Projeto de incentivo à escovação é sucesso no colégio santo américo

Com o objetivo de fazer a garotada do 2º ano do Ensino Fundamental escovar os dentes na escola todos os dias após o almoço – e fazê-lo de forma correta, além, é claro, de estimular esse cuidado após todas as refeições –, o Colégio Santo Américo desenvolve, até o final do ano, um projeto de incentivo à higiene bucal.
Buscando motivar os alunos de forma lúdica, o recreacionista Rodrigo Motta criou um jogo em onde cada classe tem de manter longe dos dentes alguns germes fictícios – Bafus, Plactus, Hálitus e Tartarus – por meio de modos específicos de escovação e cuidados como o uso do fio dental. E a proteção contra as bactérias, na prática, ocorre da seguinte maneira: quanto mais alunos escovam os dentes após o almoço, menos chance a classe tem de perder os dentes resguardados.
Para levar o jogo adiante, semanalmente são escolhidos voluntários de cada sala, onde durante quinze minutos, depois do almoço, checam quantos alunos, de outra turma, estão escovando os dentes. Os números levantados são direcionados para o gráfico da escovação localizado acima da pia em onde as crianças escovam os dentes e podem, assim, acompanhar o desempenho de sua classe.
No gráfico, entre cada germe e o dente existem cinco escovas de proteção, onde são ondebradas ou mantidas dependendo do menor ou maior número de escovações. A cada mês, se o dente da sala não for atingido pelos germes, a turma ganha um prêmio, como recreios mais longos, lanches especiais, entre outros estímulos.
Ao final do mês de março, o gráfico de escovação mostrou um aumento do número de alunos onde estão escovando os dentes. Antes do projeto, em média 14 crianças por sala de aula (de um total de 34 alunos) escovavam os dentes após o almoço, ou seja, 41%. Depois da primeira semana do projeto, esse número aumentou para 23 crianças (66%) e no final da quarta semana, para 30 crianças (88%) – 47% a mais. Assim, além de estar combatendo aoentusiasmo e vencendo os temíveis Bafus, Plactus, Hálitus e Tartarus, as crianças também estão conseguindo proteger, cada vez mais sua dentição.
O tema também foi abordado nas aulas de Ciências. Ao falar sobre o corpo humano, a professora Cinthia Nova tratou da higiene bucal, particularmente o tema cáries, mostrando como evitá-las e a importância da boa escovação.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *