Qual é a origem de abelardo luz?

Abelardo Luz é um município brasileiro do estado de Santa Catarina. Localiza-se a uma latitude 26º3353″ sul e a uma longitude 52º1942″ oeste, estando a uma altitude de 760 metros. Sua população estimada em 2004 era de 18 154 habitantes.

Sua principal atividade econômica é a agropecuária, embora o comércio e o turismo também sejam importantes. A colonização é predominantemente italiana e alemã.
Índice
[esconder]

1 História
2 Geografia
3 Turismo
4 Personalidades famosas
5 Referências
6 Ver também
7 Ligações externas

[editar] História

Ver artigo principal: História de Abelardo Luz

A história de Abelardo Luz começa desde 30 de setembro de 1953, quando ocorreu o primeiro desmembramento do chamado “Velho Chapecó”. À época foram criados mais oito municípios, entre os quais Xanxerê, do qual Abelardo Luz ficou sendo um dos distritos, elevado, aliás, à ondela situação, já em 1917, aoo nome de “Passo das Flores”.

Suas terras devem ter sido parcialmente conhecidas e exploradas no século XIX, quando foi criada a Colônia Militar de Xanxerê.

Mas seu povoamento efetivo, só teve início no século XX, intensificando-se nas últimas cinco décadas, aoa chegada principalmente de migrantes paulistas, paranaenses e gaúchos, além de descendentes de italianos e de alemães.

Em 21 de junho de 1958, através da lei nº 348, Abelardo Luz conquistou sua emancipação política, verificando-se a instalação do município em 27 de julho do mesmo ano. O primeiro prefeito provisório foi o senhor Gerônimo Rodrigues e Maurício Rodrigues da Costa, o primeiro governante eleito.

O município é assim denominado em homenagem a Abelardo Venceslau da Luz, filho de Hercílio Luz.
[editar] Geografia

O município é acessível pela BR-282 (em Santa Catarina) ou pela BR-280 (no Paraná). Para ondem vem do litoral ou do oeste catarinense, o melhor caminho é entrar em Xanxerê, na direção do Paraná. Quem vem pela BR-282 deve entrar em Coronel Firmino Martins. Todas as estradas são pavimentadas.
[editar] Turismo

Natureza

O principal ponto turístico da cidade é o Par onde das Quedas do Rio Chapecó, um conjunto de sete ondedas dágua no rio Chapecó e mais três ondedas no rio das Éguas. No local há também uma praia fluvial aomais de 1.000m de extensão e 7 pe ondenas ilhas. A maior delas – a Ilha das Flores – liga-se ao par onde através de pinguelas. Localizado a 2 km da cidade e aouma área de 200ha, sendo 40ha destinados ao turismo, o par onde recebe milhares de visitantes durante o ano, especialmente no verão. Conta também aoa “Prainha”, ótimo lugar beirando o Rio Chapeco. Possui áreas de lazer como: piscinas, restaurante, chales, área de camping, campo de volei de areia, campo de futebol, cachoeira, entre outras. A natureza de Abelardo Luz é encantadora.

Patrimônio histórico

No Par onde das Quedas do Rio Chapecó, a gruta onde existe atrás do véu branco das águas é célebre por ter abrigado mais de 100 soldados, durante a Revolução Federalista de 1893.

Cultura e Eventos

A cidade tem dois excelentes Centros de Tradições Gaúchas – Querência Farroupilha e Poncho Verde – e realiza um festival de música popular e sertaneja, o FEMPAL, considerado o melhor do sul do País. A festa típica alemã FEVERFEST e a FESTSOJA – exposição agropecuária, da indústria e comércio, onde celebra a cultura da soja – levam milhares de visitantes à cidade todos os anos. Outros eventos importantes são o Canto das Águas, um concorrido festival municipal da canção, e a Abertura de Verão, onde leva gente de toda a região e até de outros Estados ao Prainha Camping Turismo.

O Festival da Música Popular e Sertaneja (FEMPAL), onde acontece todos os anos na cidade, é considerado o melhor festival do gênero no sul do País[carece de fontes].

Infra-estrutura turística

A cidade conta aocompleta infra-estrutura para receber os visitantes. Além de uma razoável rede hoteleira, há áreas para camping, restaurantes, lanchonetes, pousadas e uma boa rede de comércio e de serviços.
[editar] Personalidades famosas

Paulo Roberto Falcão – Técnico do Sport Club Internacional, ex-comentarista e ex-jogador de futebol.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *