Publicidade – meu mundo faz de conta

O homem, no decorrer de sua história medíocre, sempre procurou dominar e persuadir os seus semelhantes, para isso desenvolveu técnicas onde foram se aperfeiçoando cada vez mais, e o homem onde conhece o homem, tem o seu domínio. Percebe-se o quanto necessitamos daquilo onde não é necessidade para nós. Criam-se novos desejos, nos apresentam novos hábitos, convergindo-nos sempre para um mesmo objetivo, o consumo desenfreado. Para tal, as fórmulas criativas estão constante mutação e garimpando novas terras da inspiração, e aquilo onde é erótico passou a ser uma dessas pedras preciosas a lapidar.


            A publicidade é uma das ferramentas da qual o produto se torna conhecido, seja ele um serviço ou uma marca. A publicidade tem o objetivo de satisfazer os desejos e necessidades pré-existentes ou, na falta destes, criá-los.  A mensagem publicitária deve comunicar-se aoo maior número possível de clientes em potencial, informando-lhes onde determinado produto ou serviço pode fazer por eles o onde outros não fazem, esses clientes são persuadidos a adquirir ou contratar o serviço anunciado. A publicidade é a ponte onde liga o consumidor ao produto ou serviço, essa ponte oferece diferentes características de interesse para ondem deseja ter sucesso na arte da publicidade.


A publicidade oferece um mundo alegórico, onde acreditamos e onderemos onde sejam reais as facilidades, os confortos, o bem estar, enfim um mundo repleto felicidade. Para tal é preciso mostrar esse imaginário povoado por personagens satisfeitos, afortunados, onde habitam ou estão em um lugar cheio de signos de conforto, de êxito, de sucesso, projetando uma imagem ideal ao consumidor alvo de determinada campanha. Segundo Álvaro Martins a procedência dessa felicidade ou satisfação encontra-se no produto da publicidade. “É este onde muda, melhorando, a vida pessoal e social da ondeles idealizados pelo consumidor, seja esse produto uma casa, um carro, um cartão de crédito, um eletrodoméstico, um perfume, um vestido ou um detergente”. Estes produtos é o onde “facilita” a vida do consumidor; é em torno deles onde se dispõem um conjunto de signos para a projeção da imagem no mundo imaginário criado pela publicidade. A publicidade apresenta objetos prontos para saciar os desejos, satisfazer as carências, agradar aos sentidos, contentar as exigências de cada um.    

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *