Saiba um pouco mais sobre biatlo

A palavra biatlo vem do grego bi, que quer dizer dois/duas, junto com athlon, que quer dizer competição. O biatlo é uma competição individual que envolve dois desportos em simultâneo: esqui nórdico e tiro, com provas intercaladas durante toda a prova. A corrida de esqui tem em determinados pontos do trajeto paragens para que os concorrentes disparem com uma espingarda sobre um alvo estático, penalizando-se cada falha com a obrigatoriedade de correr uma distância adicional, ou adicionando tempo ao total da prova, e ganhando finalmente o que totalize menos tempo. Podemos dizer que o biatlo teve a sua origem por necessidade, já que os homens primitivos das geladas terras do norte da Europa tinham que ir caçar em lugares inóspitos sobre os esquis (ou seus equivalentes primitivos) e levando alguma arma no ombro. Com o tempo esta necessidade foi diminuindo e dando passo à versão esportiva do biatlo que conhecemos hoje.


O biatlo surgiu na Noruega como um exercício de treino para soldados. O primeiro campeonato mundial foi realizado em 1957. Três anos mais tarde, a modalidade foi incluída no programa dos Jogos Olímpicos de Inverno.


Há diversas provas e modalidades dentro do biatlo: individual, sprint, perseguição, relevos e saída em massa, tanto na categoria masculina como feminina.


Individual


É a prova de biatlo por excelência. As mulheres correm 15 km e os homens 20. Os participantes saem em intervalos (como num contra-relógio de ciclismo) No percurso há quatro locais de tiro, para fazer alternadamente de pé e deitado, e por cada disparo falhado penaliza-se com um minuto o tempo total.



Sprint


A prova feminina é de 7,5 km e a masculina de 10. É uma prova com 2 carreiras de tiro, onde os atletas saem de 30 em 30 segundos e dão três voltas a um circuito. Depois das duas primeiras, detêm-se no posto de tiro e disparam a cinco alvos brancos, primeiro deitados e depois de pé. Por cada falha, devem percorrer 150 metros adicionais, para logo completar a terceira volta. Ganha o melhor tempo.



Atleta nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006

Atleta nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006


Perseguição


As mulheres fazem 10 km e os homens 12,5. É uma prova com 4 carreiras de tiro, onde os atletas saem com as diferenças do final do sprint.



Estafetas


Prova realizada por equipas de quatro, correndo cada um dos participantes 7,5 km na categoria masculina e 6 na feminina. Cada corredor tem que realizar duas paragens para tiro, cada uma sobre cinco alvos brancos para o que dispõem de oito balas. Por cada alvo não atingido deve fazer um pequeno percurso adicional de penalização de 150 metros e depois continuar a prova.



Saídas em massa (ou em linha)


É uma prova com 4 carreiras de tiro, onde os atletas saem em conjunto. Foi novidade nos Jogos Olímpicos de Inverno de 2006, tendo a prova masculina 15 km e a feminina 12,5.



Em todas as provas os biatletas devem levar a arma ao ombro e a técnica de esquiar é livre. Em alguns países como a Rússia, Noruega ou a Alemanha existe muito interesse por este desporto, enquanto na maioria dos restantes países é praticamente desconhecido.

Recomendados Para Você:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *