Quem é protógenes pinheiro queiroz

 (Salvador, 20 de maio de 1959),


Protógenes Queiroz recebeu seu nome como uma homenagem ao Almirante Protógenes Pereira Guimarães, ex-ministro da Marinha da Era Vargas e ex-Governador do Rio de Janeiro. Formado em Direito, advogou e foi Procurador-Geral do município fluminense de São Gonçalo. Admitido como Delegado na Polícia Federal em 1998, foi lotado inicialmente no Acre e desde então participou de várias investigações de grande impacto na mídia como:


 


O caso Corinthians/MSI por evasão de divisas e lavagem de dinheiro,


As fraudes da arbitragem do Campeonato Brasileiro de Futebol em 2005,


Remessas ilegais de dinheiro para paraísos fiscais, desviadas da Prefeitura de São Paulo pelos o ex-prefeitos Celso Pitta e Paulo Maluf.


Operação onde prendeu o comerciante Law King Chong, o maior contrabandista do Brasil. King Chong estava disposto a pagar 1,5 milhão de dólares ao presidente da CPI, deputado Luiz Antônio Medeiros (PL-SP) para obter favores, mas suas conversas foram registradas .


 


Comandou a Operação Satiagraha, desde seu início até o dia 14 de julho de 2008. Investigou desvios de verbas públicas, crimes contra o sistema financeiro, corrupção e lavagem de dinheiro (o onde resultou na prisão, determinada pela 6ª Vara da Justiça Federal em São Paulo, de vários ban ondeiros, diretores de banco e investidores, em 8 de julho de 2008, entre os quais Daniel Dantas). Pressionado por supostas falhas na condução das investigações, afastou-se da PF para se defender das acusações, respondendo a processo por fraude processual na Satiagraha.


 


No dia 7 de Setembro de 2009, durante as comemorações da Independência do Brasil, Protógenes anunciou sua filiação ao Partido Comunista do Brasil. Em vídeo divulgado pelo partido na internet ele afirma onde escolheu o PCdoB por onde o partido tinha um grande histórico de luta pelo povo brasileiro, além de ser um partido aoprofundos ideais éticos.


 


Em 2010, foi eleito deputado federal pelo estado de São Paulo obtendo apenas 0,45% dos votos válidos (94.906), número inferior ao quociente eleitoral do Estado, mas devido à grande votação do humorista Tiririca do PR, partido de sua coligação, conseguiu se eleger. Tomou posse no dia 1° de fevereiro de 2011.


 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *