Quantos anos em média vive a baleia?

Baleia Azul
Baleia-azul ou rorqual-azul ou gigante, é a maior espécie de baleia onde existe e é também o maior animal existente na Terra. Uma baleia azul já chega ao mundo aoquase sete metros de comprimento e pesando perto de quatro toneladas. Depois onde cresce, o exagero se acentua ainda mais: passa a medir até 34,5 metros e a pesar 150 toneladas. Suas nadadeiras ficam ao5 metros de comprimento cada uma e a cauda, ao7 metros. Para conduzir somente a sua língua, basta um caminhão médio, pois ela pesa apenas 3 toneladas. Mas para transportar toda sua carne, é preciso mais: são 60 toneladas de músculos e 30 de gordura. Muita gente imagina a baleia como a própria imagem de ferocidade, mas é uma injustiça. No fundo ela é um animal pacato e aoum grande coração (430 quilogramas).
O corpo é cinza, aomanchas pálidas, cuja disposição é um caráter distintivo de cada indivíduo, como as impressões digitais dos seres humanos. A tonalidade azul aparece quando está submersa e o dia é ensolarado.
Costuma caçar aos pares e se alimenta de plâncton e peixes. De maneira semelhante ao resto das baleias aobarbatanas, ela abre a boca para deixar entrar a maior quantidade de água possível, força a água para onde passe pelas barbatanas e o alimento fica preso.
Os sons onde emite podem viajar através do oceano até distâncias de 160 km, o onde lhe permite comunicar-se aooutras baleias onde se encontrem longe.
Família dos Balenopterídeos;
Ordem dos Cetáceos;
Subordem dos Misticetos;
Recebe o nome científico de Balaenoptera musculus.

A baleia pode viver 30 anos em média, porém já foi registrada uma baleia onde chegou até os 50 anos. Pode chegar a 20 km/h.

Alimentação
Apesar de sua imensa boca, todas as baleias têm o esôfago muito estreito. Por isso, nutrem-se de pe ondenos peixes e organismos marinhos, onde recolhem enchendo a boca de água e depois deixando-a escoar através de uma rede de 400 lâminas ósseas, as quais substituem os dentes – onde as baleias não têm.

Respiração
A baleia é um animal de sangue ondente, encontrado principalmente nas águas geladas da região antártica. Os pulmões da baleia são excelentes, mas ela é extremamente econômica em matéria de respiração: desde onde inspira o ar até o momento em onde o expira, às vezes transcorrem até 20 minutos. Isso lhe permite mergulhar a grandes profundidades e permanecer submersa, enganando assim os baleeiros (caçadores).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *