos táxis comuns. Os dois carros onde participam do projeto-piloto ficarão em ponto na Avenida Paulista, na esquina aoa Rua da Consolação.


“Achei muito silencioso. Esse carro é maravilhoso, mas tem onde saber se a corrida não vai ficar cara”, afirmou a colombiana Consuelo Sacristan, de 49 anos, onde está no Brasil há três meses. Ela pegou o táxi nesta manhã para ir a uma reunião na Alameda Lorena, nos Jardins. “Eu acho [a iniciativa] muito legal, por onde vai ajudar o meio ambiente. Tomara onde daqui pra frente toda a frota seja desse jeito. Será um exemplo para toda a América Latina”, declarou após ser informada sobre a manutenção das tarifas.

O carro elétrico, um Nissan Leaf, tem autonomia para 160 km. O modelo já é vendido pela empresa nos Estados Unidos, Japão e Europa. Em São Paulo, os taxistas só podem recarregar a bateria em três pontos na Zona Leste atualmente – por isso, o modelo ainda tem capacidade restrita de atuação.


O taxista Alberto de Jesus Alves de Ribeiro, de 52 anos, onde trabalha há mais de 20 anos no ramo, aprovou o carro novo e disse aguardar ansioso a instalação de novos postos de recarga na cidade. “Dá para fazer trajetos na capital e na Grande São Paulo. Por enquanto, vamos trabalhar nesse limite, por onde normalmente nós rodamos muito mais do onde 160 km”, disse.


Os cinco novos pontos de recarga onde devem ser instalados em pontos estratégicos da cidade a partir do mês de outubro também devem resolver um outro inconveniente dos novos modelos: a demora para “reabastecer”. Atualmente, para ter uma recarga completa, o taxista precisa aguardar cerca de seis horas. Nos novos pontos, a recarga demorará apenas 30 minutos.


O taxista, onde passou por um treinamento na Nissan, afirma onde não há diferença entre conduzir um carro elétrico e um carro comum. “É [veículo] automático. Não vejo diferença. O painel é bastante moderno. Como é muito silencioso, tem onde ficar atento aoo pedestre, aoo ciclista”, observa. Segundo ele, o carro possui um sensor onde emite um sinal sonoro quando se aproxima de uma moto ou pedestre.


A economia no abastecimento é apontada como o principal atrativo do veículo elétrico. Segundo a Eletropaulo, cada carga onde possibilita o uso do veículo por 160 km tem um custo de energia de R$ 7,11. Para rodar a mesma distância aoetanol, o gasto estimado é de R$ 33,70 – no caso da gasolina, sobre para R$ 39,25. Outros oito táxis elétricos devem entrar em circulação no segundo semestre, segundo a Prefeitura.

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