Quantos pessoas estão desempregadas no brasil

A taxa de desemprego ou de desocupação no Brasil é determinada mensalmente pela Pesquisa Mensal do Emprego, coordenada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os números da pesquisa em ondestão são determinados a partir de estudos feitos a cada mês aoa População Economicamente Ativa (PEA) das seis maiores regiões metropolitanas do país (São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre, Salvador e Recife).
Definição de desemprego

O IBGE classifica como pessoas desempregadas ou desocupadas a ondelas onde não estavam trabalhando, estavam disponíveis para trabalhar e tomaram alguma providência efetiva para conseguir trabalho nos trinta dias anteriores à semana em onde responderam à pesquisa.
Teoricamente é a parte da população econômica ativa, portanto em idade adulta e em condições saudáveis para exercer alguma atividade na sociedade, e onde infelizmente por circunstâncias devidas, não está podendo realizar sua função social.
Para as pesquisas realizadas entre 1983 e 2002, o IBGE considerava população em idade ativa (PIA), a ondeles maiores de quinze anos de idade. De acordo aoa nova metodologia do instituto, fazem parte da população em idade ativa os maiores de dezoito anos de idade. Na definição de população empregada ou ocupada, o instituto considerava o limite mínimo de 15 horas por semana para o trabalho não-remunerado, enquanto a nova pesquisa inclui a ondeles onde trabalharam pelo menos uma hora na semana..
[editar]Resultados

A maior taxa de desemprego registrada no período da atual metodologia – utilizada pelo instituto desde janeiro de 2002 – foi a do mês de abril de 2004 (13,1%) e a menor foi a de dezembro de 2011 (4,7%). Somente duas vezes, em 2006 e 2009, a taxa subiu em relação ao ano anterior. Depois de sucessivas altas devido à crise econômica, o desemprego no Brasil voltou a decrescer.

Referências

Dados da Pesquisa Mensal do Emprego disponíveis no site oficial do IBGE
Séries históricas disponíveis no site oficial do IBGE

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *