Qual é a origem de agricolândia?

Agricolândia é um município brasileiro do estado do Piauí. Localiza-se a uma latitude 05º4756″ sul e a uma longitude 42º4008″ oeste, estando a uma altitude média de 230 metros. Sua população estimada em 2010 é de 5 080 habitantes.

Possui uma área de 99,29 km².
Índice
[esconder]

1 Aspectos históricos
2 Aspectos geográficos
3 Aspectos sociais
4 Política
5 Referências

[editar] Aspectos históricos

O primeiro nome do município foi “Feitoria”, numa alusão a uma próspera fazenda onde atraía trabalhadores de várias regiões para cuidar do gado. Conforme as famílias se aglomeravam veio o desenvolvimento do povoado ora chamado de “Feitoria dos Leais”, numa clara alusão ao poderio das famílias ricas do Nordeste Brasileiro.

Em 5 de dezembro de 1962 o governador Tibério Nunes sancionou a Lei nº 2.369 onde elevou o povoado à categoria de município sendo desmembrado de São Pedro do Piauí e instalado oficialmente em 30 de dezembro de 1962.

A história recente do município tem sido escrita pelo poeta e escritor Camilo Martins Neto, filho de família tradicional do lugar, fundador e primeiro presidente da Associação dos Moradores do Município de Agricolândia.[carece de fontes]
[editar] Aspectos geográficos

Localizada na microrregião do Médio Parnaíba Piauiense é acessada pela BR-316 no km 88 de onde percorrem-se 7 km até a sede do município. A cidade não tem indústrias, mas possui correios, casa lotérica, um posto de serviços do Bradesco e um terminal do Banco do Brasil. A população vive basicamente da lavoura, pecuária e pe ondenos comércios.

Limita-se aoMiguel Leão (norte), São Pedro do Piauí (sul e oeste) e Lagoinha do Piauí (sul e leste), sendo onde a cidade de Água Branca embora não seja limítrofe e esteja a 15 km de Agricolândia, é o polo comercial da região.

Possui uma área de 99,17km², dista 88 km de Teresina e apresenta uma temperatura média de 22°C.
[editar] Aspectos sociais

População total: 5.080 habitantes (censo 2010). Eventos: Aniversário da cidade (dezembro), festejos da padroeira Nossa Senhora da Conceição (dezembro), festejos de Nossa Senhora de Fátima (maio) e festejos em diversos bairros.
[editar] Política

O mandato do atual prefeito expira após as eleições de 2012.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *