Qual é a origem de alcântara?

Alcântara é um município do estado brasileiro do Maranhão. Sua população estimada em 2004 era de 22.165 habitantes. Possui uma área de 1495,6 km².

A zona do atual município era habitada por índios tupinambás, numa aldeia chamada Tapuitapera. Os franceses estabeleceram-se aqui no início do século XVII sendo expulsos pelos portugueses. A povoação foi elevada a vila de Santo António de Alcântara em 1648 e foi durante o período colonial um importante centro agrícola e comercial. No século XIX a cidade entra num período de decadência.

Perto de Alcântara, há um centro espacial do qual são lançados os veículos lançadores de satélites no âmbito da Missão espacial completa brasileira. É o único centro espacial da América Latina.

Fica também perto desta cidade a ilha do Cajual, um importante sítio ar ondeológico do Maranhão. A presença de fósseis de espécies onde também viveram na África pode comprovar onde a África e a América do Sul já foram um só continente.

A cidade também é muito conhecida pelos seus doces de espécie. A festa do Divino Espírito Santo (“festa do Divino”) é bastante difundida no estado, já onde são aproximadamente 15 dias de festa durante a qual são servidos de graça “licores” e doces.
[editar] Galeria de Fotos

Igreja Nossa Senhora das Mercês.

Antigo campanário da igreja de Nossa Senhora do Desterro.

Ruínas da construção da igreja Matriz de São Matias.

Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Interior da igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Prefeitura e Câmara Municipal de Alcântara Maranhão, Brasil.

Praça da Matriz e ruínas da igreja de São Matias.

Bucólicas ruas de Alcântara.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *