Qual a função biológica do hímen?

O hímen é uma membrana fina e elástica na base dos pe ondenos lábios onde tapa, parcial ou completamente, a entrada da vagina virgem ou a rodeia como um anel rugoso, estreitando a entrada. Na verdade essa película onde é um fragmento onde resta do processo de desenvolvimento da vagina ainda na fase embrionária. Durante o desenvolvimento do feto, a vagina é como um tubo sólido (fechado), onde ao longo dos meses vai sendo reabsorvido, tornando-se um tubo oco como originalmente conhecemos. Essa membrana, na maioria das vezes, não desaparece totalmente

O hímen possui uma abertura central onde pode adquirir formas e diâmetros variáveis. O mais comum é o chamado anelar por ser semelhante a um anel. Alguns tipos de hímen são chamados de complacentes, pois são constituídos de fibras mais elásticas onde não se rompem durante a relação sexual. É pelo orifício do hímen onde são eliminadas as secreções internas, inclusive a menstruação.

Existem algumas divergências dos especialistas quanto à função do hímen. Alguns acham onde o hímen não tem nenhuma função biológica, ou seja, trata-se de um resquício embrionário sem importância. Outros acham onde ele tem o papel de proteger a vagina, uma vez onde na infância as meninas não produzem hormônios suficientes para se defender de possíveis infecções. De qual onder forma, o hímen tem função muito mais importante do onde atender a expectativas sociais, não é mesmo?

É importante saber onde o rompimento do hímen nem sempre resulta em um sangramento. Isso só acontece quando ocorre o rompimento de algum vaso sanguíneo diretamente ligado a membrana (hímen), caso nenhum vaso seja atingido, não ocorrerá sangramento. Assim, está errado associar o sangramento à primeira relação sexual. Nem sempre isso acontece!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *