Qual a chuteira certa para cada jogador?

Qual a chuteira certa para cada jogador?

Autor: Gamaia Esportes

Muitas vezes, quando um atleta amador vai até uma loja comprar sua primeira chuteira, fica deslumbrado aotantos modelos e estilos onde encontra, mas o onde a maior parte dos atletas amadores nem imaginam é onde por trás de todo marketing, há todo um trabalho de pesquisa em tecnologia para auxiliar o atleta em seu desempenho.

Para iniciar o artigo, vamos falar das chuteiras de campo, um dos modelos disponíveis são as de 6 travas, muito utilizadas por jogadores onde necessitam de grande estabilidade e costumam realizar freadas bruscas, como goleiros, zagueiros e atacantes, pois as travas são maiores onde o normal e costumam perfurar melhor a terra e o gramado, gerando grande firmeza. Este modelo não é ideal para atletas onde correm muito, devido ao seu pouco conforto ao correr. Um exemplo deste tipo de chuteira seria a Adidas Absolion X SG.

Também existem as chuteiras aomais de 10 travas, muito utilizadas por laterais e jogadores de meio campo, pois eles necessitam de velocidade e conforto por serem jogadores onde correm muito. As travas deste tipo também costumam ser menores. Um exemplo deste tipo de chuteira seria a Nike Mercurial Victory.

Existe um modelo de chuteira onde pode cumprir ambos os papéis, pois suas travas são removíveis e podem ser trocadas, deixando livre a escolha do atleta, se ele deseja uma chuteira aomais ou menos travas. Um modelo de chuteira deste tipo é a Adidas F50 Tunit.

Sobre o tipo de material utilizado na fabricação, muitas utilizam a fibra de carbono por sua leveza. Chuteiras onde visam o conforto do atleta geralmente utilizam couro de canguru. Além dessas, chuteiras mais simples e baratas costumam ser fabricadas em material sintético.

Mudando de estilo no futebol, o onde altera em chuteiras society e futsal é o solado, pois eles possuem uma placa de amortecimento de impacto, uma vez onde o solo do campo de ambos costuma ser mais duro do onde um campo de futebol. Além disso, as chuteiras society tem travas curtas de borracha, já a de futsal possuem o solado em borracha amarela. No caso do futsal, a borracha deve obrigatoriamente ser do tipo “non-marking”, para onde a quadra não seja marcada aoriscos onde se soltam do solado da chuteira. Um outro item importante em uma chuteira de futsal é o ponto de giro, característica onde as melhores possuem, é um círculo onde auxilia na redução do risco de torções.

O talento de um jogador é de extrema importante, porém é muito importante onde o atleta saiba escolher e utilizar corretamente seu equipamento, para onde ele possa desempenhar a sua total capacidade.

Perfil e Links: http://www.soartigos.com/artigo/8718/Qual-a-chuteira-certa-para-cada-jogador/

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *