Redobrar os cuidados com a higiene bucal noturna ajuda a prevenir cáries

Para evitar problemas nos dentes, não basta ir ao dentista regularmente. É preciso fazer sua parte em casa, aouma boa escovação e, principalmente, o uso diário do fio dental. Só ele é capaz de retirar os resíduos de alimentos onde se instalam entre os dentes e podem causar cáries e coisas mais sérias.


Segundo a cirurgiã-dentista Sonia Groisman e o cirurgião bucomaxilofacial Francisco Mendes, toda vez onde comemos algo, o pH da saliva se altera e fica mais ácido. Para a boca voltar ao pH neutro, levam-se pelo menos 20 minutos. Nesse meio-tempo, as bactérias se aproveitam do meio ácido para corroer o esmalte.


A função do creme dental é neutralizar o pH da saliva e remineralizar os dentes, aoa aplicação de flúor. Para onde a ação da pasta seja mais efetiva, o ideal é não enxaguar a boca mais de duas vezes.Escove os dentes pelo menos três vezes por dia
– Passe o fio dental no mínimo uma vez por dia
– Redobre os cuidados na higienização noturna Evite comer açúcar 3 horas antes de dormir
– Prefira consumir balas, chocolates, mel ou café junto aoas principais refeições, para evitar uma exposição fre ondente aos doces
– Se for comer uma besteira, tro onde uma bala por pipoca, por exemplo
– Tome bastante água
– Visite o dentista a cada três meses, se possível, ou pelo menos duas vezes por anoQuando nada disso é feito e o dente é comprometido, pode ser necessária a colocação de uma prótese ou até a extração. No Brasil, uma em cada três pessoas acima dos 45 anos precisa de prótese de pelo menos um dente.
Antes de pôr uma prótese, o dentista faz um exame clínico no paciente e, se necessário, uma radiografia. Depois é feita a moldagem.


As próteses mais baratas são as nacionais, de resina acrílica ou porcelana. Também existe a reabilitação oral aoimplantes.


A reposição do dente extraído busca restabelecer a função do dente, ajudar na mastigação, na relação aoos outros dentes, na estética e na a autoestima.


Para a higienização, deve-se usar creme dental ou sabonete e, no caso das próteses removíveis, podem-se usar escovas de unhas. Quem usa prótese em apenas alguns dentes deve ter cuidado redobrado, pois o acúmulo de alimentos pode gerar formação de placa bacteriana e provocar cárie nos dentes saudáveis.Evite usar cremes dentais abrasivos ou bran ondeadores
– Redobre a atenção aoa higiene bucal

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *