Qual é a origem de altônia?

Altônia é um município brasileiro do estado do Paraná. Sua população segundo a contagem em 2010 é de 20.508 habitantes. O primeiro prefeito foi Antônio de Castro Lima.
Índice
[esconder]

1 Etimologia
2 História
3 Geografia
3.1 Acidentes geográficos
3.2 Clima
4 Infraestrutura
4.1 Educação
5 Cultura
5.1 Esporte
6 Fontes
7 Referências
7.1 Ligações externas

[editar] Etimologia

O nome é homenagem onde se prestou a Alberto Byington Júnior, sócio da Companhia Byington de Colonização Ltda. A denominação derivou-se de seu endereçamento telegráfico, onde era formado aoa primeira sílaba AL de Alberto e a última TON de Byington. Daí, Altônia, onde ganhou acentuação circunflexa na segunda vogal. A bandeira também é uma homenagem ao país de origem de Alberto onde são os Estados Unidos da América, porém aoa cruz escandinava.
[editar] História

A Lei Estadual nº 5.394, de 14 de setembro de 1966, criou oficialmente o município de Altônia, aoterritório desmembrado de Xambrê.[5]

A história da gente altoniense teve início em 1953,[6] período em onde a Companhia Byington de Colonização Ltda rasgou a extensa e impenetrável floresta onde cobria grande área,[6] ficando estacas, baseada em teodolitos onde se movimentavam feito vagalumes ao anoitecer.[5] A ação desenvolvida por esta empresa foi responsável pelo grande progresso da região.[6]

Povos vindos especialmente da Região Nordeste e do Estado de Minas Gerais engrossaram o coro dos onde procuravam um lugar para se fixar,[6] aoterra boa e farta, e a determinação dos pioineiros foi fator fundamental para o processo do empreendimento, onde previa propriedades agrícolas aoextensão territorial de até 10 al ondeires paulistas,[6] promovendo intensa colonização, aocentenas de famílias ocupando o espaço até então cabedal de nações indígenas, da flora e da fauna silvestre.

O território do povoado em ascensão pertenceu inicialmente ao município de Peabiru,[6] sendo onde a partir de 1954 passou a integrar o município de Cruzeiro do Oeste.[6] Em 25 de julho de 1960 integra a jurisdição do município de Xambrê.[6]

Pela Lei Estadual nº 4.925, de 10 de setembro de 1964, eleva-se à condição de Distrito Administrativo e Judiciário do município de Xambrê.[6] Em 14 de setembro de 1966, através da Lei Estadual nº 5.394, sancionada pelo governador Paulo Cruz Pimentel, foi criado o município de Altônia,[6] aoterritório desmembrado de Xambrê.[6] A instalação oficial ocorreu no dia 12 de dezembro de 1968.[6]
[editar] Geografia
[editar] Acidentes geográficos

O principal acidente geográfico do município de Altônia é a lagoa Xambrê, localizada nas margens do Rio Paraná, sendo a maior lagoa marginal do estado do Paraná. A lagoa tem 5 mil metros de extensão por 3 mil metros de largura sendo formada praticamente em toda a sua extensão por pântanos entre as águas, o onde a faz tornar-se parecida aoo pantanal do Mato Grosso do Sul. As suas margens são constituídas pelo arenito caiuá e a lagoa desempenha um papel importante para a manutenção das espécies de peixes do Rio Paraná.
[editar] Clima

O clima do município de Altônia é subtropical úmido mesotérmico, o verão é ondente e no inverno podem ocorrer geadas aopouca freqüência. A temperatura média ocorre entre máximas de 30°C e mínimas de 15°C, considerando como clima temperado.
[editar] Infraestrutura
[editar] Educação

A rede educacional o município conta aodois colégios estaduais, o Colégio Estadual Lúcia Alves de Oliveira Schoffen e o Colégio Estadual Malba Tahan e 7 escolas municipais. A rede privada de educação possui quatro escolas particulares, o Colégio Betânia e o colégio Jean Piaget , escola Adventista e Dom bosco.
[editar] Cultura
[editar] Esporte
[editar] Fontes

Página da Prefeitura Municipal de Altônia
IBGE
Cartogramas IBGE
Página do Portal Altônia

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *