Quantos são os oceanos?

Oceano



Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.





Nota: Para outros significados de Oceano, ver Oceano (desambiguação).


Animação que exibe todos os oceanos do planeta. Um corpo de água contínuo que cerca a terra, o oceano global é dividido em áreas principais. Cinco divisões oceânicas são contadas geralmente: Pacífico, atlântico, índico, ártico, e antártico; os últimos dois alistados são consolidados às vezes nos primeiros três

Animação que exibe todos os oceanos do planeta. Um corpo de água contínuo que cerca a terra, o oceano global é dividido em áreas principais. Cinco divisões oceânicas são contadas geralmente: Pacífico, atlântico, índico, ártico, e antártico; os últimos dois alistados são consolidados às vezes nos primeiros três

Um oceano (de Ωκεανός, “Okeanos”em grego) é um corpo principal da água salina, e um componente principal da hidrosfera. Aproximadamente 71% da superfície de Terra (uma área de uns 361 milhões de quilômetros quadrados) é coberta pelo oceano, um corpo de água contínuo que geralmente é dividido em diversos oceanos principais e mares menores. Mais do que a metade desta área está sobre 3.000 metros (9.800 pés) de profundidade.


Quase três quartos (71%) da superfície da Terra é coberta pelo oceano (Cerca de 61% do Hemisfério Norte e de 81% do Hemisfério Sul). Este oceano global interconectado de água salgada é dividido pelos continentes e grandes arquipélagos em cinco oceanos, como segue:



As fronteiras entre os oceanos são estabelecidas pela Organização Hidrográfica Internacional. Regiões menores dos oceanos são conhecidas como mares, golfos, estreitos, etc.


Veja água do mar para uma discussão detalhada da composição da água do oceano, mais notavelmente sua salinidade.







Índice

[esconder]



[editar] Maior profundidade

































Oceano Profundidade Localização
Oceano Antártico 7.235 metros (23.730 pés)
Fossa Sandwich do Sul
Oceano Ártico 5.450 metros (17.881 pés)
Litke Deep, Bacia da Eurásia
Oceano Atlântico 8.648 metros (28.374 pés)
Fossa de Porto Rico
Oceano Índico 7.725 metros (25.344 pés)
Fossa de Java
Oceano Pacífico 10.911 metros (35.840 pés)
Fossa das Marianas
Mar Mediterrâneo 5.121 metros (17.220 pés)
Mar Jônico
As entradas em negrito são os extremos da Terra.


[editar] Exploração


O estudos dos oceanos da Terra é chamado oceanografia. As viagens na superfície do oceano com o uso de botes datam de tempos pré-históricos, mas só nos últimos tempos as explorações submarinas se tornaram possíveis e comuns.


O ponto mais profundo do oceano são as Fossas Marianas, localizadas no Oceano Pacífico, próximos às Ilhas Marianas. Elas têm uma máxima profundidade de 10.911 metros. Elas foram totalmente inspecionadas em 1960, pelo batiscafo da Marinha britânicaChalenger II“, que deu seu nome à parte mais profunda da fossa, o “Profundo de Challenger”.



[editar] Fenômenos característicos


Os oceanos são ambientes totalmente diferentes do terrestre. Assim, esse ambiente é dominado por fenômenos muito peculiares que não ocorrem em terra, como as marés, as ondas, as correntes marinhas, vórtices, etc.



[editar] Origem das águas


No meio ambiente terreno a água na forma como a conhecemos encontra-se num estado intermediário entre o estado gasoso vapor e o sólido gelo, quando exposta as intempéries , o calor da crosta terrestre, os raios solares , aos ventos, a pressão atmosferica, promove a evaporação e precipitação desse liquido sobre o proprio mar e os continentes, dando inicio ao ciclo das águas, responsável pela sedimentação do fundo do mar e a salinização dos oceanos.



[editar] Biologia


Segundo a hipótese de Oparin, a vida surgiu no oceano e evoluiu durante bastante tempo neste ambiente, vindo a ocupar o ambiente terrestre apenas em épocas mais recentes (veja escala de tempo geológico e Experiência de Miller-Urey). Dessa forma, os organismos menos “evoluídos” encontram-se no oceano, como as esponjas e cnidários. Veja Biologia Marinha para uma descrição sucinta dos organismos marinhos.



[editar] Relevo


Algumas feições notáveis da geomorfologia oceânica:



  • Plataforma continental: são porções submersas dos continentes, com baixo declive, indo do litoral até cerca de 200 metros de profundidade. É uma região mais favorável à produção biológica.


  • Planície abissal: São grandes planos nas profundezas do oceano, com profundidade média em torno de 4.000 metros.


  • Talude continental: é a zona de declive acentuado entre as planícies abissais e a plataforma continental.




  • Falésias: são formas de relevo litorâneo abruptas, com declividades acentuadas e alturas variadas, origina-se da ação das ondas do mar sobre as rochas.


[editar] Ligações externas





Wikiquote

O Wikiquote tem uma coleção de citações de ou sobre: Oceano.







  Este artigo é um esboço sobre Geografia (genérico). Você pode ajudar a Wikipédia expandindo-o.










Os cinco oceanos

Antártico

Ártico

Atlântico

Índico

Pacífico














Ferramentas pessoais









Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *