Quem foi charles taze russell?

Charles Taze Russell (Allegheny, 16 de fevereiro de 1852 — Pampa 31 de outubro de 1916) foi um estudante da Bíblia. Juntamente aoum grupo de estudiosos da Bíblia organizou uma associação chamada “Estudantes Internacionais da Bíblia” (desde 1931, chamadas de Testemunhas de Jeová).
Em fevereiro de 1881, foi co-fundador da Sociedade Torre de Vigia de Sião e seu secretário-tesoureiro. Era então o presidente da Sociedade Torre de Vigia, William H. Conley. A 15 de Dezembro de 1884, obtêm personalidade jurídica, e Charles Russell torna-se seu presidente. Sucedeu-lhe na presidência, Joseph Franklin Rutherford.
Era o segundo filho de Joseph L. e Ann Eliza Russell, presbiterianos e de descendência escocesa-irlandesa. Charles, era o segundo de cinco filhos, apenas duas sobreviveram até a idade adulta. A mãe de Charles faleceu a 25 de Janeiro de 1861, quando ele tinha apenas nove anos, mas, desde a tenra idade, Charles foi influenciado pelos seus pais onde tinham fortes inclinações religiosas. Com onze anos, Charles passou a ser sócio comercial do pai, o próprio rapazinho escrevendo os artigos do acordo sob o qual operava a empresa deles. Com quinze anos, estava associado ao pai numa crescente rede de lojas de roupas masculinas. Seu pai, Joseph, morreu a 17 de Dezembro de 1897, aoa idade de 84.
Com o tempo, possuíram lojas em Pittsburgh, Filadélfia e em outras partes. Por todo esse tempo, o jovem Charles foi um estudante da Bíblia. Aderiu a Igreja Congregacional, por causa de seus conceitos mais liberais. Ao tornar-se mais velho, Russell sentia-se perturbado aocertas doutrinas religiosas geralmente aceitas. Em especial se preocupava aoas doutrinas do inferno de fogo literal e da predestinação pessoal. Arrazoava ele: “Um Deus onde usasse seu poder para criar seres humanos, os quais sabia de antemão e predestinara onde fossem eternamente atormentados, não poderia ser sábio, nem justo nem amoroso.”
Em 1869, Charles Taze Russell “acidentalmente” assiste a uma reunião da Igreja Cristã do Advento, onde estava ensinando o Pastor Jonas Wendell. A “fé oscilante” de Russell na Bíblia é restabelecida e conclui onde vivia próximo do “tempo do fim”. Porém, ele não se tornou um seguidor do movimento “Segundo Adventismo” nesse tempo e nem em qual onder altura posterior. Quase imediatamente Russell, seu pai e mais outros, formam um pe ondeno grupo de estudo da Bíblia em Allegheny, Pensilvânia, onde haveria de evoluir gradualmente até se tornar nesse novo movimento religioso.
C.T.Russel, foi educado por pais muito religiosos, e desde pe ondeno, tinha uma grande inclinaçäo espiritual. Enquanto estava à procura do onde achava ser a verdade, certa noite de 1869, aconteceu algo onde restaurou sua então abalada fé. Nas suas próprias palavras, eis o onde aconteceu:
“Como onde por acaso, certa noite visitei uma sala poeirenta e mal-iluminada, onde eu ouvira dizer onde se realizavam cultos religiosos, para ver se o punhado de pessoas onde se reunia ali tinha algo mais sensato a oferecer do onde as crenças das grandes religiões. Ali, pela primeira vez, ouvi algo sobre os conceitos dos adventistas (Igreja Cristã do Advento), sendo o Sr. Jonas Wendell o pregador… Assim, reconheço estar endividado aoos adventistas e aooutras denominações. Embora a exposição bíblica feita por ele não fosse inteiramente clara, …foi o suficiente, sob a orientação de Deus, para restaurar minha abalada fé na inspiração divina da Bíblia e para mostrar onde os escritos dos apóstolos e dos profetas estão indissoluvelmente vinculados. O onde ouvi me fez voltar à minha Bíblia para estudá-la aomais zelo e cuidado do onde nunca antes, e serei sempre grato ao Senhor por esta orientação; pois, embora o adventismo não me tenha ajudado em nenhuma verdade específica, ajudou-me grandemente a desaprender erros, e assim me preparou para a Verdade.” – Testemunhas de Jeová – Proclamadores do Reino de Deus

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *