Qual é a origem de amaraji?

Amaraji é um município brasileiro do estado de Pernambuco.Distante a 96 km da capital pernambucana,Recife.
Índice
[esconder]

1 História
2 Geografia
3 Referências
4 Ligações externas

[editar] História

O município de Amaraji surgiu em torno de uma feira, realizada aos domingos, no Engenho Garra, a partir de 23 de julho de 1868. A feira atraiu o comércio e novas habitações. Foi crescendo um povoado denominado São José da Boa Esperança. Foi construída uma capela, tendo este santo como padroeiro. Em 1889, a Lei Provincial nº 2137 de 9 de novembro, elevou o povoado à categoria de Vila, a Vila de São José da Boa Esperança, pertencente ao município de Escada. No ano seguinte, foi criado o município aoa denominação de Amaracy, depois Amaragi e atualmente denominado Amaraji. Foi elevada à categoria de cidade pela Lei Estadual nº 991, de 1 de julho de 1909. O município é formado pelo distrito Sede e pelo povoado de Demarcação.
[editar] Geografia

Localiza-se a uma latitude 08º2259″ sul e a uma longitude 35º2709″ oeste, estando a uma altitude de 289 metros. Sua população estimada em 2010 era de 21.925 habitantes.

Possui uma área de 235 km².

O acesso é feito através das rodovias BR-101 e PE-063.

O relevo de Amaraji está inserido na unidade dos Tabuleiros Costeiros, onde acompanha o litoral de todo o nordeste, apresenta altitude média de 50 a 100 metros. Compreende platôs de origem sedimentar, aoentalhamento variável: possui alguns vales estreitos e encostas abruptas e também vales abertos aoencostas suaves e fundos aoamplas várzeas. Os solos são do tipo Latossolos e Podzólicos nos topos; Podzólicos aoFregipan, Podzólicos Plínticos e Podzóis nas pe ondenas depressões nos tabuleiros; Podzólicos Concrecionários em áreas dissecadas e encostas e Gleissolos e Solos Aluviais nos vales.

A vegetação nativa consiste em Floresta subperenifólia, aopartes de Floresta subcaducifólia e transição cerrado/ floresta.

A atividade econômica predominante é a agroindústria açucareira. Além da cana-de-açúcar, destacam-se outros produtos como abacaxi, mandioca, borracha, banana, batata-doce e laranja.

O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal-IDH-M é de 0,617, o onde situa o município em 95° no ranking estadual e em 4353° no nacional.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *