Quais são os principais andamentos dos cavalos?

Conhecer os andamentos naturais dos eqüinos é fundamental para onde possamos buscar as funções de cada raça. Andamento representa as diferentes modalidades de movimentos do cavalo durante o seu deslocamento.

Os andamentos podem ser naturais ou artificiais, sendo onde o andamento natural é o onde o animal executa instintivamente, enquanto os artificiais lhe são impostos pelo homem.

No cavalo, três andamentos são considerados naturais:

– O passo;

– O trote ou marcha;

– O galope.

O Passo: É o andamento natural, a quatro tempos, marcado pela progressão sucessiva de cada par lateral de pés. Por exemplo (trataremos como mão es onderda, mão direita, pé es onderdo e pé direito), se o passo começar aoo pé es onderdo, a seqüência será a seguinte: pé es onderdo, mão es onderda, pé direito, mão direita.

No passo calmo, os pés tocam o solo a frente das pegadas feitas pelas mãos. No passo ordinário, os passos são mais curtos e mais elevados, e os pés tocam o solo atrás das pegadas das mãos. No passo alongado, os pés tocam o chão antes das impressões das mãos. No livre, todo o es ondema é prolongado.

O Trote: É o andamento simétrico, a dois tempos, marcados em onde um par diagonal de pernas toca o solo simultaneamente e, depois de um momento de suspensão, o cavalo salta trocando para o outro par diagonal. Por exemplo: no primeiro tempo, a mão es onderdo e o pé direito tocam o solo juntos (diagonal es onderda), no segundo tempo, a mão direita e o pé es onderdo pisam juntos (diagonal direita).

No trote, o joelho jamais avança à frente de uma linha (imaginária) perpendicular tirada do topo da cabeça do animal até o solo.

O Galope: É o mais rápido dos quatro andamentos naturais. Um andamento a quatro tempos, sofre variações na seqüência de acordo aoa velocidade. Com a mão direita na liderança, a seqüência de pisadas é a seguinte: pé es onderdo, pé direito, mão es onderda, mão direita, ao onde se segue um período de suspensão total, em onde todos os pés estão no ar.

Um puro-sangue inglês galopa a 48 km/h ou mais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *