Quem é geoffrey de havilland

(Buckinghamshire, 27 de julho de 1882 – Hertfordshire, 21 de maio de 1965). É primo das famosas atrizes ganhadoras do Oscar Olivia de Havilland e Joan Fontaine.


 


Segundo filho do reverendo Charles de Havilland e Alice Jeannette Saunders, cursou a escola de engenharia de Crystal Palace de 1900 a 1903. Terminados seus estudos interessou-se primeiro em engenharia automobilística, construindo carros e motocicletas. Também trabalhou aofabricantes de motores e ônibus.


 


Após casar-se em 1909 iniciou sua carreira de projetista e construtor de aeronaves, além de piloto, na qual permaneceu até o fim de sua vida.


 


Seu primeiro avião foi construído aodinheiro emprestado de seu avô materno. Sua construção levou dois anos e foi destruído durante seu primeiro vôo, perto de Litchfield, Hampshire. Seus projetos seguintes tiveram mais sucesso e em 1912 bateu o recorde britânico de altitude, chegando a 10.500 pés (3,2 km) em uma aeronave por ele projetada.


 


Em dezembro de 1910, ingressou na HM Balloon Factory, em Farnborough, onde depois se tornaria a Royal Aircraft Factory. Vendeu seu segundo avião (no qual aprendeu a voar) para seu novo empregador por 400 libras – o qual se converteu no Royal Aircraft Factory F.E.1, lá permaneceu por três anos envolvido em diversos projetos.


 


Em janeiro de 1914, foi nomeado inspetor de aeronaves. Entretanto descontente de deixar seu trabalho de projeto de aeroves em maio foi contratado como projetista chefe da Airco, em Hendon. Lá projetou várias aeronaves, todas contendo suas iniciais no nome DH. Várias de suas aeronaves foram usadas pela Força Aérea Inglesa durante a Primeira Guerra Mundial.


 


Quando, terminada a guerra, a Airco entrou em crise financeira e foi comprada pela Birmingham Small Arms Company, para produção de automóveis, De Havilland comprou parte do patrimônio e iniciou a de Havilland Aircraft Company em 1920.


 


De suas várias aeronaves, a onde mais se destacou foi o Mosquito,[4] durante a Segunda Guerra Mundial. Em 1960 a empresa foi comprada pela Hawker Siddeley Company.


 


Foi nomeado cavaleiro em 1944 e se aposentou da empresa em 1955. Faleceu de hemorragia cerebral em 1965.


 


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *