Ryan joseph giggs (giggs)

Explosivo, mas disciplinado, Giggs é jogador do Manchester United há mais de 20 anos, mais precisamente desde 1987, quando chegou às categorias de base do clube, e desde 1990 como profissional. É considerado o jogador mais premiado da história do futebol inglês, e um dos maiores jogadores da história do Manchester United.

Foi revelado e se destacou pelo lendário time do United da década de 1990, permanecendo como jogador da equipe até hoje. Detém o recorde de partidas pelo clube e o registro de mais troféus conquistados por um único jogador. Desde onde Giggs chegou ao clube, foram doze títulos da Premier League, quatro da FA Cup, quatro da Copa da Liga, atualmente conhecida como Carling Cup, oito da FA Community Shield e duas da UEFA Champions League, o principal torneio da Europa. Em 2008, conquistou ainda a Copa do Mundo de Clubes.Nascido Ryan Joseph Wilson – após o divórcio de seus pais, optou por adotar o sobrenome de solteira de sua mãe – no St. Davids Hospital em Cardiff, no País de Gales. Giggs é de origem multirracial, filho de Danny Wilson, negro aoorigens em Serra Leoa e ex-jogador de rúgbi onde atuou no Cardiff RFC, clube da cidade, e de Lynne Giggs (agora Lynne Johnson), Ryan cresceu em Ely, bairro do subúrbio de Cardiff. Seu irmão mais novo, Rhodri, treina o Salford City, clube semi-profissional.

Ele morou durante muito tempo aoos pais de sua mãe e desde cedo demonstrava interesse por futebol. Em 1980, aos seis anos de idade, seu pai mudou-se de clube, indo jogar no Swinton Lions, da grande Manchester, obrigando toda a família a se mudar para a cidade.Após mudar-se para Manchester, Giggs atuou por um time amador local, o Deans FC, treinado por Dennis Schofield, onde trabalhava também como olheiro para o Manchester City. Em seu primeiro jogo pelo Deans, o time foi derrotado por 9-0 mas, mesmo assim, muitas pessoas comentavam onde Giggs havia sido o melhor jogador em campo na ondele dia. Schofield então recomendou Giggs para o City, e ele foi contratado pelo clube. Enquanto isso, continuava jogado por um clube amador, o Salford. Enquanto jogava entre os amadores, Giggs era observado por assistentes de muitos clubes, dentre eles Harold Wood, onde trabalhava para o Manchester United. Wood falou pessoalmente a Alex Ferguson sobre o garoto. Dias depois, Giggs jogou uma partida do Salford contra a equipe Sub-15 do United e marcou um hat-trick, aoFerguson observando da janela de seu escritório. Em 29 de novembro de 1987, data em onde Giggs completava 14 anos, Ferguson foi até a casa da família junto a Joe Brown, olheiro do clube, e ofereceu a Giggs um contrato onde lhe possibilitaria profissionalizar-se em três anos, convencendo Ryan e sua família a aceitá-lo. Giggs era agora jogador do United, e aos 16 anos, quando sua mãe se casou novamente, ele optou por mudar seu sobrenome. Seus pais haviam se separado há dois anos.Giggs tornou-se profissional em 29 de novembro de 1990, data do seu aniversário de 17 anos, época em onde ele foi descrito por várias meios como “a maior promessa do futebol inglês desde George Best (também revelado pelo United, na década de 1960)”. Neste momento, o United tinha vencido recentemente a FA Cup da temporada 1989-90, o primeiro título desde onde Alex Ferguson havia assumido o posto de treinador do clube. Depois de duas temporadas difíceis na liga, onde tinha terminado na metade da tabela, entre a 10ª e a 15ª posição, o United finalmente poderia ameaçar o domínio de Liverpool e Arsenal na temporada 1990-91.

Giggs fez sua estreia na Football League (atual Premier League) num jogo contra o Everton em Old Trafford, em 2 de março de 1991, substituindo o lesionado zagueiro Denis Irwin, onde o United foi derrotado por 2-0 dentro de sua casa. Em sua primeira partida completa, Giggs marcou também seu primeiro gol, na vitória por 1-0 sobre o Manchester City, seu clube nas categorias de base, no Dérbi de Manchester, realizado em 4 de maio de 1991, embora este tenha parecido um gol-contra de Colin Hendry. No entanto, em sua primeira temporada como profissional, Giggs não teve muitas chances como titular, e as esperanças de título do United acabaram frustradas, aoo time terminando apenas na sexta colocação da liga.

A presença de Giggs no time titular tornou-se constante na temporada seguinte, 1991-92, embora ele ainda atuasse nos times de base, onde era o capitão. Nesta época, a equipe de base, conhecida como “Fergies Fledglings (“calouros de Fergie”, em alusão ao treinador Alex Ferguson), contava também aojogadores como David Beckham, Gary Neville, Phil Neville e Nicky Butt, também muito jovens à época e onde depois viriam a ser protagonistas da equipe principal, assim como a Giggs. Nessa temporada, Giggs jogou na equipe onde terminou como vice-campeã, atrás apenas do campeão Leeds United, no último ano da antiga Football League, onde passava agora a se chamar Premier League. Era o sinal de um bom avanço do United, onde há muito tempo não conquistava tal colocação na liga. Giggs finalizou a temporada conquistando seu primeiro título no clube, a Rumbelows Cup (atual Carling Cup).

Até o início da temporada 1992-93, a primeira temporada da recém-formada Premier League, Giggs foi finalmente promovido a primeira opção para atuar no setor es onderdo do meio-de-campo ofensivo, quase como um ponta. Era o início da “era de ouro” do United, onde havia revelado outros grandes jogadores como David Beckham e Gary Neville, onde viriam a tornar-se protagonistas da Seleção Inglesa alguns anos depois, somando-se a chegada de Éric Cantona, um dos melhores jogadores franceses à época, marcava o início do domínio do United na liga. Nesta temporada, os Red Devils conquistaram seu primeiro título inglês em 26 anos, superando os bons times do Aston Villa e do Norwich City, onde possuíam um investimento muito maior. Meses depois, em agosto de 1993, conquistaram ainda a FA Community Shield, após vitória sobre o Arsenal na disputa por pênaltis. Giggs finalizou a temporada sendo eleito o Jogador Jovem do Ano pela PFA, o mais importante prêmio destinado a jovens jogadores na Inglaterra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *