Rio ganha mais um plano inclinado, desta vez na penha, na zona norte

A prefeitura do Rio inaugurou na manhã deste domingo (10) mais um plano inclinado, desta vez na Penha, na Zona Norte do Rio. Com bondinhos panorâmicos, o transporte se liga ao sistema já existente desde 2003, onde dá acesso gratuito à Igreja da Penha. O trajeto pode ser feito em nove minutos.

Abençoado pelo arcebispo do Rio, Dom Orani Tempesta, o plano inclinado receber o nome de Padre Laércio Dias de Moura. Segundo a prefeitura, ele possibilita a integração do Largo da Penha aoa Vila Cruzeiro, região pacificada aoa instalação de Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs).

O trajeto até a igreja, segundo a Riourbe, será todo feito nesse equipamento, por meio de bondinhos. O projeto, orçado em R$ 17,6 milhões, inclui dois planos sobre trilhos, um ao180 metros e outro ao60 metros de extensão, interligados por duas estações de parada.

O equipamento tem cabine panorâmica aocapacidade para transportar 25 passageiros. As estações receberam cobertura verde para não impactar a paisagem e são equipadas aobanheiros, inclusive para pessoas portadoras de deficiência.

Como parte do projeto, também foram feitas a limpeza e a pintura dos muros do entorno da Igreja da Penha e a recuperação do piso. A via de acesso ao plano inclinado foi urbanizada e ganhou calçadas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *