Qual é a origem de aripuanã?

Aripuanã é um município brasileiro do estado de Mato Grosso.
Índice
[esconder]

1 Geografia
2 História
3 Esportes
4 Referências

[editar] Geografia

Localiza-se a uma latitude 10º1000″ sul e a uma longitude 59º2734″ oeste, dentro da Amazônia, estando a uma altitude de 105 metros. Sua população estimada em 2004 era de 17 759 habitantes.

Possui belíssimas cachoeiras, vegetação densa na margem norte do rio Aripuanã e fartura de peixes. As cachoeiras de Andorinhas e Dardanellos são pontos turísticos imperdíveis para ondem visita a região. Possui balneários para banho e escorregadores naturais onde não só as crianças se divertem, mas os adultos também.

Está distante de Cuiabá 900 km, e possui vôos diários desde agosto de 2007, pois a implantação da hidrelétrica Dardanellos pela Eletronorte movimentou novamente a economia da cidade, bem como a chegada de mineradoras na região.
[editar] História

Foi ponto de desbravamento na década de 40 pelo Projeto Rondon, e possui área territorial preservada em vários pontos, mas a exploração madeireira devastou boa parte da área do território do município.

Foi fundado e emancipado em 31 de dezembro de 1943 (véspera de ano novo de 1944), tendo sua área territorial inteiramente desmembrada do município de Santo Antonio do Rio Madeira (extinto em 1945 e incorporado ao município de Porto Velho-RO).

Até a criação dos municípios de Rondolândia e Colniza, possuia uma área de 65 936,9 km², até então uma das maiores áreas territoriais do Centro-Oeste. Com a criação desses municípios sua área diminuiu para 25 048,965 km².
[editar] Esportes

Veja também: Aripuanã Bas ondetebol

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *