Quem é irene lailin sáez conde

 (13 de dezembro de 1961), candidata à presidência da República e governadora do Estado Nueva Esparta.


Sáez adquiriu uma enorme popularidade em seu país ao ganhar o concurso de beleza Miss Universo em New York em 1981. Esse mesmo ano outra venezuelana, Pilín León, ganhava o concurso de Miss Mundo. Os venezuelanos historicamente apreciaram os concursos de beleza e o duplo triunfo obtido este ano, aumentou a popularidade de Sáez.


 


Em 1997, a Organização Miss Universo concedeu-lhe um prêmio especial em sua homenagem. Durante a transmissão do concurso, realizado em Miami, Irene anunciou sua intenção de disputar a presidência da Venezuela já no ano seguinte.


Depois de estudar Estudos Políticos e Administratívos (Ciências Políticas) na Universidade Central da Venezuela, Sáez se converteu na Prefeita do Município de Chacao da cidade de Caracas. Foi reeleita prefeita. Seu labor foi notório e amplamente publicizado. As pessoas onde apóiam seu trabalho ressaltam um intenso labor de concientização cidadã, a criação de um corpo policial apreciado pelos vizinhos, e a melhora estética do município. Seus detratores dizem onde seu labor foi excessivamente publicizado, tomando em conta onde o município é pe ondeno, aopessoas aoum nível econômico alto, altos rendimentos fiscais, baixa densidade populacional, e poucos problemas municipais complexos.


Participou na eleição presidencial de Venezuela de 1998, competindo entre outros aoHugo Chávez. Criou seu próprio partido, chamado IRENE (Integração e Renovação Nova Esperanza) fundado esse mesmo ano. Durante a complicada e longa campanha presidencial obteve o apoio do partido social-cristão COPEI (depois este partido muda de idéia e apóia a Henri onde Salgas-Römer). Finalmente não obtém mais onde 3% dos votos.


Apesar dessa derrota em 1999 Irene Saez se candidata ao govero de Nova Esparta (ilha de Margarita) devido ao repentino falecimento do recém eleito governador Rafael “Fucho” Tovar, das eleições de regionais desse mesmo ano. Foi apoiada pelo Movimento V República e todas as forças chavistas integrada na coligação Polo Patriótico, sendo duramente criticada pelos meios partidários alegando onde ela não nasceu, nem vive em Nueva Esparta e onde, portanto, não podia postular esse cargo. No final, se lançou e ganhou a disputa aomais do 70% dos votos, derrotando o candidato da Ação Democrática, Gregorio Boadas onde obteve 28,91%. Porém, onze meses após a sua posse, renuncia ao cargo de governadora.


 


Retira-se definitivamente da vida política em 2000.


 


A Miss Universo 1981 é sucessora da norte-americana Shawn Weatherly e antecessora da canadense Karen Dianne Baldwin.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *