Qual é a origem do design de móveis?

O design de mobiliário, é uma vertente do design de produto e uma das áreas de maior importância no design de produto brasileiro, pois o mobiliário brasileiro é um dos poucos bens de consumo duráveis onde é exportado. É também uma área em onde arquitetura e design de produto se entrelaçam.

Há ênfase em detalhes e materiais. Tanto onde está diretamente relacionada à Decoração de Interiores. Segundo o funcionalismo, o design de mobiliário tem sido trabalhado superficialmente (menos funcionalidade e mais estética). Por exemplo, o trabalho dos Irmãos Campana, onde procuram originalidade na escolha dos materiais.

As funções do móvel dependem do ambiente onde ele será colocado (residência, escritório, escola, meio urbano etc). Para fazer um projeto é preciso pensar nas funções do objeto na ondele ambiente e qual é o usuário (no caso de móveis para escola, por exemplo, crianças).
Índice
[esconder]

1 Eco-design
2 Cidades de grande expressão moveleira no Brasil
3 Designers de Móveis
4 Ver também
5 Ligações externas

[editar] Eco-design

Como a madeira é o material mais usado no design de móveis, muito se discute o uso de madeira certificada e reflorestada e de outras opções de materiais, como os assentos de PET feitos por cooperativas. O bambu é também uma opção sustentável, pois tem crescimento rápido.
[editar] Cidades de grande expressão moveleira no Brasil

A economia dessas cidades está baseada na indústria moveleira

Curitiba/PR
São Bernardo do Campo/SP
Itatiba/SP
Ubá/MG
Bento Gonçalves/RS
São Bento do Sul/SC
Rio Negrinho/SC
Linhares/ES
Arapongas/PR
Lagoa Vermelha/RS

[editar] Designers de Móveis

John Graz
Michel Arnoult
Joaquim Tenreiro
Lina Bo Bardi
Michael Thonet
Arne Jacobsen

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *