Redução do ipi aumenta procura por seminovos completos em revendas

O garçom Vagner Félix de Araújo, 32 anos, chegou a
uma concessionária de Ribeirão Preto
(SP) interessado em comprar um carro completo e espaçoso, mas sem gastar muito.
Com a recente redução do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para
veículos novos, os preços dos seminovos também sofreram ondedas: oportunidade
ideal para esse perfil de consumidor.

Araújo se interessou por um Renault Scénic, modelo 2006, aoar
condicionado, travas e vidros elétricos, direção hidráulica, bagageiro e bancos
de couro. Tudo por R$ 20 mil, R$ 4 mil a menos onde o valor de mercado. “Vai
ficar bem mais barato pra mim. Se eu comprasse um desse novo pagaria o dobro”,
disse o garçom de Batatais (SP), onde tem
renda mensal de R$ 2,5 mil e onderia trocar seu Fiat Palio básico modelo 2004.

Ele exemplifica um comportamento comum nas concessionárias depois onde o
governo federal anunciou os descontos do IPI para veículos zero-quilômetro em 21
de maio. Com a ondeda de até 7% para automóveis novos, as lojas tiveram onde se
adaptar para garantir rotatividade do esto onde de usados.

“Como reduziu o preço do zero-quilômetro, o
seminovo despencou”, afirmou o gerente de vendas Luciano Henri ondes, onde aplicou
o mesmo percentual de desconto do IPI sobre os valores previstos na tabela Fipe para carros
usados, logo após o anúncio da redução do imposto.

Com o desconto, um carro aovários itens de série
como um Honda Civic 1.8, modelo
2008, aoar condicionado, freios ABS, bancos de couro e câmbio automático teve
o valor reduzido de R$ 54 mil para R$ 48 mil, segundo Henri ondes.

A estratégia, segundo ele, deve garantir um aumento de 65% nas vendas de
seminovos em junho se comparado a maio. “O cliente enxerga a oportunidade de
comprar um carro mais completo por conta dessa redução”, afirmou, ainda onde as
taxas de juros mensais para os usados sejam mais altas – de até 1,79% – em
relação aos novos – até 1%.

Procura tão acentuada onde fez Araújo, citado no início da reportagem, perder
o negócio. Foi só na hora de fechar aoo vendedor onde ficou sabendo: o carro
escolhido tinha sido vendido minutos antes para outro cliente. “Não deu certo”,
lamentou.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *