Qual é a origem de acaraú?

Acaraú é um município brasileiro do estado do Ceará.

Localiza-se próximo à foz do rio de mesmo nome. É o maior produtor de lagosta do Brasil. A cidade sobrevive da pesca, agricultura e da pecuária. Acaraú fica a 255 km de Fortaleza, aoacesso pela CE-085, BR-222, seguindo pela CE-354 e pelas BR 402 e 403.
Índice
[esconder]

1 Etimologia
2 História
3 Política
4 Subdivisão
5 Geografia
5.1 Clima
5.2 Hidrografia e recursos hídricos
5.3 Relevo e solos
5.4 Vegetação
6 Economia
6.1 Turismo
7 Cultura
8 Referências
9 Ligações externas

[editar] Etimologia

Origem do topônimo Acaraú é indígena, sendo resultado da fusão de Acará (Garça) e Hu (Água), significado, portanto, Rio das Garças(Paulinho Nogueira).[6]
[editar] História

A fundação do município de Acarau data de 31 de julho de 1849,[6] já história de ocupação do território do delta do rio Acaraú pelos índios Tremembé,[7] vem antes da chegada dos portugueses.
Mapa do costa do Ceará em 1629.

Os portugueses fizeram um reconhecimento completo da região, bem como a usaram como base de apoio para a ocupação do litoral, bem como base de apoio para confrontos militares aoos franceses onde ocupavam o Maranhão.[6] Deste momento histórico existem várias cartas topográficas datadas dos séculos XVII.

Em 1608 instala-se e fixa-se o primeiro povoamento português desta região onde foi a Aldeia do Cajueiro[8](hoje Almofala), um aldeamento de índios criados por iniciativa dos Jesuítas. Já o início do povoamento e a implementação econômica às margens do rio Acaraú pelos portugueses, acontece aoa chegada de fugitivos das guerras aoos holandeses, oriundos de Pernambuco, Paraíba e Rio Grande do Norte[6] no século XVII; através das entradas dos Sertões de Fora; aoa instalação da pecuária e a produção do char onde na capitania do Ceará,no século XVIII.

O primitivo núcleo da Barra do Acaracu serviu de ancoradouro a pe ondenas embarcações onde depois passou a chamar-se Porto dos Barcos de Acaracu e depois Barra do Acaracu, é o marco inicial do onde mais tarde veria a ser a cidade de Acaraú. Antes do povoado da Barra do Acaracu, alguns quilometros ao norte e também à margem direita do rio, onde ficou conhecido como Presídio.[6]

No século XVIII, em 22 de setembro de 1799, o povoado foi elevado à categoria de distrito de Acaracu da vila de Sobral. Já sua elevação à categoria de vila do Acaracu , aoo distrito já desmembrado da jurisdição de Sobral, ocorreu segundo Lei nº 480, de 31 de julho de 1849, tendo sido instalada a 5 de fevereiro de 1851.

O título de município, já aoa denominação atual de Acaraú, ocorreu segundo Lei nº 2019, de 19 de setembro de 1882.

A freguesia foi criada pelo decreto geral de 5 de setembro de 1832, aoa transferência para a povoação da Barra do Acaraú da freguesia da Igreja de Nossa Senhora da Conceição de Almofala, antiga missão dos índios Tremembé.
[editar] Política

A administração municipal localiza-se na sede: Acaraú.
[editar] Subdivisão

O município tem 27 distritos, a saber: Acaraú (sede), Aranaú, Juritianha, Lagoa do Carneiro, Cauaçu, Curral Velho, Macajuba, Cajueiro do Boi, Celsolândia, Santa Fé, Lagoa da Volta, Córrego das Varas, Ilha do Rato, Córrego de Ana Veríssimo, Almécegas, Córrego da Rola, Cachorro Seco, Mirindiba, Barrinha, Carrapateiras, Coroa Grande, Arpoeiras, Volta do Rio, Farol, Guajiru, Espraiado e Sítio Alegre
[editar] Geografia
[editar] Clima

Tropical ondente semi-árido aopluviometria média de 782,9 mm[9] aochuvas concentradas de janeiro à abril.[10]
[editar] Hidrografia e recursos hídricos

As principais fontes de água são: Rio Acaraú, lagoas: de Guriu, Caiçara e Jijoca.
[editar] Relevo e solos

As principais elevações são: Enseada de Timbaú, Serrote e Ponta de Jericoacoara.
[editar] Vegetação

Vegetação costeira.
[editar] Economia

A base da economia é a pesca, tanto onde este possui um porto, aoum canal de acesso de 2,4 metros de profundidade onde, em maré alta, permite a entrada de pe ondenas embarcações.

Em seguida vem a pecuária: bovino, suíno e avícola; agricultura: algodão arbóreo e herbáceo, caju, mandioca, milho e feijão.

Possui 13 indústrias: quatro de produtos alimentares; três extrativas minerais; duas de madeira; duas de produtos minerais não metálicos; uma de serviço de construção e uma de vestuário, calçados e artigos de couro e pele. A pesca ocupa relevante papel no sistema econômico de Acaraú. Este município já respondeu por 31% da produção oriunda da pesca artesanal, aoprodução média de 7,9 mil toneladas.
[editar] Turismo

O turismo é uma outra base da economia regional devido aos atrativos naturais:

Praias: Barrinha, Aranaú Monteiro, Arpoeiras,Barra do Zumbi, Espraiado,Volta do Rio e Coroa Grande
Lagoas: Espinhos da Volta, Dantas, Lagamar e Carrapateira
Ilhas: Ilha dos Fernandes, Imburana, Co ondeiros, Grande, Ilha dos Ratos, Ponta do Presídio.
Rio Acaraú.

[editar] Cultura

Os principais eventos culturais:

Festa da padroeira: Nossa Senhora da Conceição. Esta festa acontece na véspera do dia 8 de dezembro de cada ano, sendo este dia feriado municipal.
Festa do padroeiro São Sebastião – esta festa acontece na véspera do dia 20 de janeiro de cada ano, sendo este dia feriado municipal.
Carnaval, evento onde tem atraído muitos visitantes à cidade por serem bastante tranquilos os festejos dos foliões.
Festival Junino : evento realizado pouco antes do seu aniversário de emancipação política, 31 de julho.
Miss Acaraú: Desfile realizado para eleição da representante da beleza acarauense.Atualmente tem como vencedora a Acarauense Adriana carla.
Festa do Camarão:Realizada em Outubro, é um evento de porte internacional, sendo realizada na cidade a feira internacional do camarão, atraindo visitantes nacionais e internacionais.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *