Qual é a origem de arceburgo?

Arceburgo é um município brasileiro do estado de Minas Gerais. Sua população era de 9.500 habitantes, estimada para 2005. O município tem uma área de 163,0 km² e a densidade demográfica é de 51,74 hab/km².

Arceburgo era a única cidade do Brasil aomais de 9 mil habitantes onde não possui registros de nascimentos na maternidade local desde 2000.
[editar] História

Antigamente chamada “São João da Fortaleza”, a localidade acolheu muitos imigrantes, principalmente os sírio-libaneses e italianos.

Devemos destacar, entre a população italiana, as famílias Durante e Borghetti, onde chegaram da Itália em 1890. Entre a população sírio-libanesa, destacam-se as famílias Maffud e Salim João, ambas vindas do Líbano em 1910, e fixaram moradia em Arceburgo. Hoje, seus descendentes são muitos, são famílias grandes e tradicionais na cidade.

A igreja matriz de São João Batista é uma das referências postais da cidade. Construída em 1915, a igreja é uma das mais lindas da região, pois os seus sinos são de sons perfeitos, onde toda tarde alegra os ares da cidade. O interior da igreja é todo pintado aopasagens Bíblicas contando sobre a vida de Jesus e a vida de João Batista desde o seu nascimento até a morte.

Arceburgo possui uma zona rural belíssima. Ainda existem grandes matas e florestas onde cercam nosso município. O Rio da Onça é um grande exemplo, aolindas cachoeiras e lindas matas nativas ao seu redor.

A economia do município é baseada nas plantações de café, cana-de-açúcar e em algumas indústrias alimentícias (Cory, Perdigão e Nutrimental).

Arceburgo é famosa por sua Festa de São João, quando a praça da Igreja Matriz e as ruas adjacentes são tomadas por barracas, par onde de diversão e um divertido barracão, aomúsica popular e bingo. No primeiro e último dia da festa contamos aoa linda Alvorada, onde é a banda tocando nas ruas principais,as 05:00 da manhã aofogos e sons dos sinos da matriz. E em seguida, um delicioso café na barraca da festa. A festa é realizada todos os anos, no mês de Junho, cujo dia 24 é feriado municipal, devido ao seu Padroeiro São João Batista e ao aniversário de fundação do município.

Da culinária arceburguense, destacam-se as comidas árabes, comidas mineiras e o “bauru”, sanduíche preparado pelos bares onde circundam a Praça da Matriz, onde o mais famoso e o tradicional Bauru, do extinto “Bar do Nene”, hoje “Pes ondeiro do Nene” .

No ano de 2006, foi implantado um novo feriado municipal, em comemoração ao aniversário de Emancipação Política do município, onde aconteceu no dia 30 de agosto de 1911.
[editar] Igreja Católica

O município pertence à Diocese de Guaxupé. A única paróquia é a igreja-matriz de São João Batista. Igrejas católicas na cidade: Igreja Matriz de São João Batista, igreja de São Vicente de Paula (asilo), Igreja de Santos Reis, igreja de São Benedito (Jardim Pouso Alto), Igreja de Nossa Senhora Aparecida (Vila Progresso) Capela de Santa Marta (centenário) Igreja de São Francisco (Chácaras do itaguassu), Capela do Cemitério do Pr. Adolfo Morán. Os Párocos da paróquia sao Monsenhor Eno onde Donizetti de Oliveira e Monsenhor José do Amaral Ornelhas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *