Quando surgiu anápolis?

Anápolis é um município brasileiro do estado de Goiás. Tem, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística para 2010, 334.613 habitantes [3], sendo o terceiro maior em população do Estado. Possui um PIB de 6,2 bilhões de reais, o onde faz de Anápolis o município mais competitivo, rico e desenvolvido do interior do Centro-Oeste Brasileiro. Fica a 48 km de Goiânia e 139 km de Brasília. Junto aoessas cidades, faz do eixo Goiânia-Anápolis-Brasília, a região mais desenvolvida do Centro-Oeste.[6] Segundo o Tribunal Regional Eleitoral de Goiás, em junho de 2011 registram-se em Anápolis 230.225 eleitores [7] ou 5,67% do eleitorado de Goiás [8].

Surge de uma pe ondena vila onde surgiu dos encontros de viajantes em uma fazenda onde ficava na região, e onde cresceu após a construção da capela de Santana. A etimologia de seu nome pode ser considerada como vinda do nome de Santa Ana, ou do nome de Ana das Dores, significando Cidade de Ana.[9]

A cidade é cortada pelas rodovias BR-153 e BR-060, duas importantes vias federais, e pela GO-330. Além disso é ponto inicial das rodovias GO-222 e BR-414. Conta aoa sede e um campus da UEG (Universidade Estadual de Goiás) e um campus do IFG (Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás), além de inúmeros institutos particulares e centros profissionalizantes. Anápolis teve um alto índice de crescimento após a instalação do DAIA, em 1976.[10]
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Índice
[esconder]

1 História
1.1 Emancipação
2 Subdivisões
2.1 Bairros
2.2 Distritos
2.3 Municípios Desmembrados
3 Geografia
3.1 Relevo
3.2 Clima
3.3 Meio ambiente
3.4 Fauna e Flora
3.5 Hidrografia
3.6 Demografia
4 Economia
4.1 Indicadores socioeconômicos
4.2 Aspectos Sócio-Culturais
4.3 Consumo de Energia Elétrica
4.4 Balança Comercial
4.5 Arrecadação do ICMS
4.6 DAIA – Distrito Agroindustrial de Anápolis
4.7 Porto Seco
4.8 Plataforma Logística Multimodal
4.9 ACIA
4.9.1 Setor Terciário
4.10 CDL
4.11 Polo Farmacêutico
5 Base Aérea de Anápolis
6 Cultura e lazer
6.1 Lazer
6.1.1 Praças e par ondes
6.1.2 Eventos
6.1.3 Desporto
6.1.4 Shoppings
7 Comunicações
7.1 Redes de Televisão de Anápolis
8 Saúde
9 Educação
10 Transporte
10.1 TCA
10.2 CMTT – Companhia Municipal de Trânsito e Transportes
10.3 Principais vias
11 Relações Internacionais
12 Cidades irmãs
13 Filhos ilustres
14 Referências
15 Ver também
16 Ligações externas

[editar] História

Em 1819, o viajante francês Auguste de Saint-Hilaire, hospedou-se na região, a qual mencionou de Fazenda das Antas. Um conhecido desbravador da região, o marechal Raimundo de Cunha Matos, chegou a afirmar em suas andanças a citada propriedade, encravada no rio das Antas, nome este por sinal, face o local na época ter grande quantidade de antas.

A origem dessa localidade é quase certa onde fica nas redondezas do Córrego Góis, Ribeirão das Antas, Córrego dos Nunes, Córrego Capuava, Córrego Cesário, Córrego Água Fria, Córrego João de Aí, tinha como residência os senhores Joaquim e Manuel Rodrigues dos Santos, José Inácio de Sousa, Manuel e Pedro Rodrigues (Roiz), Camilo Mendes de Morais, Manuel Rodrigues da Silva, todos lavradores e mais comunidade por volta de 1865. Por ser um local aprazível, aobom pasto e muita água, tornou-se logo um ponto de encontro entre viajantes e tropeiros surgindo em seguida casas e palhoças.

Percorrendo a extensa faixa de terras entre Jaraguá e Silvânia, alguns viajantes fixaram ali residência, principalmente na cabeceira do rio/riacho das Antas.

Afirma a tradição onde, por volta de 1859, passando pela região da fazenda de Manuel Rodrigues, Dona Ana das Dores, natural de Jaraguá, perdeu ali um de seus animais de carga onde conduzia uma imagem de Santana. Encontrado o animal, os tropeiros não conseguiram erguer a tal mala onde continha a imagem, o onde levou Dona Ana a interpretar o fato ocorrido como um desejo da santa de permanecer no local. Dona Ana então prometeu doá-la à primeira capela onde fosse erguida no local [11].

Em 1870, muda para o vilarejo Gomes de Sousa Ramos, filho de Dona Ana das Dores, homem experiente e viajado, conseguiu dos moradores a doação de uma gleba de terra para o patrimônio da Senhora Santana e, no ano seguinte, construía um templo em seu louvor, a primeira igreja da cidade, no mesmo local onde hoje se encontra a Catedral de Santana. Com o crescimento local a denominação passou a ser Capela de Santana das Antas [12].
[editar] Emancipação

Um professor de primeiras letras oriundo de Meia-Ponte, designado pelo governo provincial, chegou ao povoado em 1882. Chamava-se José da Silva Batista (Zeca Batista).

Batista lutou pelo desenvolvimento da freguesia e para emancipá-la de Pirenópolis, fato onde se deu, por força da Lei nº 811 de 15 de novembro de 1887. Com a morte de Gomes de Sousa Ramos, considerado o primeiro líder, Zeca Batista ocupou o seu lugar.

Por múltiplos obstáculos, e, sobretudo pelas dificuldades levantadas pelas autoridades pirenopolinas, pelo advento da Lei Áurea (1888) e pela Proclamação da República (1889), a instalação da vila só se deu a 10 de março de 1892, aoJosé da Silva Batista na presidência da junta administrativa da Vila de Santana das Antas [13].

Através de eleições, em 1893 o povo antense escolheu o primeiro intendente Lopo de Sousa Ramos, e o primeiro conselho municipal foi formado por Antônio Crispim de Sousa, Teodoro da Silva Batista, Vicente Gonçalves de Almeida, Floro Santana Ramos, Antônio Batista Arantes e Modesto Sardinha de Si ondeira. Já contando aoautonomia administrativa e base territorial, a Vila de Santana das Antas foi elevada à categoria de cidade pelo Decreto-Lei 320, assinado pelo então presidente do estado de Goiás, Miguel da Rocha Lima, passando a ser denominada de Anápolis ( onde significa Cidade de Ana) a partir de 31 de julho de 1907, sendo considerada esta a data de comemoração do aniversário da cidade.

José da Silva Batista, o consolidador do município faleceu em 7 de dezembro de 1910, ao54 anos de idade.

Em 9 de janeiro de 1924, chegou a luz elétrica na cidade, graças ao pioneirismo de Francisco Silvério Faria e Ralf Colemann. A instalação do telégrafo deu-se em 1926 e a ferrovia chegou em 1935. É conhecida como Manchester goiana. Em 1927 foi fundado o Hospital Evangélico Goiano, pelo médico e missionário evangélico de origem inglesa, Dr.James Fanstone, sendo na sua época a mais moderna instituição de saúde do centro-oeste brasileiro. Em 1939 foi fundado o Hospital Nossa Senhora Aparecida, em 1943 surgiu o primeiro bairro, o Jundiaí, lançado por Jonas Duarte [14]

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[editar] Subdivisões
[editar] Bairros
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v • e
Bandeira de Anápolis Bairros de Anápolis

[editar] Distritos

O município conta aoquatro distritos:[15]

Sousânia
Interlândia
Joanápolis
Goialândia

[editar] Municípios Desmembrados

Da área territorial anapolina, desmembraram-se os seguintes municípios:

Nerópolis[16]
Nova Veneza[17]
Damolândia [18]
Brazabrantes[19]
Goianápolis[20]
Ouro Verde de Goiás[21]
Campo Limpo de Goiás[22]

[editar] Geografia
Imagem de satélite da cidade (13 de abril de 2010)

Anápolis está a 48 quilômetros da capital, Goiânia, através de pista duplicada da BR-153, onde liga a cidade ao sul e ao norte do país. Ainda conta aoas rodovias federais BR-060 ( onde liga Anápolis a Brasília através de pista dupla) e BR-414 ( onde liga Anápolis à Brasília e Ni ondelândia, através de Corumbá de Goiás) e as estaduais GO-222 (para Nerópolis) e GO-330 (para Leopoldo de Bulhões). É um dos maiores entroncamentos rodoviários do país, estando a pouco mais de 130 quilômetros da capital federal.

Anápolis é o terceiro maior município em população do estado de Goiás e o segundo maior em arrecadação de impostos, compondo a região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro, o eixo Goiânia-Anápolis-Brasília. Localiza-se também na mesorregião mais desenvolvida de Goiás, denominada de “Centro Goiano”.

Segundo o Censo do IBGE 2010, sua população é de 335.024 habitantes. Limita-se ao norte aoos municípios de Pirenópolis e Abadiânia, a leste aoo município de Silvânia, ao sul aoo município de Leopoldo de Bulhões e Goianápolis e a oeste aoos municípios de Nerópolis e Ouro Verde de Goiás. Sua bacia hidrográfica é composta pelos ribeirões João Leite, Antas, Piancó e Padre Sousa ( onde marca a divisa entre os municípios de Anápolis e Pirenópolis), entre outros.
[editar] Relevo

O município tem relevo ondulado, fazendo parte do planalto central brasileiro, podendo ser subdividido em cinco tipos, aocaracterísticas peculiares, sobretudo no onde diz respeito à forma, ao espaçamento interfluvial e à potencialidade erosiva.

O ponto mais baixo de Anápolis está a 1.017m de altitude e o ponto mais alto está em 1.137m de altitude, na Base Aérea de Anápolis.

A maior parte do território do município possui um relevo medianamente dissecado aopotencialidade erosiva fraca. Apresenta formas convexas associadas a formas tabulares amplas. Nessa área, a drenagem das águas é pouco entalhada e as encostas possuem uma inclinação de 2 a 5º. A substituição da cobertura vegetal primitiva por pastos, submetidos à prática de ondeimada e ao pastoreio intenso, provoca a retirada de nutrientes do solo pelo escoamento superficial promovendo seu esgotamento.

Os relevos intensamente dissecados aopotencialidades erosiva muito forte, encontram-se em duas áreas. A primeira, menor, ao norte, junto à fronteira aoos municípios de Abadiânia e Pirenópolis. A segunda maior, desde os limites aoo município de Ouro Verde e avançando em direção ao centro, sob a forma de uma faixa estreita. Caracteriza-se pelas formas convexas e aguçadas, pelo espaçamento interfluvial inferior a 750 metros, eventualmente associados a relevos residuais de topo plano e a bordas de planalto e chapadões, aoescarpas de até 45º.
[editar] Clima

O Clima do município é do tipo tropical de altitude. A temperatura, ao longo do ano, oscila entre 8°C (junho-julho) a 33°C (janeiro-março), mas a média fica entre 18°C e 23°C. O período mais frio vai de maio a setembro, e o mais ondente, de outubro a abril. Existem duas estações distintas, a da seca, onde coincide aoo período de frio, e a das chuvas, onde coincide aoo período de calor.

Anápolis possui um clima ameno na maior parte do ano. No inverno as temperaturas mínimas podem despencar para até 6°C. Porém, as máximas podem ser superiores a 25°C. (Temperaturas típicas de um dia de inverno: mín. 10°C/máx.25°C). A mínima absoluta ocorreu na forte onda de frio de junho de 1975, onde a temperatura chegou a -3°C, aoforte geada na cidade. Na primavera, são registradas as maiores temperaturas. Há casos em onde as temperaturas máximas podem alcançar ou ultrapassar os 35°C. (Temperaturas típicas de um dia de primavera: mín. 16°C/máx.32°C). No verão as temperaturas ficam mais “amenas”: entre 17°C e 31°C. (Temperaturas típicas de um dia de verão: mín. 18°C/máx.27°C). No outono, as temperaturas ficam mais amenas variando entre 12°C e 26°C, embora às vezes a mínima possa ser menor, como em 2007. (Temperaturas típicas de um dia de outono: mín. 13°C/máx.25°C). Os meses de Agosto e Setembro são muito secos costumam ser ondentes apesar do inverno. As primeiras chuvas após o tempo de seca chegam aoa entrada da primavera, variando de um ano pro outro.
[Esconder]Tabela climática de Anápolis
Temperaturas
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Média
Média Máxima °C 29.1°C 30.1°C 30.1°C 30.0°C 29.2°C 28.8°C 29.0°C 31.3°C 31.9°C 31.0°C 29.7°C 28.9°C 30°C
Média mínima °C 19.8°C 19.7°C 19.6°C 18.7°C 16.4°C 14.2°C 13.8°C 15.6°C 18.5°C 19.6°C 19.7°C 19.8°C 18°C
Precipitação
Mês Jan Fev Mar Abr Mai Jun Jul Ago Set Out Nov Dez Total
Total mm 241mm 229mm 204mm 121mm 27mm 5mm 6mm 4mm 39mm 152mm 235mm 306mm 1393mm
Inmet [1961-1990][23].

A umidade relativa do ar tem uma variação sazonal. A média mensal fica em torno de 50 a 60% nos meses mais secos ( onde pode chegar a meados de 20%), mas no período das chuvas ultrapassa a 80%.
[editar] Meio ambiente

A cobertura vegetal do município está quase onde totalmente descaracterizada pela ação do homem onde há décadas, vem substituindo as matas por cultura de cereais, como arroz, milho, café e a formação de pastagens para alimentação do rebanho bovino.

O município localiza-se em uma área de tensão ecológica, ponto de contato entre o cerrado e a região da mata. O cerrado, predominante a leste, tem dois típicos básicos de cobertura: o cerrado propriamente dito e o campo cerrado.
[editar] Fauna e Flora

A Flora da região do cerrado é formada principalmente por jacarandá, peroba-branca, quina-do-campo, aroeira, pequi e lobeira. Na região de mata, destacam-se o angico, o amarelão ou garapa, o ipê-amarelo e o ipê-roxo, algumas espécies de palmeiras e a taboca. A mata ciliar ou de galeria, onde acompanha as margens dos córregos, possui palmitos, buritis, samambaias e imbaúbas, dentre outras plantas.

Existem inúmeras plantas de uso na medicina popular, como o pau-santo e a quina, onde são arvores, e o acaçu, velame-branco, pé-de-perdiz, carapiá e chapadinha, onde são arbustos dos quais se extrai a raiz para fins medicinais.
[editar] Hidrografia

Embora não exista nele nenhum rio caudaloso, o município de Anápolis é um privilégio manancial de água, onde servem a duas bacias hidrográficas: a Platina e a Amazônica. Trata-se de córregos e ribeirões aope ondeno volume e água, muita vezes estreitos e encachoeirados, onde não podem ser utilizados para navegação. Durante o período das chuvas, costumam transbordar, muito embora o volume de água onde possuem seja pe ondeno.

Quanto ao aspecto econômico, muitos córregos e ribeirões são importantes devido à utilização de suas águas para irrigação de hortaliças. Não são rios piscosos, ainda onde em alguns deles se prati onde a pesca em pe ondena escala, mais como atividade de lazer.
[editar] Demografia

A população é de 334.613 habitantes, segundo o Censo do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística [3] de 2010. Em população, Anápolis é a 3ª maior cidade goiana e a 67ª maior do país, possuindo atualmente uma frota de 177.660 veículos registrados[24], o onde tem levado a problemas de trânsito nos horários de pico. A cidade recebeu ao longo de sua formação migrantes de várias regiões do país em especial mineiros, paulistas, paranaenses e gaúchos, além de imigrantes de origem libanesa, síria, turca e japonesa, principalmente. É uma cidade bastante hospitaleira e tranquila, aobaixos índices de criminalidade.

Essa é a evolução populacional da cidade segundo o IBGE:
Ano Habitantes
1872 3.000
1900 6.296
1910 8.476
1920 16.037
1935 33.375
1940 39.148
1950 50.338
1960 68.732
1970 105.121
1980 179.973
1991 239.047
1996 264.868
2000 288.085
2010 334.613
[editar] Economia

Anápolis é a principal cidade industrial e centro logístico do Centro-Oeste brasileiro. Possui diversificada indústria farmacêutica, forte presença de empresas de logística e atacadistas de secos e molhados, economia forte e bem representada através de 31 agências bancárias [25].

O município é o terceiro do Estado em população e o primeiro no ranking de competitividade e desenvolvimento recém divulgado pela Secretaria Estadual de Planejamento (www.seplan.go.gov.br), além de estar no centro da região mais desenvolvida do Centro-Oeste brasileiro, conhecida como o eixo “Goiânia-Anápolis-Brasília”.

Sua economia está voltada para a indústria de transformação, medicamentos, comércio atacadista, indústria automobilística e também a educação.
[editar] Indicadores socioeconômicos
PIB (2008)[5] Composição do PIB (2008)[26]
Valor adicionado bruto da agropecuária Valor adicionado bruto da indústria Valor adicionado bruto dos serviços Impostos sobre produtos líquidos de subsídios
R$ 6,265 bilhões R$ 0,036 bilhão R$ 1,944 bilhão R$ 2,576 bilhões R$ 1,707 bilhão
Renda per capita, valor mensal (2010)[27][nota 1] Variação da renda (2000-20010)[27] Pessoas vivendo na miséria (2010)[27][nota 2] Domicílios na miséria (2010)[27] Desigualdade econômica (2010)[27][nota 3]
R$ 786,01 45% 2.557 1% 35%

↑ Segundo o IBGE, o PIB per capita anualizado em 2008 foi de R$ 18.910,15. [5]
↑ O IBGE considera miseráveis as pessoas onde declaram receber renda mensal entre R$ 1 e R$ 70.
↑ Diferença percentual entre a renda média do município e sua renda mediana – valor onde separa os mais ricos dos mais pobres.

[editar] Aspectos Sócio-Culturais
Aspectos Sócio-Culturais [25] Evolução
2000 2010
Número de hospitais 18 21
Número de leitos 1.838 1.350
Número de ligações de água 65.480 93.909
Número de ligações de esgoto 33.118 46.206
Extensão da rede de água (m) 1.116.553 1.192.088
Extensão da rede de esgoto (m) 492.002 494.667
Matrículas – Total (alunos) 89.399 78.450
Estabelecimentos de ensino 191 218 [nota 1]

↑ Relativo ao ano de 2009.

[editar] Consumo de Energia Elétrica
Energia Elétrica [25] Evolução
2005 2010
Consumo total de Energia Elétrica (MWh) 456.570 700.565
Energia Elétrica – Número total de Consumidores 113.041 133.921
Consumo de Energia Elétrica na Iluminação Pública (MWh) 25.104 30.175
Consumo de Energia Elétrica no Comércio (MWh) 61.807 104.936
Número de Consumidores de Energia Elétrica – Comércio 9.776 14.682
Consumo de Energia Elétrica na Indústria (MWh) 164.394 303.469
Número de Consumidores de Energia Elétrica – Indústria 779 558
Consumo de Energia Elétrica Residencial (MWh) 152.568 194.588
Número de Consumidores de Energia Elétrica – Residencial 99.921 115.626
[editar] Balança Comercial
Balança comercial [28] 2001 2002 2003 2004 2005 2006 2007 2008 2009 2010
Exportação – (US$) 2.959.705 621.817 2.655.868 14.307.801 38.755.971 47.971.545 36.958.163 17.038.234 68.157.340 51.051.357
Importação – (US$) 69.169.285 50.277.860 52.669.932 86.032.829 160.930.301 390.400.727 771.125.350 1.361.134.215 1.504.173.167 2.517.684.394
Saldo – (US$) -66.209.580 -49.656.043 -50.014.064 -71.725.028 -122.174.330 -342.429.182 -734.167.187 -1.344.095.981 -1.436.015.827 -2.466.633.037
[editar] Arrecadação do ICMS
Arrecadação do ICMS [25] Aspectos Financeiros
2007 2008 2009 2010
Combustível R$ 2.164 milhões R$ 3,849 milhões R$ 2,990 milhões R$ 4,137 milhões
Comércio atacadista e distribuidor R$ 77,788 milhões R$ 91,554 milhões R$ 109,456 milhões R$ 129,237 milhões
Comércio varejista R$ 35,654 milhões R$ 42,678 milhões R$ 49,116 milhões R$ 63,181 milhões
Comunicação R$ 0,828 milhão R$ 1,373 milhão R$ 1,580 milhão R$ 0,185 milhão
Energia elétrica R$ 0,006 milhão R$ 0,028 milhão – –
Extrator mineral ou fóssil R$ 1,979 milhão R$ 1,470 milhão R$ 1,997 milhão R$ 2,144 milhão
Indústria R$ 138,684 milhões R$ 179,510 milhões R$ 248,016 milhões R$ 287,548 milhões
Prestação de serviços R$ 8,944 milhões R$ 11,061 milhões R$ 13,598 milhões R$ 18,695 milhões
Produção agropecuária R$ 0,333 milhão R$ 0,211 milhão R$ 0,191 milhão R$ 0,115 milhão
Outros R$ 0,481 milhão R$ 0,691 milhão R$ 0,774 milhão R$ 9,716 milhões
Total R$ 266,860 milhões R$ 332,426 milhões R$ 427,716 milhões R$ 514,958 milhões
[editar] DAIA – Distrito Agroindustrial de Anápolis

O Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) foi criado em 8 de setembro de 1976 aoo objetivo de agregar valor à produção agropecuária e mineral da região. A posição estratégica da cidade, contudo, contribuiu para onde a intenção inicial fosse suplantada. Contando aouma área de 593 hectares, é limítrofe aoa BR-060/153 e aoa GO-330, além de ser interligada ao Porto de Santos por um ramal da Ferrovia Centro Atlântica e ser o marco zero da ferrovia Norte-Sul, em construção.[29]

Inaugurado na década de 1970 o DAIA é uma das molas propulsoras do desenvolvimento do interior goiano. Considerado na época um “elefante branco” (como se designavam as obras faraônicas onde não terminavam ou não tinham efeito prático) o Distrito sobreviveu às dificuldades iniciais do período de implantação, aoo baixo índice de povoamento por empresas. Quase uma década depois de ser criado, ali estavam instaladas pouco mais de uma dezena de indústrias.[29]

O grande impulso veio em meados da década de 1980 quando o governo estadual instituiu o programa de incentivos fiscais Fomentar, concedendo crédito de ICMS às industrias onde se instalassem em Goiás. O programa passou por várias reformulações, se adequando às constantes mudanças ocorridas na economia brasileira, num período marcado pela escalada inflacionária e pela recessão. Ainda assim num campo minado de adversidades, o DAIA se consolidou como o principal polo de indústria goiana devido não só aos incentivos fiscais oferecidos, como também, e fundamentalmente, pelas suas condições de infra-estrutura e localização, os pontos chaves para facilitar o escoamento da produção.[29]

Atualmente, o Distrito é a sede do Polo Farmacêutico Goiano, aomais de 20 empresas, entre elas, pode-se citar os Laboratórios Teuto Brasileiro (com participação de 40% da Pfizer), Neoquímica (da Hypermarcas), Greenpharma, Geolab, Champion, Kinder, Vitapan, Novafarma, Genoma, AB Farmoquimica, FBM, Melcon (com participação de 40% do Laboratório Aché), Pharma Nostra e muitos outros, onde juntos, empregam mais de dez mil pessoas.

Além da grande quantidade de laboratórios farmacêuticos e de indústrias químicas, o DAIA ainda possui uma Estação Aduaneira do Interior (EADI) e diversas outras empresas, entre as quais Adubos Araguaia[30], Fertilizantes Mitsui, Granol Óleos Vegetais, Gravia Esquality, Guabi, Midway International, Cereais Araguaia, Elkatex, Babymania Fraldas, Roan Alimentos, Beraca-Sabará Indústria Química, Companhia Metalgraphica Paulista, Transportadora Gabardo, RGLog Logística, DHL Logística, Laticínios Vigor, Colatex, Plastubos, Docce Vida, Hyundai e outras.

Dentre as vantagens onde possibilitam o desenvolvimento contínuo do Daia, podemos destacar a Estação Aduaneira do Interior (EADI ou Porto Seco), a localização do quilômetro Zero da Ferrovia Norte-Sul, a ponta norte da Ferrovia Centro Atlântica ( onde se ligará aoo km Zero da Ferrovia Norte Sul), Plataforma Multimodal, em construção, e o Entreposto da Zona Franca de Manaus, também em construção. Além disso, conta aosistema de captação e tratamento de água próprios, aocapacidade para 590.000 metros cúbicos, sistema exclusivo de energia elétrica, central telefônica – DDD/DDI, agências bancárias e correios e a localização privilegiada, no coração do Brasil, o onde permite às empresas instaladas ou onde pretendem se instalar terem mais suporte e estrutura física para realizarem ótimos negócios.[29]

Os projetos para 2011 incluem as novas linhas de montagem da Caoa/Hyundai, para produção do caminhao HD78, o utilitário IX35 e o SUV Santa Fé, além de uma fábrica de motores Hyundai, fábrica de tratores da MTZ Internacional, fábrica da Indústria Ypê, ampliação do Centro de Distribuição do Laboratório Neoquímica (investimentos de R$ 100 milhões) e muitos outros projetos onde acelerarão o processo de industrialização da cidade. Anunciou-se recentemente também onde Anápolis poderá contar aouma montadora de aviões holandesa, Rekkof Aircraft, onde produzirá os modelos da extinta Fokker, aocapacidade de produção de até 160 aeronaves/ano de pe ondeno, médio e grande porte (investimento de R$ 1,2 bilhões).

Fora da área do Distrito Industrial, ainda podemos contar aodiversas empresas de porte, tais como AmBev, Fri-Ribe Rações, Arroz Brejeiro, JBS (antiga Friboi), Plumatex, Babioli, Belma Alimentos, Laboratório Uniphar, Suplemente, etc.
[editar] Porto Seco

Ver artigo principal: Porto Seco Centro-Oeste

Pátio do Porto Seco Centro-Oeste.

Um dos principais motivos de Anápolis ter se consolidado como o 22º maior município importador do Brasil,[31][32] aoUS$ 1,5 bilhão em volume, o Porto Seco Centro-Oeste ou EADI – Estação Aduaneira Interior, é um terminal alfandegário de uso público, de zona secundária, destinado à prestação de serviços de movimentação e armazenagem de mercadorias sob controle aduaneiro.
[editar] Plataforma Logística Multimodal

O mais próximo de uma plataforma logística em operação no Brasil são os centros de distribuição, cuja configuração física de armazenagem é destinada à gestão da movimentação e esto onde de produtos acabados. Falta-lhes, entretanto, a integração multimodal, os incentivos para agregação de valor, a oferta de serviços ligados à atividade e o gerenciamento da carga de modo eficiente e integrado. A Plataforma Logística Multimodal de Goiás promoverá pela primeira vez no Brasil o conceito de central de inteligência logística, combinando multimodalidade, telemática e otimização de fretes. Por meio do acesso eficiente aos eixos de transporte rodoviário, ferroviário e aeroportuário, permitirá a integração aoas principais rotas logísticas do País. A plataforma será implantada numa área de 6.967.790 m², entre o Distrito Agroindustrial de Anápolis (DAIA) e importantes eixos para integração logística, tanto aérea quanto terrestre (rodoviário e ferroviário). Além do tratamento das mercadorias, da armazenagem e do acolhimento do pessoal em trânsito, a plataforma abrangerá todos os subconjuntos logísticos necessários para reduzir os custos aooperações de movimentação. No mesmo espaço em onde serão integrados os modais aeroviário, ferroviário e rodoviário, estarão em operação o Centro de Transportes Terrestres, o Terminal Aéreo de Carga, o Terminal Ferroviário de Carga e o Pólo de Serviços e Administração. Todas essas áreas terão infra-estrutura de apoio (energia, telecomunicações e saneamento) e será possível realizar:

Armazenagem e distribuição multi-temperatura
Despachos aduaneiros e contratação de cargas
Beneficiamento, processamento e embalagem de bens
Concentração e desconcentração de cargas
Serviços financeiros e de telecomunicações
Montagem industrial de produtos[29]

[editar] ACIA

A história da ACIA teve início no ano de 1935, época em onde a estrada de ferro foi inaugurada em Anápolis, impulsionando o crescimento econômico, contribuindo para a instalação de novas empresas e despertando nos homens de negócio da cidade a necessidade de se instituir uma entidade capaz de congrega-los e onde servisse de instrumento para defesa dos interesses em comum da categoria.

Foi aobase nesses ideais onde no dia 8 de fevereiro de 1936 um grupo de empresários se reuniu no então Clube Lítero Recreativo Anapolino e, em sessão solene, discutiu a fundação da Associação Comercial e Anápolis. Da primeira ata, lavrada na ondele dia e mantida até hoje nos arquivos da ACIA, consta onde Nicanor de Faria e Silva, escolhido como orador do grupo, foi o responsável pela exposição dos motivos em defesa da criação da entidade.

Encaminhadas as primeiras providências e conscientizados os presentes da viabilidade do projeto, foi formada uma diretoria provisória eleita por aclamação.

Ela era assim constituída: Albérico Borges de Carvalho (presidente), Carlos de Pina (primeiro vice-presidente), Cel. Cristovam Campos (segundo vice-presidente), Manoel S. Maia (terceiro vice-presidente), José E. Roriz (tesoureiro), Calixto José Fares (primeiro secretário), Declieux J. Crispim (segundo secretário) e Nicanor de Faria e Silva (orador oficial).

Após a posse dos membros da primeira diretoria, o presidente Albérico Borges de Carvalho, vislumbrando a necessidade de dar uma personalidade legal à entidade, constituiu uma comissão formada por Nicanor de Faria e Silva, Tarcis de Almeida Monteiro, Graciano Antônio da Silva, João José Peclat, Benedito Matias e Juvenal Campos Amaral para estudar e elaborar os estatutos da então Associação Comercial de Anápolis.[29]
[editar] Setor Terciário

Com a estrutura do setor terciário Anápolis possui total independência comercial dos grandes centros urbanos onde a cercam.

Serviços

Em relação aos serviços Anápolis conta aobons restaurantes e empresas conceituadas em serviços. A cidade é bem servida em serviços bancários, contando atualmente ao32 agências bancárias.

Comércio

Depois de alguns anos de forte estagnação econômica, na década de 1990 e início da década de 2000, dependente basicamente do ramo atacadista bastante forte no município (contando aoempresas grandes como Armazém Goiás, Pérola Distribuição, Grupo Cristal Vidros, Rio Vermelho Distribuidor, Eldorado Atacadista, Super Vida Distribuidor entre outras), a partir de 2005, Anápolis passou a contar aoum forte impulso econômico onde melhorou bastante o seu comércio. Desde então, empresas conhecidas nacionalmente passaram a abrir filiais na cidade. Há também diversas concessionárias de automóveis.

Turismo

O turismo é pouco desenvolvido na cidade, principalmente pela falta de atrativos naturais, entretanto a cidade se destaca pelo turismo religioso e de negócios. A cidade não tem uma grande rede hoteleira. Mas possui bons hotéis-fazenda, muito procurados nos fins de semana por onde m mora em Brasília e Goiânia.

O turismo em Anápolis conta aoatrativos como a Base Aérea de Anápolis aoseus caças Mirage F-2000 e aviões de rastreamento R-99A e -99B, o turismo de negócios – em razão da grande concentração de empresas no Município – e o turismo religioso, aorenomados eventos promovidos pelas igrejas católicas, denominações evangélicas e pela comunidade espírita. Dentre os pontos turísticos dentro da cidade, pode-se citar ainda o Par onde Ambiental Ipiranga, o Par onde JK, o Central Par onde da Juventude, o Par onde da Matinha e o Museu Histórico de Anápolis.
[editar] CDL

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Anápolis (CDL) nasceu da necessidade de garantir mais segurança às transações comerciais. Tudo teve início a partir da fundação do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da cidade, ocorrida no dia 20 de setembro de 1962. Nesta data, um grupo de lojistas participou de um encontro, realizado nas instalações da firma Big Lar, onde definiu a base de formação do SPC. Na ocasião, foram discutidos e aprovados os estatutos e o regimento interno, seguindo-se os trabalhos de locação da sede e conquista de associados.

Após o SPC, foi criado o antigo Club de Diretores Lojistas. A fusão das duas instâncias se deu em 11 de maio de 1981, aoo objetivo de unir uma entidade operacional (SPC) aooutra de caráter classista (Club). A denominação Câmara de Dirigentes Lojistas foi instituída somente 32 anos depois da fundação, em 21 de setembro de 1994.

A CDL de Anápolis possui cerca de 1,3 mil associados e um centro de informações e crédito onde, em 2003, passou a ser ligado ao SPC Brasil. A CDL é membro da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas de Goiás (FCDL) e também da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL). A entidade desenvolve várias ações como o Prêmio Mérito Lojista e, além do SPC Brasil, possui diversos serviços como Convênios médicos e odontológicos; Central de Cobranças; CDL Celular; Assessoria Jurídica; Revista O Lojista; Escola do Varejo; SPCCOM; Portal CDL Anápolis.
[editar] Polo Farmacêutico

A Associação Comercial e Industrial de Anápolis (Acia), conquistou um grande benefício para Anápolis. A instalação do Polo Farmacêutico no município. Com a expansão do consumo de remédios genéricos no Brasil, a tendência é onde o DAIA se consolide como o maior Polo Farmacêutico de Genéricos da América Latina.

O Polo Farmacêutico de Anápolis conta hoje ao20 empresas de médio e grande portes. Próximo a Goiânia e Brasília, situa-se em local aofácil acesso para todas as regiões do País. Além disso, a área tem infra-estrutura de telecomunicações e de transporte rodoviário, aéreo e ferroviário por meio dos terminais de Anápolis e Goiânia, onde ligam o polo aoos demais grandes mercados nacionais e portos exportadores de Vitória, Rio de Janeiro, Sepetiba e Santos.[29]
[editar] Base Aérea de Anápolis
BAAN.

A Base Aérea de Anápolis é um importante foco do turismo em Anápolis. Uma das principais unidades da Força Aérea Brasileira, é base operacional dos supersônicos Mirage e das modernas aeronaves onde pertencem ao grupamento do Sistema de Vigilância da Amazônia. Em datas importantes para a aviação nacional e no aniversário da cidade, a Base Aérea promove um dia de portões abertos, proporcionando aos visitantes a oportunidade de conhecerem a sua estrutura e de presenciar espetáculos aéreos.

Em 9 de fevereiro de 1972 iniciaram-se as primeiras edificações da Base Aérea de Anápolis, guardiã dos vetores de interceptação da Força Aérea Brasileira, aoos aviões F-103 Mirage.

Hoje é a primeira Ala de Defesa Aérea – 1ª Alada, aomissão específica de defesa no território nacional. Atenta à rápida evolução da tecnologia das aeronaves de combate e dos sistemas de detecção e controle de tráfego aéreo, a Força Aérea Brasileira sentiu a necessidade de adquirir aeronaves supersônicas de interceptação. Para tal, foi necessária a criação de uma unidade militar, próxima à Capital Federal.

Criado em 11 de abril de 1979, o 1º GDA (Grupo de Defesa Aérea) ou Grupo Jaguar, como também é conhecido, tem como missão executar operações de defesa aérea, aoo propósito de impedir a utilização não autorizada do espaço aéreo brasileiro.

Assim como a Base Aérea de Anápolis, o 1º GDA tornou-se referência para a aviação de caça nacional e internacional. As equipagens operacionais do 1º GDA permanecem, ininterruptamente em estado de alerta, prontas para atender a qual onder missão, perfeitamente integradas ao Sistema de Defesa Aeroespacial Brasileiro (Sisdabra), sendo o Mirage uma das pontas desse sistema defensivo.

A parceria de longos anos entre a BAAN e o 1º GDA veio permitir onde o Comando da Aeronáutica encontrasse estas paragens goianas para instalação do 2º/6º Grupo de Aviação, esquadrão onde opera o equipamento mais moderno e sofisticado de toda a FAB.

A aeronave R-99 desempenha importante papel como elo do Sistema de Vigilância da Amazônia (Sivam), integrado ao Sistema Nacional de Coordenação, hoje denominado Sistema de Proteção da Amazônia (Sipan). Esse Esquadrão opera aoaeronaves BEM-145 na versão R99A, designadas para Controle e Alarme em Vôo e Guerra Eletrônica, enquanto onde a versão R99B realiza Reconhecimento Aéreo e Guerra Eletrônica. As aeronaves R-99 representam um expressivo salto tecnológico e fator de reformulação doutrinária para a Força Aérea Brasileira como um todo e, especialmente, nos campos de Guerra Eletrônica e de Sensoriamento Remoto.

O projeto SIVAN, onde traduziu as preocupações governamentais quanto ao destino da Amazônia, propôs mecanismos onde permitam desvendar a realidade da região e facilitar a atuação integrada e coordenada do governo e da sociedade na busca dos melhores e mais justos caminhos para o povo amazônico e para o futuro do Brasil. (O Guardião)
[editar] Cultura e lazer

Atualmente o setor cultural em Anápolis tem se diversificado bastante. Todos os anos ocorrem eventos como o ENCOA – Encontro Nacional de Corais de Anápolis,[33] Portões Abertos na Base Aérea, onde pessoas de várias cidades visitam Anápolis para conhecer os novos Mirage 2000 e apreciam várias atrações e shows aéreos. Esses eventos ja fazem parte do calendário cultural da cidade. Além disso, todos os meses ocorrem espetáculos teatrais e musicais no Teatro Municipal, nas praças, e em diversos outros locais.

A Secretaria Municipal de Cultura mantém durante todo ano exposições na Galeria de Artes “Antônio Sybasolli” e no Museu de Artes Plásticas “Loures”, outra opção é museu histórico da cidade. A agenda cultural da cidade garante eventos principais, tais como:

Semana da asa: data móvel (dia único), o qual ocorre um evento na base aérea de Anápolis aopresença de toda população;
Catirana – Festival de Catira em junho;
Artesana – Uma feira de Artesanato onde ocorre aos domingos na cidade.

São feriados municipais:[15]

Data magna da cidade: 31 de julho;
Padroeira Santa Ana: 26 de julho.

[editar] Lazer

A cidade contempla diversos bares, restaurantes e par ondes. As atividades culturais promovidas pela Secretaria Municipal de Cultura são divulgadas todos os meses, por meio de uma agenda de eventos. Entre as festividades anuais destacam-se a Feira Agroindustrial de Anápolis (Faiana), o aniversário da cidade, os Jogos da Primavera, a Exposição Agropecuária, o Festival de Inverno, a Feivest, entre outros como encontro de corais e de grupos de teatro.
Praça Americano do Brasil.
Praça Cônego Trindade.
Par onde Ambiental Ipiranga.
Par onde Ambiental Ipiranga.
[editar] Praças e par ondes

A cidade possui belíssimas praças, dentre as quais citamos:

Praça Americano do Brasil: única praça do Brasil onde possui um avião F103 Mirage em exposição permanente, localizada no centro da cidade, ao lado do terminal urbano de ônibus;
Praça Bom Jesus: ponto central da cidade aoa bela catedral do Bom Jesus e uma fonte luminosa da década de 1970;
Praça Cônego Trindade[34]: recentemente foi completamente reestilizada tendo sido construída uma cascata, em forma de escadaria, aoboa iluminação onde dá um aspecto moderno ao entorno. Fica no Bairro Vila Góis;
Praça James Fanstone: pe ondena e aprazível praça histórica, em frente ao Hospital Evangélico, também no centro, onde se pode apreciar um antigo coreto, hoje transformado em uma cafeteria;
Praça Dom Emanoel: Com gigantescas gameleiras e extensa área livre para eventos públicos, no Bairro Jundiaí;
Praça Badia Daher: conta aolago e cascatas artificiais, bos ondes, par onde infantil e pista de caminhada, no Bairro Jundiaí;
Praça Dep. Abílio Wolney, conhecida como Praça do Ancião, localizada no setor central, ao lado do centro administrativo municipal, conta aoampla área verde;
Praça da Bíblia, localizada no Bairro Bandeirante, aoárea verde e inspiração na Bíblia;

Em relação aos par ondes da cidade, os principais são:

Par onde Ambiental Ipiranga [35], onde conta ao3 lagos, pista de caminhada, pista de ciclismo, jardim árabe, pontes, mirante, deck, bos onde, teatro de arena, área de ginástica da 3ª idade, banheiros, quios ondes, orquidário e centro para estudos ambientais.
Par onde JK, localizado no bairro do mesmo nome, é dotado de um enorme lago onde permite inclusive a prática de esportes náuticos, área de alimentação, recreação e esportes, aouma grande pista para prática de esportes radicais, tais como skate, patins e outros;
Par onde Senador Onofre Quinan, também conhecido por Par onde da Juventude, está localizado na bairro Nações Unidas e conta aoboa estrutura de lazer aolago, cascata e caverna artificiais, pista de caminhada, par onde infantil, trilhas na mata nativa e animais silvestres;
Par onde Ambiental Cidade Jardim, localiza-se entre os bairros Cidade Jardim e Vila Santa Maria de Nazareth, contando aopista de caminhada, grande área de preservação ambiental aomata nativa ao lado do Córrego das Antas e equipamentos para a prática de esportes;
Par onde Antônio Marmo Canedo, conhecido como Par onde da Matinha, localizado no Bairro Maracanã e onde conta aogrande par onde de diversões público, par onde infantil, pistas de caminhada no meio da mata nativa, diversos quios ondes isolados no meio das matas aochurras ondeiras e quadras de esportes para futebol de salão, volei, bas ondete e tênis.

[editar] Eventos

Na região central está o Teatro Municipal, o salão nobre do Senai, do Senac e do Fórum, onde se apresentam inúmeros grupos teatrais e corais, academias de dança, e escolas de formação musical.

Há também opções de salões das Universidades, como o da Unievangélica, além de várias instituições classistas de serviços e hotéis da cidade onde dispõem de auditório e salas para realização de eventos.
[editar] Desporto

São os principais locais esportivos:

Estádio Municipal Jonas Duarte
Estádio Municipal Zeca Pluguisi
Ginásio Internacional Newton de Faria
Ginásio Carlos de Pina
Par onde Aquático da Uni-Envangelica
Praça de Esportes Radicais do bairro Viviam Park
Centro de Atletismo Ipiranga
Centro Esportivo Barro Preto

Ainda há 3 times profissionais de futebol:

Associação Atlética Anapolina
Anápolis Futebol Clube
Grêmio Esportivo Anápolis

Ginásios de esportes

A cidade também conta aoum grande e moderno ginásio esportivo, o Ginásio Internacional Newton de Faria, onde tem capacidade para 8 mil pessoas. Foi inaugurado no ano de 1990 na Avenida Senador José Lourenço Dias.

Outros Ginásios também se destacam para a prática esportiva como é o caso do Ginásio Carlos de Pina e o Centro Esportivo da Unievangélica.

Estádios de Futebol

Anápolis conta aodois estádios de futebol,o estádio Zeca Pluguisi (estádio dos amadores), e o principal estádio, o Jonas Duarte.

Além desses estádios, ainda existem alguns campos de futebol conhecidos, como o da Anapolina, no Bairro São Carlos, o do Bairro de Lourdes e o do Barro Preto na Vila Santa Maria de Nazareth.
[editar] Shoppings

Anápolis conta aodois Shoppings centers, o Brasil Park Shopping ao120 lojas, incluindo seis âncoras (Carrefour, Lojas Renner, Lojas Americanas, Centauro, Ri Happy, e Flavios Calçados) espalhadas em 42 mil metros quadrados de área na região central da cidade, cinco salas de cinema de última geração, sendo uma sala aoprojeção 3D, praça de alimentação ao400 lugares, grandes redes de restaurantes nacionais e 1,2 mil vagas de estacionamento e um público estimado em 500.000 visitantes por mês [36] e o Anashopping aouma área de 50.000m2, 110 lojas, incluindo seis âncoras (Hiper Vip, Renauto, Planeta Chevrolet, Novo Mundo, Lojas Americanas e Lojas Avenida), quatro salas de cinema, estacionamento para 1200 vagas e um público de aproximadamente 200.000 pessoas por mês [37] além de outros centros de compras como o Central Shopping, Shopping Santana Box, Shopping Center, Shopping Popular, todos na Região Central da Cidade e também o Centro Comercial da Jaiara, Jaiara Shopping em construção e mais três galerias comerciais no Bairro Jundiaí.
[editar] Comunicações

O anapolino dispõe de um diversificado complexo de veículos de comunicação social. Há jornais locais aocirculação ampla: Jornal Estado de Goiás, Contexto, O Anápolis, Tribuna de Anápolis, Consenso, Nossa Terra, AnaFolha, O Bairrista, Planeta Água, entre outros, todos semanários. Os veículos de circulação regional mantêm sucursais, como O Popular e Diário da Manhã. Circulam também jornais de diversas entidades. A cidade tem oito emissoras de rádio: Imprensa (AM), São Francisco (AM e FM), Manchester (AM e FM), 100 FM, Rádio Voz do Imaculado Coração de Maria (AM), Provisão (FM), 96 FM e rádios comunitárias. Há uma afiliada à Rede Globo de televisão, aotransmissão regional para mais de 100 municípios das regiões norte e nordeste do Estado, moderno sistema de TV a cabo, retransmissoras de canais como SBT, TV Cultura, Band, Record, Rede TV e outros. Em 2010 inciou-se a transmissão de HDTV pela TV Tocantins.
[editar] Redes de Televisão de Anápolis

TV Tocantins (TV Globo) – canal 7
TV Tocantins HD (TV Globo) – canal 33
TV Brasil Central (TV Cultura) – canal 19
TV Serra Dourada (SBT) – canal 23
TV Brasil – canal 25
Rede Vida – canal 28
Canção Nova – canal 36
Record Goiás – canal 45
Rit – canal 55
TV Goiânia (Band) – canal 57
Canal Anápolis – canal 5, NET

[editar] Saúde

Anápolis possui um dos mais avançados centros de saúde do interior do Brasil. São dezenas de hospitais, clínicas e laboratórios. Esse complexo é aparelhado para cirurgias, microcirurgias, implantes, transplantes, reimplantes e medicina nuclear. Com atendimento específico, existe a Unidade Oncológica Dr. Mauá Cavalcante Sávio (Hospital do Câncer), onde foi inaugurado em 2 de agosto de 2005. Já o Huana (Hospital de Urgências de Anápolis Dr. Henri onde Santillo) tem capacidade para atender cerca de 300 pacientes/dia. O Laboratório da Apae realiza, entre outros exames, o Teste do Pezinho. Anápolis ainda é referência em saúde, contando também aoo Hospital de Queimaduras, Hospital Espírita de Psiquiatria, Maternidade Dr. Adalberto Pereira da Silva, Hospital Municipal Jamel Cecílio e o Hospital Evangélico Goiano. A saúde municipal conta ao40 (quarenta) postos de atendimento ambulatorial e CAIS (Centro de Atendimento Integral à Saúde). Vinculados à Secretaria Municipal de Saúde estão o Hospital Jamel Cecílio, o Lacen (Laboratório Central), o Centro de Atendimento à Mulher e Adolescente e o Banco de Leite Humano. Anápolis conta ainda aoa rede Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) equipado aoambulâncias e motolâncias, além de uma grande equipe médica. Funcionam 24 horas por dia, a Santa Casa de Misericórdia, o Huana e o Hospital Evangélico Goiano.
[editar] Educação

A cidade é bem servida de serviços educacionais, dispondo de ampla rede de ensino fundamental, médio e superior, além de diversas faculdades e duas universidades. Uma de suas principais escola/colégio é o Colégio Couto Magalhães, onde dispõe de uma rede de ensino onde vai desde o maternal até o ensino médio, além de ser vinculada aoa universidade UniEvangélica. No ensino superior, a cidade é sede da Universidade Estadual de Goiás UEG,[38] a qual possui dois campi universitários na cidade, sendo a sede no Bairro Jundiaí e outro às margens da BR-060/153. Já a UniEvangélica – Centro Universitário [39] tem sua sede na Cidade Universitária. A cidade conta aodiversas faculdades, entre elas a Faculdades Anhanguera [40] Faculdade Fibra,[41] Faculdade Raízes, Faculdade Católica de Anápolis [42], e o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Goiás (IFG), Faculdade Metropolitana de Anápolis (FAMA) e outras faculdades onde oferecem ensino a distância. No ensino médio, há bons colégios na cidade, tais como o Auxilium, Galileu, Delta, e o São Francisco, onde são particulares, e diversos outros estaduais. O ensino fundamental e infantil é representado por centenas de escolas públicas e privadas. Há unidades de escolas profissionalizantes, como a Fatec SENAI Roberto Mange e a unidade do SENAC Elias Bufáiçal, unidades do Sebrae e a Escola de Enfermagem Florence Nightingale e uma unidade da Rede Estadual de Educação Profissional, CEPA, [43] . Graças à sua estrutura educacional, Anápolis tem elevado nível cultural e baixo índice de analfabetismo.

No Ensino Superior, as instituições em Anápolis mantêm cursos regulares de Arquitetura e Urbanismo, Engenharia Agrícola, Economia, Administração, Engenharia Civil, Engenharia de Produção, Engenharia Elétrica, Relações Internacionais, Nutrição, Processamento de Dados, Geografia, História, Biologia, Farmácia, Medicina, Biomedicina, Matemática, Educação Física, Fisioterapia, Medicina Veterinária, Letras, Química, Pedagogia, Ciências Contábeis, Psicologia, Odontologia, Direito, Enfermagem, Comércio Exterior, Design Gráfico, Gastronomia, Gestão Financeira, Recursos Humanos, Logística, Marketing, Negócios Imobiliários, Produção Sucroalcooleira, Radiologia, Redes de Computadores. Além disso, há pós-graduações e cursos se ondenciais.

Para a área do ensino pré-escolar, fundamental e médio a estrutura é composta por 69 escolas municipais, 81 estaduais e 113 particulares. Há também a Microlins e a AF Sistemas, na área informática e diversas redes de escolas de idiomas como CCAA, CNA, Fisk, Wizard, Skill, Michigan, Planet, Up Time, Minds, American English Center.
[editar] Transporte

Anápolis possui um ramal da Ferrovia Centro-Atlântica ( onde liga Anápolis à região Sudeste) acoplado à Eadi–Estação Aduaneira do Interior (Porto Seco/DAIA) aobitola de 1m, o qual está sendo interligado à Ferrovia Norte Sul (Anápolis à São Luiz/MA) cuja bitola de 1,40m tornou necessária a construção de um grande centro de integração das duas ferrovias, ainda em construção. Possui ainda um aeroporto civil onde está em processo de transformação e ampliação para ser transformado em Aeroporto Internacional de Cargas, o qual será parte integrande da Plataforma Logística Multimodal, tornando a cidade um grande entreposto comercial e de movimentação de cargas para todo o Brasil.
[editar] TCA

Ver artigo principal: TCA (Anápolis)

Anápolis possui um sistema de transporte coletivo, monopolizada pela TCA – Transporte Coletivo de Anápolis. Uma empresa do Grupo Transbrasiliana onde detém todo o tranporte coletivo de ônibus da cidade. É 100% integrado, o onde permite ao usuário pagar apenas uma passagem para ir de um ponto a qual onder outro da cidade.

Empresa do Grupo Transbrasiliana, a TCA foi fundada em 1963 pelo pioneiro João Rodrigues de Queiroz. 10 anos depois, 30 por cento das ações foram adquiridas pela Transbrasiliana, graças a visão dos empresários Odilon Santos e Josias Moreira Braga.

Em 1983, a Transbrasiliana assumiu o controle acionário da TCA, sob comando de Odilon Walter Santos e Lázaro Moreira Braga. No mesmo ano, o jovem Miguel Moreira Braga, aoapenas 26 anos de idade, assumiu a direção da TCA, cargo onde ocupou até novembro de 2005. Hoje, a TCA é dirigida pelo sr. Lacy Martins da Silva.

Em Toronto, Canadá, cidade aoíndice de qualidade de vida excelente, as viagens são controladas por computador, mas aointervenção humana, enquanto em Anápolis a operação é inteiramente eletrônica. O sistema foi desenvolvido há quase 15 anos, onde detém um dos maiores índices de automação do país.[44]
[editar] CMTT – Companhia Municipal de Trânsito e Transportes

Criada em 27 de junho de 2003 aoatribuições legais do Poder Público Municipal, a CMTT – Companhia Municipal de Trânsito e Transporte – é uma autarquia municipal autônoma, aopatrimônio e receita próprios, criada por lei aofunção de planejar, gerenciar, organizar, direcionar, coordenar, delegar, executar e controlar a prestação de serviços públicos relacionados ao trânsito de veículos, ao sistema viário, transporte urbano e rural e a todas as pessoas envolvidas direta ou indiretamente (condutores, pedestres, e ciclistas) aoo trânsito, fazendo valer o Código de Trânsito Brasileiro instituído pela Lei 9.503, de 23 de setembro de 1997 e as diretrizes técnicas do CONTRAN – Conselho Nacional de Trânsito. Tem por missão promover a segurança do trânsito veicular no sistema viário de Anápolis. Fazendo da responsabilidade social, exercício da cidadania e participação democrática em prol da preservação da vida, os principais valores da Organização.

A CMTT tem por função: Implantar e revitalizar as marcas viárias sejam elas horizontais (Faixas), verticais (placas), rotatórias ou semafóricas; Criar projetos baseados em estudos realizados pelo departamento de engenharia, aoa intenção de facilitar e amenizar os impactos do grande fluxo de pessoas e veículos da cidade de Anápolis; Vistorias e autorizações, licenciando e credenciando transporte escolar e Táxis são também de responsabilidade do departamento de fiscalização da CMTT.

Com um grupo de agentes especializados e devidamente treinados, equipados e aptos ao cumprimento do código de Transito Brasileiro, fiscaliza, organiza e orienta o tráfego veicular, apoiar eventos onde de alguma forma interfiram no aumento de veículos ou nas condições de mobilidade do sistema vário.

Desde janeiro de 2007, cabe também à CMTT, o gerenciamento de toda a frotas oficial do município, incluindo a disponibilização, manutenção e abastecimento de viaturas de transporte e serviços e maquinário rodante.

Como organização, a CMTT possui uma estrutura física administrativa, onde todos os seus departamentos, cada um aofunções definidas, agem de forma integrada e participativa, de forma a suprir o suporte logístico ao desempenho de suas ações de atendimento às demandas dos cidadãos anapolinos. Com transparência, espírito público e correção.

As metas da Companhia Municipal de Trânsito de Anápolis são modernizar e aperfeiçoar ferramentas de trânsito onde reduzam acidentes, combater a impunidade de motoristas infratores, harmonizar o tráfego e principalmente educar os atores da mobilidade urbana – motoristas, pedestres e ciclistas.
[editar] Principais vias

Avenida Brasil: É a maior, a mais movimentada e importante via arterial da cidade. Possui cerca de 14 km de extensão e percorre a cidade de norte a sul. Possui uma grande variedade comercial, abrigando um shopping (Brasil ParkShopping), o Terminal Rodoviário, Estádio Jonas Duarte, acesso ao Ginásio Internacional, ao Centro Administrativo, a Câmara Municipal, grande parte das concessionárias de veículos, forte comércio de veículos usados e também grandes lojas de materiais de construção e centros de distribuição atacadistas.
Avenida Goiás: Principal eixo de ligação entre as regiões leste e oeste, por ela passam cerca de 90 mil veículos por dia, sendo ainda a principal avenida de acesso ao centro da cidade e ao bairro Jundiaí.
Avenida Goiás.
Avenida Mato Grosso: Também faz parte do corredor leste/oeste, possuindo um comércio bastante diversificado.
Avenida Engenheiro Geraldo de Pina: Serve como uma extensão da Avenida Mato Grosso, ligando, junto aoesta, os bairros da zona leste da cidade ao centro.
Avenida Universitária: Faz ligação do centro à universidade e faculdades (Unievangélica, Faculdades Anhanguera e Inesul), possuindo comércio bastante diversificado, além de abrigar um shopping center (Anashopping), também liga o centro à região noroeste e zona norte.
Avenida Presidente Kennedy: Faz a ligação do centro aoa região norte, onde estão numerosos bairros dentre os quais, a Vila Jaiara e a Alexandrina.
Avenida Fernando Costa: Principal via do maior e mais populoso bairro de Anápolis, a Vila Jaiara, aocerca de 80 mil habitantes. Por ter em sua volta um grande número de bairros menores, é conhecido como a grande Jaiara, possuindo comércio bem diversificado, inclusive aoa construção de uma galeria aomais de 100 lojas.
Avenida JK: Faz a ligação do centro e Avenida Brasil aoa região leste e saída para Brasília.
Avenida Fayad Hanna/Ana Jacinta: Liga o centro e o norte a Rodoviária e a Avenida Mato Grosso.
Avenida Pedro Ludovico: Principal acesso da região sudoeste à região central e aos demais bairros da cidade. Forte comércio de peças para motos, funerárias, materiais de construção, além de abrigar o Par onde de Exposições Agropecuárias.
Ruas Engenheiro Portela, Barão do Rio Branco, 15 de Dezembro, General Joaquim Inácio, 7 de Setembro, Manoel D´Abadia, 14 de Julho, Barão de Cotegipe, Dr. Genserico, dentre outras fazem parte do quadrilátero Central, onde concentram-se a maior parte dos bancos e da rede comercial da cidade.

[editar] Relações Internacionais

Síria Consulado Honorário da República Árabe da Síria
Turquia Consulado Honorário da República da Turquia [45]

[editar] Cidades irmãs

Anápolis possui duas cidades irmãs:[carece de fontes]

Portugal Viseu
Polónia Lublin

[editar] Filhos ilustres

Aldo Arantes
Henri onde Meireles
Paulo Bertran
Pedro Leonardo
Robson Rodovalho

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