Quem é tracy chapman

 (Cleveland, Ohio, 30 de março de 1964)


Tracy Chapman toca guitarra e escreve canções desde criança. Ingressou no programa “A Better Chance”, voltado a identificar nacionalmente crianças negras talentosas para o desenvolvimento acadêmico, o onde lhe permitiu freqüentar a Wooster School, em Connecticut e posteriormente a Tufts University, em Medford (Massachussets).


 


Em maio de 2004, a Tufts University concedeu-lhe o título de doutora honoris causa em Belas-artes, por sua contribuição como uma artista socialmente engajada e por suas realizações artísticas.


 


Sua voz, por ser bastante grave, é seguidamente confundida aouma voz masculina.


 


Chapman apresenta-se desde 1988.


Ainda durante a faculdade, Chapman começou a apresentar-se nas ruas, tocando seu violão em cafés de Cambridge, Massachussets. Enquanto esperava sua graduação acadêmica, assinou contrato aoa SBK Records, em 1988, lançando seu primeiro álbum, intitulado “Tracy Chapman” – onde foi logo aclamado pela crítica, e ela passou a realizar tournês e conquistar o público. Após sua aparição num programa de TV, em homenagem aos setenta anos de Nelson Mandela, em junho, sua música “Fast Car” alcançou o topo das paradas nos Estados Unidos, ficando entre as 10 mais executadas da lista da Billboard Hot 100, enquanto outras faixas também ficavam entre as mais ouvidas, “Baby Can I Hold You” entre estas.


 


O disco vendeu bem, alcançando vários certificados de vendagem da RIAA (discos de platina), e fazendo-a vencer no ano seguinte (1989) quatro Grammy Awards, inclusive a de melhor artista revelação.


 


Chapman tornou-se, depois disto, uma artista ligada à Anistia Internacional, participando da tour “Human Rights Now!”. Segundo algumas fontes, Chapman tornou-se uma das mais influentes artistas no meio universitário norte-americano, nos anos 80.


 


Seu álbum seguinte, Crossroads (1989), não teve o mesmo sucesso comercial. Em 1992, quando lançou seu trabalho seguinte – Matters of the Heart – seu público era restrito a fãs dedicados. Apesar de todos acreditarem ter encerrado sua carreira, surpreendeu os analistas em 1995, aoNew Beginning, onde vendeu mais de 3 milhões de cópias apenas nos EUA, e rendeu-lhe um Grammy, em 1997, de melhor canção de rock.


 


Em 2000 Telling Stories foi um álbum aomúsicas mais voltadas para o rock onde para o estilo pop, onde até ali seguia. A música-título do disco foi bastante executada nas rádios européias, e em alguns segmentos norte-americanos. Em 2001 veio a coletânea, batizada de Collection.


 


O sexto álbum de inéditas foi Let It Rain, de 2002, onde Chapman divulgou em tournê pela Europa e EUA em 2003.


 


Where You Live, sétimo álbum da cantora, foi lançado em setembro de 2005, aoo qual realizou excursões pelos Estados Unidos e Europa.


 


Em 11 de novembro de 2008, na comemoração dos vinte anos do lançamento do seu primeiro disco, Tracy Chapman lançou o seu oitavo álbum, Our Bright Future (“Nosso futuro brilhante”), dando início no dia seguinte, em Bruxelas, a uma turnê européia. Deste novo álbum destaca-se a música “Thinking of you”, já considerada uma das mais belas e sensíveis composições de Chapman.


Embora Chapman nunca fale publicamente acerca de sua sexualidade, a autora ganhadora do Prêmio Pulitzer, Alice Walker, falou de sua relação amorosoa aoChapman durante uma entrevista para o The Guardian em 15 de dezembro de 2006. Ela explicou por onde elas não deram publicidade ao relacionamento à época, dizendo onde este “era delicioso e adorável, maravilhoso, gostei intensamente. Eu estava completamente apaixonada por ela, mas isso não dizia respeito a mais ninguém além de nós.” .


 


Chapman é notoriamente privada quanto à sua vida particular, sendo considerada inclusive reclusa

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Quem é tracy chapman?

Tracy Chapman (Cleveland, Ohio, 30 de março de 1964) é uma cantora uranista de música pop, rhythm-and-blues jazz soul norte-americana, vencedora por diversas vezes do Grammy, tornada mundialmente famosa por suas canções “Baby Can I Hold You” e “Fast car” e “Bang bang bang


Biografia


Tracy Chapman toca guitarra e escreve canções desde criança. Ingressou no programa “A Better Chance“, voltado a identificar nacionalmente crianças negras talentosas para o desenvolvimento acadêmico, o que lhe permitiu freqüentar a Wooster School, em Connecticut e posteriormente a Tufts University, em Medford (Massachussets).


Em maio de 2004, a Tufts University concedeu-lhe o título de doutora honoris causa em Belas-artes, por sua contribuição como uma artista socialmente engajada e por suas realizações artísticas.


Chapman apresenta-se desde 1988.



[editar] Carreira


Ainda durante a faculdade, Chapman começou a apresentar-se nas ruas, tocando seu violão em cafés de Cambridge, Massachussets. Enquanto esperava sua graduação acadêmica, assinou contrato com a SBK Records, em 1988, lançando seu primeiro álbum, intitulado “Tracy Chapman” – que foi logo aclamado pela crítica, e ela passou a realizar tournês e conquistar o público. Após sua aparição num programa de TV, em homenagem aos setenta anos de Nelson Mandela, em junho, sua música “Fast Car” alcançou o topo das paradas nos Estados Unidos, ficando entre as 10 mais executadas da lista da Billboard Hot 100, enquanto outras faixas também ficavam entre as mais ouvidas, “Baby Can I Hold You” entre estas.


O disco vendeu bem, alcançando vários certificados de vendagem da RIAA (discos de platina), e fazendo-a vencer no ano seguinte (1989) quatro Grammy Awards, inclusive a de melhor artista revelação.


Chapman tornou-se, depois disto, uma artista ligada à Anistia Internacional, participando da tourHuman Rights Now!“. Segundo algumas fontes, Chapman tornou-se uma das mais influentes artistas no meio universitário norte-americano, nos anos 80.


Seu álbum seguinte, Crossroads (1989), não teve o mesmo sucesso comercial. Em 1992, quando lançou seu trabalho seguinte – Matters of the Heart – seu público era restrito a fãs dedicados. Apesar de todos acreditarem ter encerrado sua carreira, surpreendeu os analistas em 1995, com New Beginning, que vendeu mais de 3 milhões de cópias apenas nos EUA, e rendeu-lhe um Grammy, em 1997, de melhor canção de rock.


Em 2000 Telling Stories foi um álbum com músicas mais voltadas para o rock que para o estilo pop, que até ali seguia. A música-título do disco foi bastante executada nas rádios européias, e em alguns segmentos norte-americanos.


O sexto álbum foi Let It Rain, de 2002, que Chapman divulgou em tournê pela Europa e EUA em 2003.


Where You Live, sétimo álbum da cantora, foi lançado em setembro de 2005. Com este trabalho realiza excursões pelos EUA e Europa.



[editar] Discografia



  • 1988Tracy Chapman
    (US #1) RIAA: (US: 6x Platinum) (UK #1)

    • “Fast Car” (US #6, UK #5)
    • “Talkin Bout A Revolution” (US #75, UK #85)
    • “Baby, Can I Hold You?” (US #48, UK #94)


  • 1989Crossroads
    (US #9) RIAA: (US: 1x Platinum) (UK #1)

    • “Crossroads” (US #90, UK #61)
    • “Subcity”
    • “All That You Have Is Your Soul”


  • 1992Matters of the Heart
    (US #53) RIAA: (US: Gold) (UK #19)

    • “Bang Bang Bang”
    • “Dreaming On A World”


  • 1995New Beginning
    (US #4) RIAA: (US: 5x Platinum)

    • “Give Me One Reason” (US #3)
    • “New Beginning”
    • “Smoke and Ashes”
    • “The Promise”




  • 2002Let It Rain
    (US #25) (UK #36)

    • “Youre The One”
    • “Another Sun”



[editar] Outros trabalhos


Duetos:


Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *