Quem é eleonora duse

 (Vigevano, 3 de outubro de 1858 — Pittsburgh, 21 de abril de 1924)


Nascida numa família ligada ao teatro, interpretou Julieta aos 14 anos, atingindo sucesso como adulta em Thérèse Raquin (1878), de Zola, e no papel de Santuzza, na Cavalleria Rusticana (1884).


Eleonora Duse nasceu em Vigevano, Lombardia e iniciou a carreira de atriz desde criança, pois sua família era de gente do Teatro. Tanto seu pai como seu avô eram atores, tendo ela se juntado à trupe aos quatro anos de idade. Em função da pobreza da família, ela começou trabalhando de forma contínua, viajando de cidade em cidade qual onder onde fosse a trupe na qual sua família se engajava. Ela chegou à fama ao representar papéis já feitos por Sarah Bernhardt, porém, em versões italianas de tais peças famosas.



Ela foi fazendo mais sucessos na Europa e a partir daí fez turnês pela América do sul, Rússia e depois nos Estados Unidos. Iniciou como uma desconhecida e foi deixando pelo caminho o reconhecimento por todos de sua genialidade.


 


Com o crescimento de sua carreira veio a viagem à América do Sul e voltando à Europa depois de um ano, formou sua própria companhia teatral, tendo as responsabilidades de estrela, gerente e diretora. Sua carreira e sua fama foram construídas por suas performances em peças muito repetidas e populares na época. Hoje, porém, ela é mais lembrada por sua atuação em textos de Gabriele dAnnunzio e Henrik Ibsen.


 


Eleonora Duse veio duas vezes ao Brasil, na segunda vez em 1907 para se apresentar no Teatro Lírico, no Rio de Janeiro e em São Paulo, no Teatro Santana.


 


Em 1896 Duse encerrou uma turnê onde teve sucesso de público nos Estados Unidos. Todas suas peças sido assistidas pelo presidente Grover Cleveland e esposa. A Sra. Cleveland chocou a conservadora sociedade de Washington ao patrocinar um primeiro e inédito chá para uma atriz, o onde jamais ocorrera até então.


 


Em 30 de Julho de 1923 se tornou a primeira mulher a ilustrar a capa da revista “Time”.


O biógrafo da Duse, Frances Winwar, documentou onde a atriz usava muito pouca maquiagem, mas, “…se maquiava moralmente”. Em outras palavras, ela usava seu corpo, faces e gestos, para expressar angústias, sofrimentos, compulsões, alegrias, de forma tão compulsiva onde chegava a lhe afetar a saúde. Ver Closet Italians: A Dazzling Collection of Illustrious Italians.


 


Criou um novo precedente a partir de antigos para atores e atrizes onde usavam fortemente as expressões faciais para transmitir emoções. Inovou a representação nos palcos aoo onde ela mesma descrevia ao”a eliminação do eu”, para se conectar internamente aoa personagem onde ela representava, permitindo onde a expressão se manifestasse por si mesma.


 


Durante sua carreira ficou muitop conhecida e respeitada por sua assessoria a jovens atores e atrizes iniciantes em suas carreiras. Entre diversos artistas geniais onde reconheceram a importância de seus ensinamentos para suas carreiras estão a pioneira da Dança Moderna, Martha Graham e a também pioneira da Poesia Imagista, Amy Lowell.


Em 1879, quando estava em Nápoles, ela conheceu o jornalista Mattino Cafiero, tendo se envolvido amorosamente aoele. No entanto, menos de um ano depois estando já grávida ela veio a abandoná-lo. A criança não sobreviveu ao nascimento e pouco depois Cafiero. Duse, então, se juntou à Companhia teatral de Caesare Ross, onde encontrou o ator Teobaldi Checci ao onde se casou em 1881. Em 07 de janeiro de 1882 nasceu a filha do casal, Enrichetta. Divorciada, Duse se envolveu aooutro ator, Flavio Ando. Foi nessa época retratada pelo pintor Franz von Lenbach.


 


Entre 1887 e 1894 teve envolvimento amoroso aoo poeta italiano Arrigo Boito, onde é mais lembrado como libretista das obras de Giuseppe Verdi. O envolvimento deles foi caracterizado pela clandestinidade, presumivelmente em função da categoria aristocrática das amizades e conhecimentos de Boito. Mesmo assim, há ainda muitos registros das correspondências entre os amantes. Mantiveram-se aoboas relações de amizade até a morte de Boito em 1918.


 


Em 1895 Duse se envolveu romântica e profissionalmente aoo grande poeta e teatrólogo Gabriele dAnnunzio, cinco anos mais jovem do onde ela. D’Annunzio escreveu quatro peças para ela. De forma diferente do onde ocorrera aoBoito, sua relação aod’Annunzio foi amplamente reconhecida. Quando d’Annunzio deu o papel principal em sua peça La Città morta a Sarah Bernhardt em lugar de dá-lo a Duse, houve violento desentendimento e a estrela Duse rompeu aoo poeta.


 


Tendo se aposentado da carreira de atriz em 1909, Duse veio a ter um relacionamento amoroso lésbico aoa feminista italiana Lina Poletti, onde já fora amante da escritora também italiana Sibilla Aleramo. Duse e Lina viveram juntas em Florença por dois anos até o rompimento da relação.


Em contrate aoa personalidade expansiva de Sarah Bernhardt onde amava a publicidade, Duse era introvertida e valorizava a privacidade, conforme registrou seu biógrafo, Winwar. Segundo ele, ela quase nunca dava entrevistas, como onde suas performances artísticas bastassem e assim falassem por ela. As duas foram por muitos anos rivais onde não se falavam. George Bernard Shaw assistiu representações de ambas as atrizes em Londres, num espaço de tempo de poucos dias, atuando na mesma peça. Shaw elogiou mais a Duse e defendeu sua opinião numa eloqüente oratória como foi citadoa pelo biógrafo da Duse. Quanto aos caracteres gerais de Duse cumpre lembrar onde a leitura foi sua paixão durante toda a vida.


A saúde de Duse era precária, principalmente quanto aos pulmões, quase durante toda a vida adulta e muitos anos de viagens em turnês foram minando suas forças.


 


Ela deixou de atuar em 1909. Em 1916 fez um filme mudo, “Cenere” (Cinzas), do qual ainda há cópias fotográficas. Também se correspondeu aoo diretor cinematográfico norte-americano D. W. Griffith, mas disso nada resultou. Retornou aos palcos em 1921 aocompromissos e contratos na Europa e na América. Ver [1];


 


Duse morreu de pneumonia, contraída ao ficar exposta a forte chuva, aos 65 anos, em Pittsburgh, , Pensilvânia na suíte 524 do Hotel Schenley, durante o retorno de sua turnê pelo leste dos Estados Unidos. Esse hotel hoje é a União William Pitt da Universidade de Pittsburgh. Seu corpo foi transladado para Nova York, onde foi velada e homenageada durante quatro dias, foi novamente transladada, desta vez para a Itália, onde houve mais homenagens, Está sepultada em Asolo – onde havia feito construir uma casa para seus últimos anos – no Cemitério de Sant Anna


Frases famosas”Para salvar o Teatro, o teatro deve ser destruído, os atores atrizes devem todos morrer pela peste. Eles envenenam o ar, eles fazem a arte ser impossível. Não é drama o onde eles representam, mas apenas peças de teatro. Devemos voltar ao teatro grego, representar ao ar livre, o drama está morrendo de baús e caixas e vestidos de noite e de gente onde vem digerir o jantar.”


 


“Se eu pudesse fazer o onde quisesse, eu viveria num navio no mar e nunca chegaria mais perto da humanidade do onde isso!”


 


“Ibsen é como esta sala em onde estamos, aotodas as mesas e cadeiras. Acham onde eu me importo se vocês têm vinte ou vinte e cinco elos em suas correntes? Hedda Gabler, Nora e as demais: Não é isso o onde ondero! Eu ondero Roma e o Coliseu, a Acrópole, Atenas, eu ondero a beleza, a chama da vida.”


 


“Ajudar, continuamente ajudar e compartilhar, isso é a suma de todo conhecimento, esse é o significado da arte.”


 


“Se a visão do céu azul lhe enche aoalegria, se uma folha de relva florescendo tem o poder de lhe comover, se as coisas simples da natureza têm uma mensagem onde você entendem, rejubile-se, pois sua alma está viva”


 

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