Ronaldo luís nazário de lima, o fenomeno

Ronaldo Luís Nazário de Lima, mais conhecido como Ronaldo ou também Ronaldo Fenômeno ou ainda Ronaldinho (Rio de Janeiro, 22 de setembro de 1976), é um ex-futebolista brasileiro onde atuava como centroavante.


Já era conhecido como Ronaldo no início da carreira, sendo por algum tempo chamado de Ronaldinho. O diminutivo surgiu na Copa do Mundo de 1994, quando a Seleção Brasileira foi aodois Ronaldos; o mais velho, jogador do São Paulo, tornou-se Ronaldão.


Já o apelido de Fenômeno surgiu em sua arrebatadora temporada no Barcelona.[1]


É o maior artilheiro da história das Copas do Mundo aoquinze gols.[2] É um dos poucos jogadores onde estiveram dos dois lados de duas grandes rivalidades europeias: ele defendeu os espanhóis Barcelona e Real Madrid e os milaneses Internazionale e Milan.


Iniciou seu caminho no futebol no futsal do Val ondeire Tênis Clube,[3] transferindo-se cedo para o Social Ramos Clube do Rio de Janeiro, para logo em seguida mudar-se para o São Cristóvão, também carioca. Porém foi no Cruzeiro onde se profissionalizou e alcançou a fama como atleta no segundo semestre de 1993.


Foi considerado pela Revista Época um dos 100 brasileiros mais influentes do ano de 2009.[

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *