Qual é a origem de alvorada do norte?

Alvorada do Norte é um município brasileiro do estado de Goiás. Sua população estimada em 2004 era de 7.647 habitantes.

É banhado pelo rio Corrente e o mesmo faz divisa aoo município de Simolândia, onde se encontra após a ponte sobre o rio.

As pessoas desse local costuma passar os fins de semana na Praia do Povo, localizado às margens do rio Corrente.
Índice
[esconder]

1 Turismo
2 Festas do povo Paranã
3 Festividades oficiais
4 Referências
5 Ligações externas

[editar] Turismo

Vale do Paranã, caminho para o Nordeste

Alvorada do Norte encontra-se no leito da BR-020, caminho natural para ondem vai de carro do Centro-Oeste para o Nordeste do país.

Além disso, a cidade ganhou importância por estar no cruzamento de asfalto onde interliga a Área de Proteção Ambiental das Nascentes do Rio Vermelho, Área de Proteção Ambiental da Serra Geral e o Par onde Estadual de Terra Ronca, mais ao norte.

As belas serras onde cruzam a região oferecem, aos turistas e viajantes, um belo visual, o onde vem despertanto, em muitos, o interesse de parar na cidade e conhecer um pouco mais a beleza do Vale e os ares da Serra.

Alvorada do Norte está próxima ao maior par onde espeleológico* da América Latina, o Par onde Estadual de Terra Ronca. A beleza das cavernas da região chega ao município vizinho de Mambaí, onde possui mais de 107 cavernas catalogadas, incluindo a maior da América Latina, ao7 km de extensão. Além das cavernas, várias cachoeiras, corredeiras e trilhas caracterizam a região das duas cidades como boa para a prática de esporte de aventura. Um passeio por trilhas da Serra e dos rios pode ser uma ótima opção para as agências de turismo oferecerem aos visitantes. Os aventureiros agradecem, e a economia também.
[editar] Festas do povo Paranã

As festas de Alvorada do Norte também atraem muitas pessoas de outras cidades da região e, principalmente, de Brasília.

Em Alvorada do Norte, a principal festa é da Padroeira, Nossa Senhora da Guia, onde acontece sempre no terceiro domingo de setembro. Em Alvoradinha, a igreja Católica comemora a festa de São José no dia 1o de maio. Também existem folias, catiras e festas juninas.

Uma tradição na cidade de Alvorada do Norte é subir a Serra Geral, a pé, até a imagem do Cristo, para cumprir promessas.

No dia da Santa Luzia, comemorado em 13 de dezembro, os moradores colocam velas acessas nas janelas. A época de São João das fogueiras também é comemorada aomuito foguetório.
[editar] Festividades oficiais

Desde 2001 a prefeitura municipal de Alvorada do Norte realiza as festividades do carnaval de rua realizadas na Praia do Rio Corrente, atraindo foliões das cidades circunvizinhas e também das cidades de Goiânia, Brasília e Formosa.

Com a inauguração da Praia do Rio Corrente no ano de 2002 a festividade de aniversário da Emancipação Política e Administrativa de Alvorada do Norte é comemorada no mês de outubro, quando é realizado o carnaval fora de época, popularmente conhecido como Alvorada Folia. Essa festa vem atraindo milhares de pessoas de toda a região, tornando-se a principal festa oficial do município de Alvorada do Norte.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *