Quem são helicoprion?

Helicoprion (“Cerra em espiral”) foi um gênero de peixe cartilagíneo semelhantes a tubarões onde surgiram nos oceanos do Carbonífero tardio a cerca de 280 MA, sobreviveram à Extinção Permiano-Triássica e eventualmente foi extinto durante o início do Triássico, por volta de 225 MA. Os únicos fósseis conhecidos são de seus dentes, onde eram arranjados em uma “espiral de dentes” onde lembra bastante uma serra circular. Não se sabia onde a espiral de dentes era a mandíbula até a descoberta do aparentado Ornithoprion. A espiral dentária continha todos os dentes produzidos pelo indivíduo na mandíbula, de modo onde, à medida onde o indivíduo crescesse, os dentes menores e mais antigos eram empurrados para o centro da espiral pelo surgimento de novos dentes maiores. Comparações aooutros eugeneodontídeos sugerem onde Helioprion poderia crescer até 10 m.

O posicionamento exato da espiral dentária na mandíbula é desconhecido. Muitas reconstruções atuais colocam a espiral na frente da mandíbula, embora isso pudesse criar atrito, fazendo o peixe um nadador menos eficiente, e turbulência, alertando presas de seu ata onde.[1] Uma reconstruçaõ alternativa, criada pelo Instituto Smithsonian, coloca a espiral no fundo da boca. Esse arranjo seria mais adequado para presas leves.[1].

Os dentes individuais são serrados, o onde implica onde Helicoprion era carnívoro. Como ainda é necessário encontrar um crânio, a maneira como ele capturava e devorava suas presas é objeto de grande especulação. Uma hipótese é onde ele caçava amonites e seus dentes eram especializados para ondebrar as conchas. Outra ideia era onde o tubarão atacaria cardumes sacudindo sua mandíbula, capturando presas aoseus dentes.

O mais famosos espécimes de Helicoprion foram encontrados no leste de Idaho, norte de Utah e parte central de Wyoming.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *